Imagem ilustrativa da imagem FOLHA lança projeto de combate à desinformação e fake news
| Foto: iStock

A FOLHA lança, nesse mês de julho, o projeto de checagem de fatos Folha Confere. O objetivo é combater a desinformação propagada por notícias falsas. O jornal, que mantém outros projetos contra a propagação de noticias falsas desde o ano de 2018, agora assume um novo compromisso com o lançamento da ferramenta colaborativa. Para o presidente do Grupo Folha, José Nicolás Mejía, esse papel é fundamental para a imprensa séria cujo trabalho é a maior ferramenta contra a propagação de notícias falsas. "Esse papel não se restringe apenas à qualidade jornalística na produção de conteúdo mas, também, na checagem de informação que circula na web, conferindo a veracidade dessas informações e desmentindo noticias falsas. As redes sociais vieram para a democratizar o acesso à informação, mas também criaram um problema ao dar alcance e visibilidade as informações falsas, situação muito delicada, principalmente à época das eleições que se aproxima. A Folha de Londrina tem se preocupado sempre em criar projetos que ajudem a combater esse problema na sociedade; instruindo seus leitores sobre a importância de checar as fontes da informação antes de repercuti-la, e agora temos mais uma ferramenta para ajudar nessa luta".

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA lança projeto de combate à desinformação e fake news
| Foto: Folha Arte

A chefe de redação da FOLHA, Adriana De Cunto, considera que a disseminação de conteúdos falsos via internet é um grande problema para a sociedade. "Os impactos negativos, infelizmente, não são percebidos pela maioria das pessoas que recebem uma fake news e não sabem discernir a realidade de boatos ou mentiras. As consequências são de ordem financeira, moral, social, política. Há prejuízo que não dá nem para medir, como uma eleição manipulada por boatos. Ou mesmo a crise da Covid-19, quando vemos um número grande de boatos e matérias sensacionalistas sobre tratamentos, remédios milagrosos. A imprensa é o remédio contra o fenômeno da fake news, porque é papel do jornalismo profissional checar os fatos antes de publicá-los. Por isso precisamos que as pessoas valorizem o jornalismo profissional.

LEIA TAMBÉM

- Contra o vale-tudo na propagação da informação

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA lança projeto de combate à desinformação e fake news
| Foto: Folha Arte
Imagem ilustrativa da imagem FOLHA lança projeto de combate à desinformação e fake news
| Foto: Folha Arte

Para a equipe da Folha Confere é imprescindível a colaboração dos leitores que podem enviar suas dúvidas, informações, sugestões de mídias, notícias e mensagens de redes sociais para a equipe de checagem através de um formulário no qual devem descrever a mídia (foto, vídeo) ou link da web que gostariam de ver as informações averiguadas. "Os conteúdos falsos precisam ser identificados pela sociedade e os veículos de comunicação podem ajudar. Seja conscientizando a população sobre os prejuízos de compartilhar algo que não tenha certeza da origem e veracidade e também a identificar quando um conteúdo é falso", argumenta De Cunto.

Com a colaboração da sociedade e parceria com órgão públicos comprometidos com a transparência de dados, as equipes de jornalistas da FOLHA vão apurar a veracidade das informações encontradas na web tanto pelos leitores e ou por pesquisas de campo. Após a checagem, a matéria será publicada no site FOLHA e divulgada nas nossas redes sociais com o selo de verdadeiro ou falso e a explicação sobre os fatos apresentados. Nas redes sociais é possível marcar uma publicação para análise com a hashtag #FolhaConfere.

***

Acesse o formulário para enviar duvidas e informações que gostaria que fossem analisadas https://forms.gle/wYQYVQCPGcQSWk188

LEIA TAMBÉM:

- FOLHA CONFERE | Informação de pagamento de R$ 18 mil por morte de Covid-19 é falsa