O Dia das Mulheres é uma data comemorativa oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de relembrar as conquistas das mulheres.

Um dos grandes marcos foi a passeata de cerca de 15 mil mulheres que aconteceu em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York. Elas exigiram melhores condições de trabalho, esta foi a primeira celebração do Dia Das Mulheres Nacional, nos Estados Unidos.

Em 1910, a política alemã Clara Zetkin propôs uma segunda conferência do Dia das Mulheres, voltado para as mulheres socialistas que também visavam melhores condições de trabalho. De acordo com alguns registros, a proposta da Zetkin se tratava de manifestações que aconteciam anualmente, cujo objetivo era a igualdade de direitos.

O dia 8 de Março, por si, só começou a ser associado ao movimento em 1917, quando um grupo de operárias foi às ruas para se manifestar contra a fome e a Primeira Guerra.

Em 1975, a ONU oficializou a data como o Dia Internacional Das Mulheres para lembrar suas conquistas, ao longo do tempo, como o direito ao voto, a lei Maria da Penha e posteriormente a lei de importunação sexual.

Pensando nos desafios que as mulheres enfrentam para conquistar seus direitos, a FOLHA separou algumas dicas de filmes e séries com personagens femininas empoderadas para elevar a energia neste dia. Confira!

1. Estrelas Além do Tempo (2016)

Durante o período da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética competiram pela liderança da corrida espacial e ao mesmo tempo a sociedade norte-americana teve que lidar com a divisão racial.

Esta situação é retratada no ambiente da NASA, por uma parte de funcionários serem mulheres negras, que são obrigadas a trabalharem distantes dos outros funcionários.

Neste ambiente trabalham três amigas Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que precisam provar suas competências diariamente, além de terem que lidar com o preconceito.

Onde Assistir: Disney.

2. Hebe- A Estrela Do Brasil (2019)

Hebe Camargo se tornou uma das maiores referências de apresentadoras na televisão brasileira.

Sua carreira foi marcada por diversas mudanças ao longo dos anos, principalmente depois que a apresentadora passou a gerenciar a própria carreira.

Onde Assistir: Telecine, Apple Tv, Youtube e Google Play Filmes- a partiir de R$7,90

Imagem ilustrativa da imagem 8M: Sete filmes com mulheres poderosas para você assistir hoje
| Foto: Divulgação

3. Valente (2012)

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota não tem vocação para seguir a vida que lhe foi traçada, ela prefere passar o seu tempo cavalgando pelas planícies selvagens da Escócia e praticando seu esporte favorito, o tiro ao arco.

Quando sua família organiza uma competição contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude.

Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que a garota imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

Onde Assistir: Disney.

4. Frida (2002)

Filme conta a história da pintora mexicana Frida Kahlo e seu casamento conturbado com Diego Rivera.

Onde Assistir: Apple Tv- a partir de 11,90

5. The Marvelous Mrs Maisel (2017)

Se formar na faculdade, arranjar um marido, ter duas ou três crianças e um apartamento em Manhattan elegante o bastante para oferecer os melhores jantares de Yom Kippur: Miriam "Midge" Maisel não queria muito mais que isso.

Mas a vida apronta para a jovem, e ela precisa depender do que mais consegue fazer bem. E a diferença entre dona-de-casa de elite e comediante stand-up num barzinho de hipsters não é tão assustadora assim.

Onde Assistir: Amazon Prime.

6. How To Get Away With Murder (2014)

Michaela, Wes, Laurel e Patrick são ambiciosos calouros de Direito da prestigiada academia East Coast Law School, onde apenas os melhores alunos podem participar de casos reais. Eles competem entre si para conseguir a atenção da carismática e sedutora Professora Annalise DeWitt, na aula de Direito Criminal 1, também conhecida como "Como Se Livrar de Um Assassinato".

Onde Assistir: Netflix.

7. Coisa Mais Linda (2019)

Coisa Mais Linda é ambientada na São Paulo, no final da década de 50, onde Maria Luiza Carone, uma moça conservadora e completamente dependente de dois homens: seu pai, Ademar, e o marido, Pedro. Sua vida toma um rumo completamente diferente quando Pedro desaparece ao viajar para o Rio de Janeiro a fim de montar um restaurante.

Maria Luiza, claro, segue os rastros do marido, e descobre que ele transformou o sofisticado negócio numa casa noturna. Em terras cariocas, a jovem descobre então um novo mundo na companhia de mulheres feministas e liberais e ao som da Bossa Nova.

Ela conhece Chico, um talentoso cantor tentando ganhar a vida com sua arte e Adélia, uma jovem negra moradora de uma favela que precisa enfrentar o racismo da elite carioca diariamente. Juntos, os três tentam abrir um clube de Bossa Nova para tentar realizar seus sonhos.

Onde Assistir: Netflix.

LEIA TAMBÉM:

+ Mulheres conquistam espaço em profissões dominadas pelos homens

+ Três mulheres de Londrina que fazem arte com muita identidade

+ Dia da Mulher: cento e poucos anos de voz