Será lançado em todo o Paraná e em mais quatro estados, no final deste mês, o aplicativo da startup Agrolly, uma ferramenta de suporte ao agricultor familiar, produtor que muitas vezes não possui recursos próprios para utilizar algumas tecnologias disponíveis no mercado.

Uma das criadoras do aplicativo gratuito é a brasileira Manoela Morais, CEO e cofundadora da startup. Manoela explica que o aplicativo foi originalmente criado para ajudar os agricultores familiares a tomarem as melhores decisões na hora do planejamento do seu cultivo em relação às mudanças climáticas.

Imagem ilustrativa da imagem Aplicativo dará suporte a agricultores familiares
| Foto: Gustavo Carneiro

“Uma das necessidades identificadas entre os agricultores foi ter disponível uma previsão do tempo (chuva e temperatura) a longo prazo, nos idiomas deles. A maioria dos aplicativos apenas fornecia previsão gratuita de no máximo 15 dias”, explica.

A segunda necessidade atendida pelo aplicativo foi a de possibilitar ao agricultor o planejamento da quantidade de irrigação necessária para o cultivo em determinado mês.

“Nesta solução, alinhamos as informações do cultivo, a exata localização do agricultor com a previsão do clima e apresentamos a eles, de forma individualizada, os riscos que enfrentará”, explica.

O novo aplicativo também disponibiliza informações sobre o mercado de compra, venda e contratação de serviços, além da análise de preços de cultivos na região e reserva de produção futura.

“Por último, a Agrolly acredita que a comunidade tem capacidade de ajudar uns aos outros e fornece ferramentas para promover essa interação, como fórum da comunidade, chat entre usuários, compartilhamento de vídeos e treinamentos, entre outros”, acrescenta. O objetivo dessas funcionalidades é criar um ecossistema voltado para a agricultura familiar.

VOCÊ PODE GOSTAR DE LER

+ DEDO DE PROSA| Infância na roça

+ AGRONEGÓCIO RESPONSÁVEL| Benefícios da biotecnologia na agricultura brasileira

Testes

O aplicativo foi inicialmente desenhado com base nas necessidades de agricultores de outros países.

No ano passado, o aplicativo global foi habilitado no Paraná e na Bahia para receber as primeiras impressões de agrônomos e agricultores sobre a solução.

“Recebemos uma série de solicitações para incluir mais cidades e mais cultivos nas soluções existentes, mas também solicitações de melhoria na visualização do aplicativo e na inclusão de novas ferramentas.”

Com isso, desde janeiro deste ano, está sendo desenvolvido um aplicativo com a cara do agricultor brasileiro. “Nesta nova fase, vamos incluir mais agricultores para receber feedbacks. Acredito que este processo de disponibilizar a ferramenta, pedir retorno e implementar melhorias vai ser contínuo até termos uma solução completa.”

Aplicativo fornece previsão do tempo (chuva e temperatura) a longo prazo
Aplicativo fornece previsão do tempo (chuva e temperatura) a longo prazo | Foto: Divulgação

Instalação

O produtor Jean Carlos Fiuza está testando o aplicativo há mais de 20 dias e, assim que a ferramenta estiver liberada, pretende fazer a instalação.

“O aplicativo traz uma previsão do tempo distinta de outros aplicativos climáticos, podendo prever mensalmente e anualmente a quantidade de chuva. Com isso, temos uma melhor visão do que plantar”, diz.

Segundo ele, um dos maiores benefícios do app será a possibilidade de plantar algumas variedades fora de época, tendo em vista uma previsão do tempo a médio e a longo prazo. Jean planta verduras, morango, feijão e milho em uma área com 2,4 hectares em Guarapuava.

“A maior ajuda é a previsão de chuvas a longo prazo para planejarmos a plantação”, acrescenta o produtor Rodrigo Junior Paczkowski, que testou o aplicativo há dois meses. Ele planta verduras em uma propriedade com 1,5 hectares no Distrito do Guairacá, em Guarapuava.

Além de todo o Paraná, o aplicativo estará disponível nos estados do Pará, Bahia e Rio Grande do Sul, além de algumas cidades de Rondônia, para usuários de smartphones (Google Play Store) e do iPhone (App Store).

“Estamos muito empolgados com a possibilidade dos agricultores paranaenses e de outras regiões do Brasil utilizarem o app este ano como uma ferramenta de transformação das suas propriedades e, claro, das suas vidas e negócios. Sabemos de toda a competitividade do agronegócio e levar tecnologias disruptivas da IBM, como inteligência artificial, para transformar a realidade desses pequenos agricultores é algo muito relevante para nós”, declara Manoela.

Manoela Morais recebeu duas premiações pelo trabalho desenvolvido em startup do agro
Manoela Morais recebeu duas premiações pelo trabalho desenvolvido em startup do agro | Foto: Divulgação

Premiações

Em menos de seis meses, Manoela Morais recebeu duas premiações distintas pelo trabalho desenvolvido com a startup Agrolly.

Em outubro de 2020, a empreendedora fez parte da equipe vencedora do desafio Call for Code 2020, da IBM, ação que se dedica a unir desenvolvedores em todo o planeta para criar aplicativos com tecnologias de código aberto para enfrentar alguns dos maiores desafios mundiais. A Agrolly tem três mulheres entre os 4 fundadores e todas receberam esta homenagem.

“A Agrolly recebeu US$ 200 mil e estamos trabalhando com experts da IBM para incubar, desenvolver e abrir o código da solução para que os desenvolvedores possam melhorar e escalar a tecnologia.”

Em março deste ano, Manoela foi homenageada pelo programa Women Leaders in AI, em que 40 líderes empresariais femininas inovadoras de 18 países que estão usando IBM Watson (ferramenta de inteligência artificial) foram reconhecidas pela atuação na transformação, no crescimento e na inovação de diversos segmentos, incluindo a agricultura familiar brasileira. Ela foi a única brasileira e latina na lista.

“Nosso trabalho com inteligência artificial na startup foi fundamental para que eu fosse selecionada para esse prêmio de liderança feminina”, conclui.

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

CONTINUE LENDO:

+ Maior cooperativa de café do Brasil bate recorde de faturamento em 2020