Trends da semana - Lattes fora do ar, caso Joice Hasselmann e falecimento de Orlando Drummond
PUBLICAÇÃO
sábado, 31 de julho de 2021
Alice Resende e Ana Julia Gabas * (estagiárias)
#Visita inesperada
O presidente Jair Bolsonaro se encontrou na segunda (26), fora da agenda, com a deputada da ultradireita alemã, Beatrix von Storch. Deputada pelo Alternativa para Alemanha, Beatrix von Storch possui histórico por declarações xenofóbicas e anti-imigração. Além disso, ela é neta de Johann Ludwig Schwerin von Krosigk, que serviu como ministro das Finanças da ditadura de Adolf Hitler por mais de 12 anos, com papel de confiscar propriedades de judeus e explorar financeiramente áreas conquistadas pela Alemanha nazista. Antes do encontro com o presidente, os deputados Bia Kicis (PSL-DF) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) postaram em suas redes sociais fotos com a deputada alemã, todos sem máscara. As publicações dos dois deputados brasileiros geraram uma série de críticas nas redes sociais.
Que horror! Encontro com neta do Ministro de Finanças durante todo o regime Nazista e que defende ideias semelhantes as adotadas por aquele regime
— Vladimir Feijó (@vpcf) July 22, 2021
#PC Farias e Joice Hasselmann
Nesta terça-feira, dia 27, a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) reafirmou em suas redes sociais que foi vítima de um atentado em seu apartamento em Brasília e comparou com a morte de PC Farias. Tesoureiro da campanha de Collor à Presidência da República em 1989 e pivô do impeachment do ex-presidente em 1992. O corpo dele foi achado ao lado do da namorada, em Maceió, Alagoas e o inquérito indicou que ocorreu um homicídio seguido de suicídio, mas com indicações que teria uma terceira pessoa no local. Hasselmann está com cinco fraturas no rosto, uma na costela e alguns cortes pelo corpo.
Polícia Civil fez agora longa perícia no meu apto com o que há de mais moderno em investigação. Tbm recolheu materiais para análise. Essa investigação vai até o fim. A PC tbm viu as falhas de segurança do prédio. NÃO EXISTEM CÂMERAS DE SEGURANÇA NAS ESCADAS E ENTRADAS DOS APTOS.
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) July 27, 2021
#Lattes fora do ar
A plataforma do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) o Lattes e diversos sistemas de informática saíram do ar segunda-feira, dia 26. Essas plataformas são usadas para concessão de bolsas aos estudantes e para coordenação de estudos por todo o Brasil. Em nota o CNPQ afirmou que o problema já foi identificado e os reparos foram iniciados. De acordo com eles não houve perda de dados e o pagamento de bolsas não será afetado. Contudo até agora não há um prazo para restabelecer os sistemas. Em suas redes sociais os pesquisadores compartilham relatos sobre a importância do sistema para a ciência brasileira. E internautas ficam indignados que o site Escavador, que encontra sites antigos, que vai salvar o dia.
Quer dizer que o Escavador vai salvar o Lattes. Eu to passada com essa história ainda
— Julieth: beautiful blues skies and golden sunshine (@JuliethCorrea_) July 27, 2021
#Espírito Olímpico
Para os brasileiros que andavam desanimados com o cenário brasileiro, que vive uma crise econômica, política e sanitária, os Jogos Olímpicos trouxeram a empolgação e o sentimento de patriotismo. Nas redes sociais e almoços de família não se fala em outra coisa. Cada um assistindo seu esporte favorito e outras modalidades que pensou que nunca veria. Ao longo da primeira semana das olimpíadas o Brasil torceu como não fazia há tempos e já estão pensando em começar a praticar algum dos esportes. Aguenta coração que ainda temos mais uma semana de fortes emoções e quem sabe mais medalhas.
vontade de sair e fazer exercícios praticar esportes etc espírito olímpico o que você fez comigo
— louie ponto (@louieponto) July 26, 2021
#Falecimento de Orlando Drummond
Orlando Drummond, o famoso "Seu Peru" da "Escolinha do Professor Raimundo", faleceu terça-feira, dia 27, em sua casa no Rio de Janeiro aos 101 anos. O humorista foi um importante nome do entretenimento brasileiro e interpretou a voz de personagens marcantes como Scooby Doo e Popeye. Mas de acordo com seu filho ele já não estava mais reconhecendo os familiares e estava fraco muito nos seus últimos dias.
Obrigado tudo, Orlando Drummond 🙏 Descanse em paz 🖤 pic.twitter.com/Jo9Fwqwczw
— imaginago (@imaginago) July 27, 2021
#Além do Esporte
Simone Biles, maior ginasta dos últimos anos, ficou de fora da disputa por medalhas na final por equipes e na final individual geral para cuidar de sua saúde mental. A princípio, imaginou-se que ela estaria fora por conta de uma lesão, mas na madrugada de quarta-feira (28), a equipe de ginástica dos EUA fez um pronunciamento oficial em sua conta do Twitter esclarecendo o motivo e apoiando a atleta em sua decisão. A desistência de Biles gerou uma discussão nas redes sobre saúde mental em atletas de alto rendimento e o fato de serem “obrigados” a serem os melhores sempre.
a força e coragem necessárias para saber a hora de parar e cuidar de si, com todos os olhos do mundo te olhando. isso é vitória. obrigada por tudo, Simone Biles <3
— *PITTY* (@Pitty) July 28, 2021
#Treta no streaming
A Disney foi proibida judicialmente de lançar seu novo streaming Star+ (Star Plus), plataforma paralela à Disney+ que engloba conteúdos considerado juvenis e adultos além de títulos esportivos. Isso porque a empresa Starz Entertainment foi à Justiça por conta da semelhança fonética com o nome do seu streaming Starzplay. No fim de junho, uma decisão a favor da Disney foi tomada, mas após recorrer, a Starz agora mantém os direitos. O caso ainda pode seguir na Justiça em novas instâncias, mas por enquanto, se a Disney insistir em utilizar o nome Star+, deverá pagar uma multa diária.
Eu acabei de lembrar que a Disney mudou o nome dos canais da Fox no Brasil pra "Star", pra divulgar a marca que ia ser usada no Star+. Mas e agora que a barraram de usar o "Star" no novo streaming? Vai mudar de novo o nome dos canais? E o streaming vai estrear em agosto ainda? pic.twitter.com/sbUI0rJcZj
— Thay (Assisto NCIS no AXN) (@NoneBrito) July 28, 2021
*Supervisão Patricia Maria Alves
LEIA TAMBÉM: