Black Power, bilionários e livros de luxo - veja o que foi assunto essa semana
PUBLICAÇÃO
sábado, 10 de abril de 2021
Alice Resende, Ana Júlia Gabas, Lara Bridi, Hiury Pereira e Stefany Zacheo (estagiários)*
#Rodolffo
Será que o brasileiro tem memória boa? O paredão e as opiniões em relação ao BBB21 foram bem divididos e a semana cheia de remembers. Nem foi preciso pensar muito sobre a questão, no último jogo da discórdia, João jogou tudo pra fora quando lembrou uma fala de Rodolffo, na qual comparava seu cabelo Black Power com o do monstro da semana. Esse tipo de fala não é novidade dentro do programa. Na edição passada, Babu Santana foi o alvo dos ataques racistas, e um deles “coincidentemente” foi em relação ao seu Black.
O brother, mesmo sem saber muito da situação, deu uma aula sobre empoderamento, como ele mesmo disse: “Ah, o empoderamento black. Libertação. Antigamente você não podia ter cabelo comprido. Porque era ligado à sujeira ou a alguma coisa feia, ou a uma coisa subversiva. Quando você pega um pente e abre o black, o black é a coroa e o pente é a libertação”. E Babu não foi o único a retornar nesse paredão, até a Thelma, vencedora da edição passada, fez questão de relembrar outra demonstração preconceituosa de Rodolffo. Aparentemente, o sertanejo além de racista também é homofóbico. Mas, “repete o que você disse!” o brasileiro tem memória boa? Ahh ele tem.
Meu filho nunca foi vacinado e ele está super bem
— musta (@mustawithanfa) April 6, 2021
O filho: #FicaRodolffo pic.twitter.com/ztpNFK8hVk
#Sisu
#Sisu
As inscrições do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) foram abertas na terça-feira (6) e os estudantes não lidaram muito bem com notícia. Os interessados em participar do programa do Ministério da Educação usam, exclusivamente, a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção e podem escolher dois cursos de sua preferência. Mas o ano de 2020 não foi nada foi fácil e os estudantes não estão positivos em relação as notas. Estes fatores no entanto não pode desanimar o estudante. Vale manter o foco onde se quer chegar. Se não for dessa vez que sua nota seja suficiente para entrar no seu curso dos sonhos, 2022 já está logo aí.
O sisu vendo a minha nota pic.twitter.com/ws4TuGvoEz
— 𝑵𝒊𝒄𝒌 (@arigrxvity) April 6, 2021
#Desigualdade
Mesmo em meio a uma crise econômica e social causada pela pandemia de covid-19, Brasil adiciona 11 bilionários ao ranking da revista Forbes. A lista foi divulgada nesta terça-feira (6) e conta com 2,7 mil pessoas no total, sendo que 56 dessas moram no Brasil. Entre os 11 novos bilionários estão David Vélez (cofundador do Nubank, que é colombiano, mas mora no Brasil), Guilherme Benchimol (fundador da XP) e Ilson Mateus (Grupo Mateus). Em contraste, no mesmo dia, foi divulgado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) que pela primeira vez em 17 anos, mais da metade da população está em situação de insegurança alimentar, ou seja, 116,8 milhões de pessoas não tem garantia de comida na mesa.
- 11 novos bilionários brasileiros na lista da Forbes
— Gal 📚🐱🐈🍷☕🛫🏔️ (@bordadadeflores) April 7, 2021
- 51% da população brasileira em situação de insegurança alimentar
- Câmara aprova a compra de vacinas pelos mais ricos
- 4 mil pessoas mortas por covid em 24 horas
Brasil, abril de 2021.
Daqui a pouco, não sobrará país.
#Jornalista e Saúde
Quarta-feira, dia 07 de abril, comemoramos o dia Mundial da Saúde e o dia do Jornalista. Temos pouco a comemorar e muito a defender. Estamos há mais de um ano em uma pandemia mundial, com o número de casos e mortos aumentando a cada dia no país. A vacinação é a única saída para o fim dessa crise sanitária. Ao mesmo tempo nossas redes sociais estão sendo bombardeadas com fake news e desinformação. Agora mais do que nunca o trabalho jornalístico é importante, ainda assim é pouco valorizado. O Brasil é o país com mais jornalistas mortos pela COVID-19. Não podemos normalizar milhares de mortes por dia, não podemos normalizar fake news. Profissionais da saúde estão exaustos e sob muita pressão. Apoie-os evitando disseminar notícias falsas, ficando em casa o quanto possível e fazendo a prevenção necessária.
Nesta quarta-feira, 7 de abril, dia do jornalista, quero homenagear os colegas que estão comigo na batalha diária por levar informação à população
— Negrisoli (@lucasnegrisoli) April 7, 2021
Em especial, lembrar aqueles que tiveram a vida ceifada pela Covid-19
Lutar é preciso. https://t.co/Xw6dprFMpq pic.twitter.com/XjO9HJOYKu
#Yahoo será desativado
O serviço Yahoo respostas estará disponível somente para leituras a partir do dia 20 de abril. Depois de 16 anos tirando as dúvidas mais diversas no dia o4 de maio será encerrado. Os usuários poderão baixar os seus dados até o dia 30 de junho, ou seja, as perguntas realizadas, respostas, imagens e listas. Contudo, não terá a possibilidade de baixar conteúdos de outras pessoas.
Em um e-mail de despedida enviado à funcionários da Yahoo, eles lamentam que o site "tem ficado menos popular ao longo dos anos". A empresa diz que quer investir em "conteúdo confiável de alta qualidade". Já que atualmente existe uma grande quantidade de informações falsas e teorias da conspiração na plataforma, o que ajudou com a falta de credibilidade deles.
O fim de mais uma era na internet: Yahoo Respostas será desativado em maio https://t.co/PpYIUyuvz3 pic.twitter.com/d6ByRO46NY
— IGN Brasil (@IGNBrasil) April 7, 2021
#Tiros em Mococa
Mococa, no interior de São Paulo, foi aterrorizada por uma quadrilha armada na madrugada de terça para quarta-feira. Os criminosos atacaram três agências bancárias da cidade, utilizando explosivos. Além disso, atiraram contra lojas, um batalhão da Polícia Militar e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estava desativada. um membro da Guarda Municipal que estava na UPA ficou ferido pelo vidro que quebrou de uma vidraça, mas passa bem.
Os bandidos fugiram em direção a Minas Gerais em ao menos oito veículos, mas dois dos carros foram encontrados e apreendidos pela polícia na zona rural. Dentro deles, foi encontrada munição ponto 50 e 762.
Uma hora de tiroteio aqui em Mococa. Acabou agora, por volta das 3:10, duas agências bancárias destruídas, segurança do UPA baleado e bandidos com metralhadora. Triste demais isso.. pic.twitter.com/7dufXMyLUl
— 🇧🇷Camila Vergueiro🇧🇷 (@Cavergueiro) April 7, 2021
#Madalena, presente!
Primeira vereadora travesti de Piracicaba, no interior de São Paulo, Madalena Leite foi assassinada na madrugada desta quarta-feira. Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar, o corpo foi encontrado com sinais de violência, por volta da meia-noite e meia, em sua casa. Madalena tinha 64 anos e foi a primeira vereadora travesti eleita na cidade, em 2012, com 3.035 votos, sendo a segunda mais votada. Ela era considerada uma grande liderança política e somava mais de 20 anos como líder comunitária. Nas eleições seguintes, em 2016, Madalena desistiu da candidatura à reeleição na Câmara de Piracicaba por problemas de saúde e por receber frequentes ataques racistas e homofóbicos nas redes sociais. Erika Hilton (PSOL), vereadora trans e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara da cidade de São Paulo, se manifestou: “Mais uma de nós que nos é tirada precocemente. Madalena, presente!”.
Lembro da Madalena da minha infância, que distribuía beijos e sorrisos, um ícone da cidade, símbolo de luta. Triste demais ela perder a vida assim :(
— Ana Coli (@anacoli) April 7, 2021
#Livro, um artigo de luxo
Mais um passo foi dado para o fim da isenção tributária de livros no Brasil. A Receita Federal atualizou o documento "Perguntas e Respostas" do projeto de fusão da PIS/Cofins a qual justifica a taxação sobre livros pois seriam artigos consumidos pela população mais abastada, com renda maior que 10 salários mínimos.
Assim, a Receita prevê que a arrecadação seria transferida à área da saúde e educação. Como contado pelo M@is em agosto do ano passado, a isenção é garantida por lei desde os anos 40. Além disso, outros produtos considerados de luxo, tais como lanchas, não são tributados no país.
lógica do ministro da economia: livros são itens de luxo logo só pessoas ricas lêem, então vamos tirar a isenção tributária dos livros só pra rico continuar lendo e os livros se tornarem mais inacessíveis as camadas populares!#DEFENDAOLIVRO
— duda athalar🍷 (@feysdarling) April 7, 2021
#Cabeça Branca
"Discreto" é um adjetivo que pode definir um dos maiores traficantes da história do Brasil. Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas Luiz Carlos da Rocha, o Cabeça Branca, construiu o império da cocaína no país. O narcotraficante mudou de nome, fez cirurgias plástica e conseguiu fugir da polícia por mais de 30 anos. Possuía experiência no contrabando desde a década de 1980, quando sua família comercializava café ilegal para o Paraguai. O domínio da logística de transporte facilitou a entrada do criminoso no narcotráfico.
A história do narcotraficante envolve corrupção policial, tortura e muito dinheiro. Os bens do criminoso são avaliados em mais de R$ 1 bilhão estão bloqueados pela Justiça. Cabeça Branca está preso desde 2017 e foi condenado a mais de 50 anos de prisão. O repórter da FOLHA Vitor Struck conversa com o jornalista Allan de Abreu, autor do livro-reportagem "Cabeça Branca: a caçada ao maior narcotraficante do Brasil". A conversa está disponível no FolhaCast.
*Supervisão Patrícia Maria Alves/Editora
***
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.