O pesquisador Viktor Chagas diz que é difícil apontar memes famosos frente a tantas opções, mas conta que algumas famílias inspiraram várias outras. "Nosso acervo é incompleto, procuramos documentar e classificar tudo. Mas temos várias famílias que apontam mudanças e consolidação no formato."

Uma dessas famílias é a "Lol cats", fotos com gatos e legendas engraçadinhas. Segundo ele, foram essas imagens que marcaram nosso imaginário sobre o que é um meme. "É uma image macro: uma foto com legenda em cima e embaixo da imagem, sempre com a mesma fonte, em branco com contorno preto. O Chapolin Sincero usa o mesmo formato. Outro exemplo de meme é Grumpy Cat, uma gatinha com nanismo felino, que parece estar sempre emburrada. Ela é uma outra família de memes, com linguagem mais refinada e mais rabugenta", explica.

Outra família de destaque são os Rage Comics, as carinhas, como Pokerface, Me Gusta e Trollface. "Algumas vezes o meme aparece como um painel dividido em quatro, como se fosse uma tirinha." (E.G)