Imagem ilustrativa da imagem Muito mais que diversão
| Foto: Shutterstock



Quando falamos em memes, a primeira ideia que surge na cabeça de quem usa a internet é de uma figura com uma frase engraçadinha. Mas a definição de meme, na verdade, vai muito além disso. Se para a maioria de nós os memes são um momento de diversão na internet, para os estudiosos da comunicação são uma fonte de pesquisa.

Viktor Chagas, professor e pesquisador do programa de pós-graduação em Comunicação da UFF (Universidade Federal Fluminense), explica que o conceito de meme é anterior à internet. "É um termo criado em 1976 pelo biólogo Richard Dawkins, que faz um paralelo entre o gene, que carrega as informações, e o conceito de meme. É meio que um paralelo entre herança genética e herança cultural. As ideias mais fortes seriam as que durariam e passariam através de gerações", diz.

CONTINUE LENDO:
- Museu de Memes cataloga peças e bibliografia
- Memes são classificados por famílias

Ele conta que depois outros autores começaram a discutir o assunto e no final da década de 1990 as comunidades virtuais adotaram o conceito. Chagas afirma que há inúmeras famílias de memes sendo estudadas e catalogadas. Ele, inclusive, é o criador do Museu de Memes, um projeto da UFF (leia mais nesta edição), responsável não só por catalogar memes mas também disponibilizar vasta bibliografia sobre o assunto.

"Houve uma apropriação do conceito original e passamos a compreender o meme como um fenômeno midiático: vídeos, animações, comportamento. Tirar fotos nas mesmas poses, no mesmo lugar e até as hashtags podem ser considerados memes. Tem fotos de cabeça para baixo, foto com cabeça na geladeira, desafio do manequim. Há memes mais comportamentais e outros em rimas. O formato surgido no princípio (2004 - 2005) era de imagens com fotos, mas há montagens diferentes", aponta.

VIRAL
Não é necessário que o meme viralize para ser considerado um meme. Chagas explica que são fenômenos diferentes. A característica mais clássica do viral é se espalhar, já a do meme é sempre ser ressignificado, sempre ser reaproveitado. "Na prática eles podem se confundir. Costumo usar um exemplo. Tem o videoclipe do Gangnam Style. A dança fez com que o clipe viralizasse, nesse sentido é um viral. Quando as pessoas começam a imitar e fazer suas próprias danças, isso é um meme", afirma o professor.

Chagas diz que o meme é baseado na espontaneidade, não tem como alguém criar de propósito um meme, já que é necessário que os outros se apropriem dele. Mas no Brasil há o fenômeno do meme autoral e pelo fato de a maior parte das comunidades estarem na rede, acabamos conhecendo o autor, como "Dilma Bolada", "Dinofauro" e "O que queremos?". Ele diz que os autores se apropriam de rimas e criam uma linguagem particular, como o "Dinofauro", que troca letras pela letra "F".

"A Dilma Bolada é uma espécie de caricatura, foi esculpida pelo Jeferson Monteiro. Já o André Crevilaro criou a página no Facebook do Dinofauro depois que viralizou a imagem do brinquedo. É possível criar um meme, mas não há fórmula de sucesso, é preciso que as pessoas se apropriem dele."

BRASILEIROS
Há quem diga que nós somos os melhores criadores de memes, o que inclusive gerou a "Primeira Guerra Memeal", contra Portugal, em 2016. Será que o estudioso de memes concorda?

"Talvez sejamos bons nessa pegada, o humor brasileiro é praticamente insuperável, mas lá fora também houve um boom desse tipo de conteúdo. A diferença é que em outros países as plataformas são anônimas, ou quase anônimas, como o 4chan e o Reddit, enquanto no Brasil são o Facebook e o Twitter. Isso faz com que nossos memes tenham características diferentes e com autoria, já que as plataformas trabalham com perfil individual. Isso não quer dizer que fora daqui não haja memes identificados. E nosso humor também é diferente do de outros países. Cada país tem sua forma de humor", afirma Chagas.