Primeiro você põe a água para ferver, em uma panela separada pode refogar temperos e a proteína escolhida, pica legumes diversos e joga na água fervente, em seguida pode acrescentar a proteína e o tempero. Tampe a panela e deixe o cozimento amalgamar os ingredientes. Se quiser pode colocar uma massa para encorpar, ou ainda pode usar um amido para engrossar o caldo. O certo que no final você terá uma sopa. E ao servi-la vai ter polêmica. Para muitos, sopa seria somente uma entrada da refeição, para os que não gostam de sopa, ainda nem deveria ser opção, mas para quem ama, é jantar, é almoço, é até café da manhã. mas o que acham os especialistas sobre o tema? A chefe de cozinha Adriana de Castro acredita que sopa pode sim ser considerada "janta". "Toda a comida pode ser considerada uma janta, já que elas são escolhidas por nós nos horários de refeições e na verdade podem ser consumidas a qualquer hora. Inclusive, sopa pode ser considerada tanto uma janta quanto um café da manhã.”, defende Castro sobre a versatilidade do prato. Outro especialista que deu seu veredicto na polêmica foi Ronny Takahashi, proprietário do restaurante Barraco da Sopa, no centro de Londrina. Takahashi vê na sopa o mais completo dos pratos. "Tem proteínas, carboidratos, legumes variados, que quando bem combinados em experiências memoráveis e podem ser harmonizados com vinhos diversos, por exemplo. Sem contar que ela (a sopa) surgiu a partir de um caldo restaurador que era muito nutritivo, durante a França antiga”.

AS DIFERENTES VERSÕES DE COMIDAS LÍQUIDAS

Sopa

A sopa tradicional, que é aquela que tem pedacinhos de comida com o caldo.

Caldo

Já o caldo não é tão pastoso quanto o creme, mas ele é só um caldinho sem os pedaços de nutrientes fornecidos pela comida.

Creme

Enquanto o creme como o próprio nome já diz, consiste no creme da leguminosa.

OS BENEFÍCIOS DA SOPA

- Fácil Digestão

Devido a sua natureza líquida a sopa se torna um alimento muito prático na digestão, porém sopas que tem queijos de parmesão ou creme de leite, são ricas em gorduras, ou seja, elas se tornam mais pesadas fazendo com que sua digestão seja mais lenta.

- Evita o desperdício de alimentos

Normalmente sopas são uma forma bastante utilizada para utilizar aqueles alimentos que seriam jogados fora, além disso neste tipo de alimento é possível incluir sementes, talos e outras partes que seriam destacadas. Mas também pode aproveitar as sobras de algumas comidas.

- Auxilia na hidratação do corpo

Por ter uma grande quantidade de água em seu preparo, as sopas podem contribuir bastante com a hidratação. Além do mais, vegetais e legumes são repletos de água.

- É uma ótima auxiliadora quando se quer controlar o peso

Querendo ou não, todo mundo já ouviu pelo menos uma vez uma dica de como engordar ou emagrecer se alimentando com sopa. Isso acontece porque elas proporcionam uma saciedade e ser repleta de fibras, sem contar que por causa que as leguminosas são as principais fontes dessas fibras, este alimento tende a ser menos calórico.

AS VANTAGENS DA SOPA NO JANTAR

1.Todos os nutrientes dos legumes ficam no caldo

2.Prato de fácil digestão é altamente nutritivo

3.Alto poder de saciar a fome

4.Mesmos caldo e cremes mais encorpado ainda continuam sendo de baixa caloria

Pensando no quanto essa comida aquece o coração das pessoas, a Folha juntamente com a chefe de cozinha Adriana Castro trouxerem duas ideias deste prato para você.

Chefe de cozinha, Adriana de Castro
Chefe de cozinha, Adriana de Castro | Foto: Arquivo pessoal - Divulgação

RECEITAS DE ADRIANA CASTRO

SOPA FRIA DE CENOURA E GENGIBRE

Ingredientes:

1 cenoura média

1 cenoura grande rala

1 dente de alho picado

1 colher de gengibre ralado

1 colher de óleo de coco

500ml de água

Modo de preparo:

1.Coloque em uma panela grande óleo, cebola, alho e gengibre. E os refogue com sal e pimenta a gosto.

2.Depois acrescente a água e deixe ferver em fogo baixo.

3.Cozinhe uma cenoura, e quando ela estiver cozida, desligue o fogo.

4. Logo em seguida a deixe esfriar e bata com o restante em um liquidificador. Depois que terminar de bater, reserve a em um pote e a consuma fria.

CREME VERDE COM COUVE CRISPY

Ingredientes:

500gr de mandioca salsa

1 cebola média

2 colheres de azeite extra virgem

2 maços de couve

200gr de bacon sem pele em cubos fritos

Modo de preparo:

1.Cozinhe a mandioca salsa em panela de pressão.

2.Em seguida, bata em um liquidificador com um pouco de água, por fim reserve esse creme.

3.Depois em panela alho, cebola e bacon já frito e deixe eles dourando. Logo em seguida adicione a couve cortada bem fininha.

4. Depois deste processo adicione o creme de mandioca e tempere a gosto.

5.Para a cebola crispy, primeiramente a corte maneira fina e a leve para ser frita em um óleo morno.

6.Depois de prontas use-as para decorar o seu prato.

Leia Também:

Temaki e brigadeiro gigantes são atrações do Festival das Comidas Gigantes em Londrina

Circuito de botecos atrai turistas e movimenta economia

“Mini foods” para café da tarde, aperitivo e coquetéis diversos