#O currículo de Kássio Marques

O desembargador Kássio Marques, indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF) por Jair Bolsonaro, teve informações de seu currículo desmentidas essa semana.

O documento apresentado contava uma pós-graduação em Contratación Pública na instituição espanhola Universidad de la Coruña. A universidade em questão afirmou que o desembargador não haveria completado pós-graduação alguma na entidade. Em resposta, Marques atribuiu a suposta fraude como erro de tradução da palavra "postgrado" em espanhol, que se referiria a "curso". Entretanto, a entidade declarou não ministrar qualquer curso pelo nome de "Contratación Pública" e ainda revelou que Marques apenas frequentou a universidade em 2014, ocasião em que participou como ouvinte do I Curso Euro-Brasileiro de Compras Públicas, com duração de cinco dias.

Outro ponto refutado foi um suposto pós-doutorado em direito constitucional pela Universidade de Messina, na Itália. Porém, a própria universidade contestou que o acusado teria apenas uma especialização pela instituição, a qual não equivale a algum grau acadêmico.

Além disso, na quarta-feira, 7, a revista Crusoé divulgou que a dissertação de mestrado de Marques, defendida na Universidade Autônoma de Lisboa, contém ao menos dez trechos idênticos a de artigos do advogado Saul Tourinho Leal, disponíveis na internet. Como não há indicação de referência no trabalho, a prática se configura como plágio.

Imagem ilustrativa da imagem #Jogos de azar, o prêmio Nobel de Química das mulheres e a Supernova
| Foto: Samuel Figueira/Proforme

#Mulheres na Ciência

Pela primeira vez na história, uma dupla de mulheres é vencedora do prêmio Nobel de Química. As cientistas Emanuelle Charpentier e Jennifer Doudna são responsáveis pelo Crispr, ferramenta que permite editar o código genético. Ele é usado no Projeto Genona da USP, no Brasil, por exemplo. A Academia Real de Ciências da Suécia concede as duas um prêmio de mais de R$ 6 milhões.

Imagem ilustrativa da imagem #Jogos de azar, o prêmio Nobel de Química das mulheres e a Supernova
| Foto: Henrik Montgomery/ various sources/ AFP

#Padre Robson

Denúncia contra o Padre Robson foi arquivada no Tribunal de Justiça de Goiás. O clérigo era acusado pelo Ministério Público por lavagem de 120 milhões em doações à Associação Filhos do Pai Eterno. A decisão foi unânime no tribunal. O relator do processo, Nicomedes Domingos Borges, afirma que "a entidade é regida por um estatuto próprio, que permite que ela faça os mais variados tipos de investimento, compra de fazenda, emissora de rádio, ora para facilitar a evangelização, ora para proteger o dinheiro”.

#Eddie Van Halen

Morreu, nessa terça-feira, o guitarrista holandês Eddie Van Halen, fundador da banda Van Halen juntamente de seu irmão, Alex. Aos 65 anos, o músico lutava contra um câncer na garganta que acabou por atingir regiões do cérebro e outros órgãos. O grupo é considerado hoje um dos mais influentes no cenário do hard-rock e heavy-metal, tendo enredo para o Hall da Fama do Rock em 2007. Fãs e familiares prestaram condolências e lembraram de seu carinho e de obras marcantes, como o lendário solo da canção "Eruption"

Imagem ilustrativa da imagem #Jogos de azar, o prêmio Nobel de Química das mulheres e a Supernova
| Foto: Jamie McCarthy / Getty Images / AFP

#George Floyd

O policial responsável pela morte de George Floyd foi liberado após pagar uma fiança de US$ 1 milhão. Derek Chauvin responde por homicídio culposo e assassinato de terceiro grau (quando causado por imprudência). A notícia logo se espalhou pelas redes sociais em forma de revolta e indignação de pessoas do mundo todo. Um dos pontos mais levantados foi sobre o valor de uma vida, se o valor da fiança corresponde à injustiça causada por Chauvin. George Floyd foi assassinado no dia 25 de maio e sua morte motivou uma onda de protestos contra o racismo em todo o mundo, sobretudo nos Estados Unidos da América.

#Robson preso

Jair Bolsonaro se pronunciou sobre o motorista Robson Oliveira, preso na Rússia em 2019. Robson foi preso ao tentar transportar cloridrato de metadona para dentro da Rússia, ilícito no país, mas permitido no Brasil. Ele trazia a droga ao país a pedido do jogador de futebol Felipe Melo. Após a campanha nas redes sociais encabeçada por Melo, Bolsonaro declarou que vai procurar o contato com o governo russo para negociar a soltura do motorista, já encarcerado há mais de 500 dias.

Imagem ilustrativa da imagem #Jogos de azar, o prêmio Nobel de Química das mulheres e a Supernova
| Foto: Alexey Druzhinin/ Sputinik/AFP

#Habbo – um jogo de azar?

Jogadores do videogame Habbo se manifestaram nas redes sociais com a frase "Habbo chega de roubar usuários". Eles afirmam que a Sulake, desenvolvedora do jogo, estaria se utilizando de práticas de jogos de azar (ilegais, como jogos de cassino) para tomar proveito de seus usuários. A denúncia em questão se dá por causa das Lucky Box, caixas da sorte que fornecem prêmios aleatórios a seus compradores. Os brindes variam em valores baixos e altos independentemente da quantia paga pelo jogador. A empresa EA, responsável pelos jogos de futebol FIFA, já passou por acusações semelhantes. Hoje, esse recurso em jogos é proibido em diversos países, mais ainda é legalmente aceito no Brasil.

Imagem ilustrativa da imagem #Jogos de azar, o prêmio Nobel de Química das mulheres e a Supernova
| Foto: iStock

#Supernova

O cinema já retratou diversas versões de pandemias, desde os clássicos filmes de zumbis até mesmo as simulações mais realistas de contágios. Mas e quando é a pandemia que subverte o cinema à sua própria dinâmica? Essa questão e suas respostas alternativas dadas pelo cinema londrinense e nacional para resistir aos tempos de quarentena, é tema do primeiro episódio do Supernova, novo programa do FolhaCast, podcast da Folha de Londrina. A pandemia modificou o cinema, mas aqui não há espaço para spoilers, aperta o play:

Folha de Londrina · SUPERNOVA #1 | Pandemia e o cinema londrinense

*Supervisão: Patricia Maria Alves