'Pandebingo' diverte idosos

Jogo online é organizado por casal criador de site voltado para a terceira idade

Marcos Martins - Especial para a FOLHA
Marcos Martins - Especial para a FOLHA

Os jovens representam grande parte dos usuários dos e-sports, mas os idosos também têm aproveitado o ambiente virtual para se divertir. Uma das plataformas voltadas para a terceira idade é o site “Divertidosos”, criado em 2013 pelo aposentado Guilherme Gargantini, e pela esposa dele, a designer Monika Dunko.  


'Pandebingo' diverte idosos
iStock
 


Por lá, há instruções de uso do WhatsApp e Google Maps, além de piadas, receitas, histórias e notícias. “A tecnologia nos tira da solidão, é maravilhosa”, afirma Guilherme. “Nosso lema sempre foi inclusão digital e socialização, por isso fazíamos encontros como a 'Noite do Cinema'. Mas aí veio a quarentena, que atingiu o nosso público em cheio, já que ele é composto por pessoas do grupo de risco”, conta Mônika. 




Com o impedimento das atividades presenciais, o casal decidiu criar o “Pandebingo”. Já foram realizadas sete edições do evento, transmitidas simultaneamente no Facebook e YouTube. “Estamos testando as tecnologias porque os idosos têm dificuldade, mas participam tranquilamente”, explica. Os prêmios, entre brindes, vales-presente e doces, são doações de parceiros. 

 

'Pandebingo' diverte idosos
iStock
 


Atualmente, pessoas de todo o Brasil entram em contato solicitando as cartelas para participar gratuitamente da atividade, que tem animado as tardes de sábado com ternos e linhas cheias. Na última edição, que teve a presença de mais de 50 jogadores, o apresentador Otaviano Costa entrou na festa para gravar uma reportagem. 


A diversão, segundo Monika, ajuda a manter a saúde mental das pessoas em isolamento social, principalmentes as da terceira idade. “Há casos de depressão causados pela angústia da pandemia. Então esses bingos estão sendo ótimos. As pessoas, quando ganham os prêmios e os docinhos, ficam muito felizes”, comemora. 


Para participar, é só entrar em contato na página http://www.facebook.com/divertidosos e pedir uma das cartelas. 


CONTINUE LENDO:



Isolamento social impulsiona jogos online, que prometem movimentar bilhões de dólares em 2020

Pesquisa traça perfil dos e-jogadores

Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito

Tudo sobre:

Últimas notícias

Continue lendo