No começo desta semana, o digital influencer Juan Guedes (@juanpguedes) contou em seu perfil em rede social que tem ceratocone, uma doença ocular que pode causar até cegueira dependendo de sua gravidade.

Após perceber que sua visão vem piorando nos últimos meses, o tiktoker foi ao oftalmologista e admitiu que tinha o hábito de coçar os olhos, principalmente durante suas crises de rinite.

@juanpguedes

estou ficando cego

♬ som original - Juan

O que o influencer não esperava descobrir é que a coceira é a principal responsável pela sua visão estar se deteriorando.

Ceratocone é uma doença ocular degenerativa que afeta a córnea, isto se deve por conta de uma deformação que a torna mais pontuda, em formato de cone.

Segundo dados da SBC (Sociedade Brasileira de Córnea e Branco de Tecidos) do ano passado, são cerca de 2 casos para 100.000 habitantes.

Apesar de muitos médicos acreditarem que a causa é coçar os olhos, na verdade a causa exata ainda é um mistério por ter diversos fatores que influenciam.

Quais os principais fatores que podem causar cerotone?

1. Genética:

Pessoas que têm parentes que possuem esta comorbidade, é fácil adquiri-la também, neste caso é recomendado ir ao oftalmologista.

2.Idade:

Em fases como a infância e a adolescência se tornam fáceis de se desenvolver devido a alteração no formato da córnea, essa mudança é o que aumenta a chance dessa doença evoluir.

3.Alergia e ato de coçar os olhos:

Esse é o fator mais famoso, pois o ato de coçar o olho constantemente pode enfraquecer as fibras da córnea.

4.Doenças Relacionadas:

Pessoas que possuem síndrome de Down, Síndrome Ehlers-Danlos, Osteogenesis imperfeita e retinose pigmentar têm mais chance de desenvolver esta condição.

Por ser uma doença silenciosa, cujo principal responsável é um ato que muitas pessoas fazem como reflexo, a FOLHA separou alguns sintomas para ficar alerta.

  • Perda gradativa da visão
  • Desfoque da visão, que pode aumentar à medida que a doença se agrava.
  • Irritação Ocular.
  • Visão Turva
  • Sensibilidade à Luz (Fotofobia).
  • Visão Dupla (Diplopia).
  • Visão Embaçada.

Os casos mais leves da doença podem ser tratados com óculos e lentes de grau. Os óculos auxiliam a diminuir minimamente os efeitos da comorbidade, já as lentes são mais eficazes que os óculos, por atuarem diretamente na córnea.

Nos casos de medianos a graves têm opção de colocar o anel intracorneano (anel de Ferrara), que assim como as lentes a sua função é de corrigir o formato da córnea. Mas diferentemente das lentes, este procedimento impede a progressão da doença.

Para casos severos a única alternativa é o transplante de córnea, mas este tratamento só é indicado se o paciente perdeu em grandes quantidades e possuem grandes danos no tecido corneano.

LEIA TAMBÉM:

+ Chuva de granizo em Londrina movimenta as redes sociais nesta noite

+ Jovem de Londrina relata perseguição após encontro com paquera virtual