#Airbnb abriga refugiados

O CEO e cofundador da empresa Airbnb, Brian Chesky, anunciou em seu Twitter que a plataforma online de hospedagem vai abrigar 20 mil refugiados afegãos gratuitamente.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana – Airbnb abriga refugiados, superando a superação e terceira dose em idosos
| Foto: Lionel Bonaventure/ AFP

A empresa está trabalhando em conjunto com ONGs para obter informações mais precisas e adaptar a iniciativa para atingir diretamente a demanda. Segundo a empresa, os custos das estadias seriam financiados por contribuições do próprio Airbnb e de Chesky, em conjunto com as doações do Airbnb.org Refugee Fund, uma iniciativa que levanta fundos para políticas de apoio a refugiados. "Eu espero que isso inspire outras empresas a fazer o mesmo. Não temos tempo para desperdiçar", disse Chesky, que acrescentou, também, que essa pode ser “uma das maiores crises humanitárias da nossa era”.

#Superando a superação

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana – Airbnb abriga refugiados, superando a superação e terceira dose em idosos
| Foto: Charly triballeau/ AFP

As Paraolimpíadas de Tóquio começaram nesta terça-feira, dia 24. Dentre as várias expressões capacitistas que escutamos durante os Jogos Paraolímpicos uma das mais famosas é “que exemplo de superação”. Os influencers PCD’s, atletas e comunidade de pessoas com deficiência já alertam que está na hora de superar a superação. Os competidores que foram para Tóquio são atletas de alto nível e que treinaram muito para estarem lá. Devido à falta de inclusão, o estereótipo da pessoa com deficiência é um "coitadinho" e o resumir a sua deficiência dificulta a percepção que atletas PDC's são tão capazes quanto os que não deficientes. Para esses Jogos Paraolímpicos vamos pesquisar e abolir o capacitismo do nosso vocabulário?

#Saúde mental na pandemia

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana – Airbnb abriga refugiados, superando a superação e terceira dose em idosos
| Foto: iStock

Estudos mostraram que houve um agravamento nos casos de transtornos mentais, como ansiedade e depressão aumentou desde o início da pandemia em março de 2020. Como o feito pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), que indicou que 89,2% dos psiquiatras entrevistados relataram agravamento de quadros psiquiátricos em seus pacientes devido à pandemia da Covid-19. A diretora da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), Carissa Etienne, pediu em coletiva de imprensa online o aumento no investimento e com preocupação real com a saúde mental da população, para que não enfrentemos um efeito cascata em alguns anos. "Esta pandemia é um lembrete de que uma boa saúde mental é a base para a saúde de nossa região e o bem-estar de nossas sociedades", afirmou.

#RIP Charlie

Charlie Watts, o baterista do Rolling Stones, morreu nesta terça (24) aos 80 anos. A informação foi confirmada pelo seu agente, Bernard Doherty, que informou a imprensa britânica em um comunicado oficial. “Ele faleceu pacificamente em um hospital em Londres, cercado por sua família”, escreveu Doherty. A causa da morte não foi divulgada no comunicado. Watts era um dos membros mais antigos dos Stones, junto com Mick Jagger e Keith Richards. Ele entrou para a banda em 1963 e era considerado o mais “low profile” dos integrantes, fugindo de entrevistas e dos holofotes da mídia.

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana – Airbnb abriga refugiados, superando a superação e terceira dose em idosos
| Foto: Eric Feferberg / AFP

#Aranhaverso à vista

Imagem ilustrativa da imagem Trends da semana – Airbnb abriga refugiados, superando a superação e terceira dose em idosos
| Foto: iStock

Depois de tantas especulações e teorias feitas pelos fãs, a Marvel finalmente divulgou o primeiro trailer de Homem Aranha: Sem volta para casa, o terceiro filme da franquia do Aranha interpretado por Tom Holland. Tudo leva a crer que finalmente irão explorar o Aranhaverso: universos alternativos que englobam realidades paralelas de outras versões do Homem Aranha. Isso porque, no trailer, foi possível notar o retorno de antigos vilões representados em outros filmes da franquia, entre eles, doutor Octopus, que vai ser interpretado por Alfred Molina assim como em "Homem-Aranha 2" lançado em 2004. A expectativa maior é pelo retorno das outras versões do Peter nas telonas, interpretadas por Tobey Maguire e Andrew Garfield, que por enquanto não passa de especulação. Será que o crossover do milênio vem aí? Só resta esperar até a estreia do filme, no dia 17 de dezembro, para saber.

#Terceira dose em idosos

A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou que o comitê especial de enfrentamento à covid aprovou a aplicação da terceira dose da vacina em idosos (60 anos ou mais). O município pretende aplicar a dose de reforço entre setembro e novembro, de forma escalonada por idades, em quem tomou a segunda dose há pelo menos seis meses. Com o aumento do número de internações decorrentes principalmente pela variante delta, especialistas já recomendavam a dose de reforço. Já para o restante do país, o ministro da saúde Marcelo Queiroga afirmou que a aplicação da terceira dose também deve acontecer, mas só depois do avanço da imunização com a segunda dose.

#E depois da vacina?

Na maioria dos estados brasileiros a população com até 18 anos já foi vacinada, ou estão perto desse número. A pergunta que fica agora é: e depois das duas doses da vacina como devemos agir? Isso está sendo debatido nas redes sociais durante esta semana, o que podemos ou não fazer. Especialistas alertaram: ficar sem máscara e aglomerações ainda não devem ser permitidas, especialmente com a disseminação da variante delta pelo território. Mas caminhadas ao ar livre, frequentar restaurantes e bares em espaços abertos, cabelereiro, mercado e academia está liberado, desde que a máscara esteja sempre no rosto de maneira correta.

*Supervisão de Patricia Maria Alves

LEIA TAMBÉM:

Trends da semana – A volta do Talibã, ex RBD negacionista e Lula de novo presidente?