| |

Folha Mais 5m de leitura

Em clima de Olimpíadas, Google lança um doodle inspirado na cultura japonesa

Chamado de Ilha dos Campeões, o game em estilo retrô surpreende com a qualidade das animações

ATUALIZAÇÃO
31 de julho de 2021

Ana Júlia Gabas - Estagiária*
AUTOR

Foi dada a largada nos Jogos Olímpicos e o Google não poderia ficar de fora dessa. Em comemoração aos jogos de Tóquio, foi lançado, no mesmo dia da abertura oficial, o jogo Doodle Ilha dos Campeões, que pode ser acessado ao clicar no ícone no centro da imagem da tela de busca do Google. Desenvolvido pelo STUDIO 4°C, um estúdio japonês, o game é composto por várias cutscenes em estilo anime com gráficos que remetem aos jogos dos anos 90.

 

A personagem principal é uma gatinha ninja chamada Lucky e sua missão é coletar os pergaminhos que estão sob domínio de sete campeões.

 

Para iniciar o jogo, primeiro deve escolher uma entre quatro equipes e desafiar os campeões. Os desafios são minijogos que remetem a algumas modalidades olímpicas, entre elas o tênis de mesa, skate, arco e flecha, rugby, nado sincronizado, escalada e maratona.

 

Além do objetivo principal, existem missões paralelas que permitem que se explore todos os lugares da ilha e desbloqueie novas conquistas. Uma dica: converse com as outras personagens espalhadas pela ilha, que podem ajudar a descobrir informações interessantes.

 

Os criadores buscaram na cultura japonesa inspiração para desenvolver as personagens, que inclui animais, seres imaginários e figuras lendárias. Eles queriam incluir uma figura feminina no jogo, mas, normalmente, nos contos folclóricos japoneses, as mulheres são retratadas como uma personagem assustadora. Por isso, decidiram usar a imagem do gato calico, ou o popular gato da sorte - a famosa figura do gato com as orelhas eriçadas e a pata erguida - que quase sempre é tido como fêmea. 

 
 

Como o Google já havia passado para os desenvolvedores quais as modalidades que deveriam ser incluídas, eles procuraram por figuras específicas da cultura japonesa que remetessem a elas para criarem os campeões. Por exemplo, para o campeão do arco e flecha, eles buscaram por uma figura que utilizasse esses elementos e foi assim criaram uma personagem com base no Nasu no Yoichi, famoso arqueiro da história japonesa.

 

A cargo de curiosidade, Nasu ficou conhecido por um feito ocorrido nas Guerras Genpei entre os clãs Taira e Minamoto. Os Taira convocaram os guerreiros Minamoto a derrubar um leque no alto do mastro de um de seus barcos, e, para a surpresa de todos, Nasu - montado em seu cavalo sobre as ondas - acertou o alvo com apenas uma flecha, mesmo com o balanço do mar que agitava o barco. 

 

Para conhecer mais sobre as outras personagens, basta entrar nessa aventura com a Lucky. O Doodle Ilha dos Campeões fica disponível na tela inicial do Google até o final das Olimpíadas (8 de agosto), mas se você ainda quiser acessar o game, ele fica salvo no Arquivo de Doodles da empresa.

*supervisão Patrícia Maria Alves/editora

LEIA TAMBÉM:

-  De jacaré a Zé Gotinha, os “looks” da vacina estão cada vez mais frequentes enquanto a campanha avança pelo país

Abismo digital - No país que se destaca por cultura digital, há quem nem saiba o que é a internet

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS