MANUAL PARA PRODUÇÃO DE UVAS NO PR

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) está lançando o livro Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná. Partindo de um detalhado panorama da produção e do mercado da fruta, o livro aborda do planejamento da propriedade e do empreendimento, escolha do terreno e de cultivares, a necessidade de observar os fatores climáticos, boas práticas agronômicas na condução de parreirais e colheita até os cuidados na comercialização.

A obra que agora chega ao público é uma edição revisada, atualizada e (muito) ampliada do título Viticultura Tropical: o sistema de produção do Paraná, publicado em 2007 pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atual IDR-Paraná, concebida e iniciada pelo pesquisador Antonio Yoshio Kishino, considerado um dos maiores especialistas em viticultura que o Estado já teve.

No trabalho de reedição, Roberto destaca a preocupação de, preservando o rigor técnico, entregar um conteúdo abrangente, de linguagem acessível e fartamente ilustrado - são quase 700 páginas e mais de 500 imagens.

Imagem ilustrativa da imagem Dicas de leitura para o agricultor
| Foto: Reprodução

AQUISIÇÃO - Destinado a técnicos, produtores e estudantes de ciências agrárias, o livro Viticultura Tropical: o sistema de produção de uvas de mesa do Paraná custa R$ 150 mais o custo de envio. Para adquiri-lo, o interessado deve enviar uma mensagem para [email protected].

***

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AGRÍCOLA

O professor de agronomia da Unopar Bandeirantes (PR), Erich dos Reis Duarte, lança pela Editora Lux, o livro “Legislação Ambiental no Meio Agrícola”, que traz aos leitores um panorama da realidade de comunidades de agricultores de subsistência e oferece, entre tantos ensinamentos, orientações para aqueles que não tiveram a oportunidade de obter cursos na área ambiental, com inscrições que vão além do plantio.

A publicação é desenvolvida com apoio da Profª Draª Aline Vanessa Sauer, coordenadora do curso de Agronomia da instituição de ensino.

No livro, o professor responde como o agricultor pode expandir suas safras de modo sustentável, sem ferir leis ambientais fundamentais e analisa quais as legislações ambientais estão disponíveis para atender as exigências estabelecidas pela sociedade, elencadas no Código Florestal Brasileiro e ao Cadastro Ambiental Rural.

Imagem ilustrativa da imagem Dicas de leitura para o agricultor
| Foto: Reprodução

AQUISIÇÃO - Destinado a técnicos, produtores e estudantes de ciências agrárias, o livro “Legislação Ambiental no Meio Agrícola custa R$ 95 mais o custo de envio. E está disponível no site da editora Lux e outras livrarias.

Leia também:

Agricultura orgânica: produção em harmonia com meio ambiente