#Vírus 2020

A atriz Thaila Ayala é acusada de romantizar a pandemia do novo coronavírus ao lançar uma marca de roupas chamada Vir.us 2020. Em post publicitário, Ayala escreveu: "A Vírus 2020 convida você para viralizar o melhor da vida e construir um novo mundo mais colorido." A escolha do nome assim como o vocabulário utilizado desagradou muitos internautas, que afirmaram que a atriz procurava lucrar em cima da doença. Após as críticas, Ayala alterou o nome da linha para Amar.CA.

#Universidades Federais

Ministro da Educação Abraham Weintraub
Ministro da Educação Abraham Weintraub | Foto: Marcelo Camargo /Agência Brasil

Entrou em vigor a nova Medida Provisória assinada por Jair Bolsonaro que concede a escolha de reitores de Universidades Federais ao ministro da Educação. O texto é válido apenas às instituições que não haviam concluído o processo de escolha da reitoria até o começo da pandemia da Covid-19 e deve ser aprovado em até 120 dias para manter a sua validade. A medida foi avaliada por muitos como ameaça a autonomia das Universidades.

LEIA TAMBÉM:

- Zona livre de Covid-19 e ano letivo cancelado?

#...E a HBO levou

Após protestos de usuários, a rede de streaming de filmes e séries HBO MAX retirou o longa de 1939 "...E o Ventou Levou" do ar. É argumentado que o filme reforça estereótipos racistas ao retratar a população afrodescendente. A plataforma acatou às críticas e afirmou em comunicado: "representações racistas estavam erradas na época e estão erradas hoje, e sentimos que manter este título disponível sem uma explicação e uma denúncia dessas representações seria irresponsável". A trama e será devolvida ao streaming sem cortes a fim de não gerar negacionismo histórico, mas apenas quando for possível contextualizá-la e denunciar suas representações.

#Linha do Equador

Imagem ilustrativa da imagem Mercado de vírus e a nova linha do Equador
| Foto: iStock

Uma declaração do ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre o clima das regiões Norte e Nordeste gerou uma onda de memes nas redes sociais. Em discurso na terça-feira (9), Pazuello afirmou que as duas regiões já passaram pela pior fase no desenrolar da pandemia por pertencerem à dinâmica de inverno do Hemisfério Norte. Segundo ele, o Brasil pode ser separado em dois calendários de inverno. A fala não passou despercebida dentre os internautas, que levantaram o tópico “linha do equador”, repleto de imagens do mapa mundial com uma nova configuração: a marcação global se deforma e passa a dividir Norte e Nordeste do restante do Brasil.