Publicação digital traz dicas de compra e recomendações que evitam perdas e desperdícios de alimentos até em períodos de normalidade
Publicação digital traz dicas de compra e recomendações que evitam perdas e desperdícios de alimentos até em períodos de normalidade | Foto: iStock

Quais as melhores opções de compras de frutas e hortaliças nesta época de quarentena e como melhor conservá-las? A Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP) e a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) desenvolveram uma cartilha para ajudar o consumidor durante a pandemia do novo coronavírus. A publicação traz dicas de compra e recomendações que evitam perdas e desperdícios de alimentos até em períodos de normalidade.

A cartilha Recomendações para compras, armazenamento e consumo de frutas e hortaliças é gratuita e está disponível apenas em formato digital, mas oferece recursos computacionais que facilitam a navegação. Além disso, apresenta um projeto gráfico que explora o padrão de cores dos hortifrútis e cria uma identidade visual com o leitor, informa a assessoria de imprensa da Embrapa.

Os editores técnicos Marcos David Ferreira e Maria Fernanda Berlingieri Durigan, pesquisadores da Embrapa Instrumentação, e Fabiane Mendes da Camara, da Seção do Centro de Qualidade Hortigranjeira da Ceagesp elaboraram um conteúdo de fácil leitura, com dicas simples. Entre elas, a sugestão de se fazer uma lista de compras antes – o que, quando e como comprar, além de cuidados com a conservação e preparo, para aproveitar melhor os hortifrútis e economizar na hora da compra.

São lembretes para o consumidor adotar, mesmo em períodos de normalidade, considerando que o consumo de frutas e hortaliças são itens importantes da alimentação, de uma boa nutrição e fortalecem o sistema imunológico. As orientações estão distribuídas em duas partes, cada uma com cinco dicas. Uma é voltada para compra e a outra para preservação.

O pesquisador Marcos David Ferreira, que se dedica ao estudo de perdas e desperdícios na fase de pós-colheita há mais de 25 anos, lembra que entre as opções de compras há uma grande diversidade de frutas e hortaliças, e cada uma delas possui características distintas de produção e conservação.

“As frutas e hortaliças são produtos perecíveis e sazonais, assim é importante que os consumidores recebam estas informações para auxiliá-los no consumo e conservação, em especial neste momento de dificuldade de acesso ao alimento para muitos”, afirma Ferreira.

A cartilha pode ser acessada por este link: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1122781/recomendacoes-para-compras-armazenamento-e-consumo-de-frutas-e-hortalicas

Veja algumas dicas da Cartilha Recomendação, da Embrapa:

Escolha das hortaliças

Alta durabilidade: batata, cebola, alho, abóbora.

Média durabilidade: cenoura, nabo, rabanete, cará, mandioca, batata-doce, tomate, berinjela, abobrinha, pimentão, pepino e quiabo.

Baixa durabilidade: mandioquinha, milho verde, ervilha

As hortaliças folhosas:

Alta durabilidade: repolho

Média durabilidade: couve, couve-flor, alface americana, brócolis ninja, alho poró, hortelã

Baixa durabilidade: brócolis ramoso, aspargo, salsa, cebolinha, coentro, alface lisa, rúcula

Compra de frutas e verduras:

- Sempre que possível, consuma produtos da agricultura local e regional e/ou de comerciantes próximos. Quanto mais próximos estiverem os produtos, menos tempo eles passarão em etapas como transporte e armazenamento. Além disso, esse ato fortalece a agricultura e comércio locais em tempos de crise.

- Ao chegar em casa com as compras, deve-se trocar as embalagens, descartando-as ou higienizando-as antes de guardar os produtos na geladeira ou fruteira.

Como higienizar corretamente as frutas e hortaliças:

1. Remover raízes e partes deterioradas.

2. Lavar em água corrente as frutas e hortaliças uma a uma, e no caso de hortaliças folhosas folha a folha, fazendo fricção para remover sujidades.

3. Deixar de molho em solução de hipoclorito de sódio, na diluição de 200 ppm (1 colher de sopa de hipoclorito de sódio ou água sanitária sem alvejante em 1 litro de água), durante 10 minutos.

4. Enxaguar em água corrente hortaliças folhosas folha a folha, e frutas e hortaliças uma a uma.

5. Escorrer bem ou secar com auxílio de papel toalha ou centrífuga de alimentos, e guardar em embalagens limpas e fechadas em geladeira.

Fonte: Embrapa e Ceagesp