Imagem ilustrativa da imagem Paranaguá nos trends mundiais e a treta da Anitta
| Foto: Folha Arte

#Paranaguá X Curitiba


Uma briga virtual dominou a internet paranaense e levou o nome da cidade de Paranaguá aos assuntos mais falados no Twitter mundial na noite dessa segunda-feira (25). A "treta" teria começado quando uma jovem curitibana publicou uma postagem chamando os "paranaguarenses" de feios. Os internautas de Paranaguá então reagiram mostrando que não só os cidadãos da cidade litorânea do Paraná são bonitos, como a cidade tem paisagens lindas, mas principalmente, quem nasce em Paranaguá é parnanguara. Recado dado.

Imagem ilustrativa da imagem Paranaguá nos trends mundiais e a treta da Anitta
| Foto: Sergio Ranalli - 08/2017

*** Não é primeira vez que cidades paranaenses entram em conflito digital. Na semana passada, os vídeos de uma jovem blogueira com conteúdo xenófobo deu visibilidade negativa à cidade de Toledo, no Paraná. Com a repercussão do conteúdo, moradores de Toledo levantaram o tópico no Twitter para ressaltar pontos positivos da cidade e dos moradores, em contraponto à postura da jovem e dos internautas da vizinha Cascavel que bombardearam o twitter com críticas. As publicações enalteciam desde a paisagem urbana até curiosidades peculiares da cidade.

#MULTAS

Na última quarta-feira, 20, um novo decreto entrou em vigor em Londrina. A prefeitura instituiu novas normas de combate à proliferação do novo coronavírus sob penas mais severas em caso de seu descumprimento. O decreto n° 602/2020 prevê até mesmo a interdição e cassação de alvarás para estabelecimentos comerciais e de multas a partir de R$ 300,00 para pessoas físicas. Dentre as novas regras, estão a do uso obrigatório de máscaras em locais públicos e a proibição de eventos que gerem aglomeração. A FOLHA foi ao Calçadão de Londrina consultar a população quanto a aprovação do decreto. Confira:

Veja o decreto completo em https://www.londrina.pr.gov.br/images/stories/jornalOficial/Jornal-4072-Assinado-Pdf.pdf

CARLA ZAMBELLI E SÉRGIO MORO

.
. | Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Após a tentativa de negociação de um cargo no STF com então Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, a deputada Carla Zambelli reagiu à entrevista do ex-ministro para o Fantástico, domingo (24) . Zambelli, conhecidamente alinhada com Jair Bolsonaro, acusa Moro de predileção em acusar o PT e superproteção ao PSDB na operação Lava-a-Jato.

"NÃO VOU FICAR NA SUA MÃO"

.
. | Foto: Greg Salibian/Folhapress

A cantora Anitta fez uma declaração controversa em seu Instagram. Segundo ela, o jornalista Léo Dias a teria chantageado durante anos para não desmentir suas reportagens, sob a ameaça de exposição de conversas privadas. Após uma matéria em que Dias afirmava que a mãe da artista teria saído de casa por não aprovar o comportamento da filha, Anitta quebrou o silêncio e declarou não ter mais medo do colunista. Foram vazadas diversas mensagens particulares da cantora envolvendo outras celebridades, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Marília Mendonça, Pabllo Vittar, Preta Gil, Jojo Toddynho e até mesmo o influenciador Gominho.

***

Por várias galáxias tão tão distantes

Membros da comunidade Geek agitaram o twitter neste 25 de maio em comemoração ao Dia da Toalha. A data é uma homenagem a Douglas Adams, falecido autor da série de livros "Guia do Mochileiro das Galáxias". O dia também marca o aniversário da premier de "Star Wars IV: Uma Nova Esperança", que se tornou o Dia do Orgulho Nerd. Entenda a importância da toalha para os mochileiros na thread a seguir. Não entrem em pânico e que a força esteja com vocês!

MAS E A QUADRILHA?

Imagem ilustrativa da imagem Paranaguá nos trends mundiais e a treta da Anitta
| Foto: iStock

A exemplo do feriadão de São Paulo, Sergipe e Bahia anteciparam o feriado de São João, normalmente comemorado em 24 de junho, nas festas juninas. A maioria dos descontentes com a alteração lamentou o possível cancelamento das festas populares, marcadas por comidas típicas e outras tradições. Parece que o vírus não perdoa nem devoto de santo.

Versão 1.2

Elon Musk, CEO da Tesla Motors, e a cantora Grimes anunciaram um pequeno "update" no nome de seu filho. A criança, antes batizada de X Æ A-12 - a pronúncia é uma incógnita - teve seu nome "descomplicado" pelos cartórios americanos. A lei californiana impede que sejam registrados nomes com algarismos, como o numeral 12. Por isso, o trecho no nome foi substituído por XII, representação do número doze na escrita romana. Os recém pais fizeram o registro de X Æ A-XII, mas familiares já encontraram um apelido par o bebê: "Éks".

.
. | Foto: Philip Pacheco / AFP

Veja a explicação de cada signo do nome:

Supervisão Patrícia Maria Alves (editora)