O texto dissertativo – argumentativo é um texto que exige do aluno a capacidade de defender um ponto de vista sobre determinado tema. Essa defesa deve ser feita com base em estratégias bem delimitadas. Sendo assim, é importante estudar para a prova de Redação do ENEM.

O aluno precisa desenvolver estratégia e repertório, isto é, como escrever e o que escrever. No Caderno Folha ENEM traremos algumas dicas sobre essa produção textual bem como alguns exercícios que podem lhe ajudar na construção de seu texto. Vamos tratar, no caso da Redação, dos seguintes aspectos do texto:

· Tese

· Introdução

· Desenvolvimento

· Conclusão

· Eixos temáticos

· Construção de repertório

TESE

Tese é o que o autor do texto quer defender por meio de sua argumentação. Trata-se de uma frase afirmativa que apresenta uma opinião ou ponto de vista a partir de determinado tema ou questionamento. Essa frase que representa a tese precisa ser comprovada por meio de argumentos. Alguns exemplos de tese são:

· A globalização gera desemprego.

· Palmadas não são meios válidos para educar crianças

· A má distribuição de renda gera desigualdade entre os homens.

Em resumo, todo texto de opinião é construído com base em uma tese que será defendida por meio de argumentos a fim de CONVENCER o leitor.

COMO FORMULAR UMA BOA TESE:

Para formular qualquer texto, o rascunho é importantíssimo, pois é nele que você planejará sua produção. Sendo assim, com respeito à tese, antes de tudo, siga os seguintes passos:

· Pergunte-se o que você pensa, qual a sua ideia sobre o assunto, o que você gostaria de mostrar ou provar sobre o tema ou questionamento apresentado na proposta da prova do ENEM.

· Depois, elabore uma frase completa que represente seu pensamento de forma clara e objetiva. Não produza uma frase que praticamente copie as mesmas palavras e a estrutura do questionamento apresentado na proposta ou no tema da Redação. Anote essa frase em seu rascunho!

· Ao produzir a frase mencionada no item anterior siga a seguinte estrutura: Sujeito, verbo e complemento. Fazendo isso a ideia a ser defendida ficará mais clara em sua mente.

Dica: Ao produzir a tese, faça um teste, experimentando completar a expressão “Pretendo mostrar que...”

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Redação

Vejamos um exemplo:

Tema: Globalização

Delimitação do tema: As relações entre o processo de globalização e o desemprego.

Teste: Pretendo mostrar que a globalização contribui para o aumento do desemprego.

Tese: A globalização contribui para o aumento do desemprego.

Note que a tese foi formulada com sujeito verbo e complemento. É importante que ela seja formulada assim, para que a frase formada tenha sentido completo e expresse um ponto de vista. Veja outro exemplo:

Tese: A globalização e o aumento do desemprego. (tese sem verbo)

Teste: Pretendo mostrar que a globalização e o aumento do desemprego (???)

Veja que ao construir uma tese sem seguir a estrutura (sujeito, verbo e complemento) ela fica sem sentido e não mostra o posicionamento defendido no texto.

Escolhida a tese, deve-se verificar se ela tem possibilidade de ser defendida. A tese não pode ser óbvia demais ou não proporcionará bom desenvolvimento para o texto. Sendo assim, ao formular a tese pense como você a apresentará em sua introdução e que argumentos você utilizará para defendê-la. Tudo isso precisa ser planejado no RASCUNHO DO TEXTO.

EXERCÍCIO 1:

Vamos exercitar, então, a formulação de teses. A seguir serão apresentados temas e a partir deles serão feitos questionamentos. Sua tarefa será produzir uma tese para cada um dos questionamentos:

1. Tema: Tecnologia

Questão: Qual a relação que podemos estabelecer entre tecnologia e oportunidade de trabalho?

Tese: ___________________________________________________________________________

2. Tema: Língua Portuguesa e Gramática

Questão: O uso da gramática deve ser exigido nas redações das crianças pequenas?

Tese: ___________________________________________________________________________

3. Tema: Vacinação contra coronavírus

Questão: Será que a vacinação contra o coronavírus é uma estratégia política?

Tese: ___________________________________________________________________________

4. Tema: Violência contra a mulher.

Questão: Qual a relação entre violência contra mulher e o avanço do feminismo?

Tese: ___________________________________________________________________________

5. Tema: Liderança

Questão: A liderança é algo natural ou precisa ser adquirida?

Tese: ___________________________________________________________________________

6. Tema: Tráfico de pessoas

Questão: Qual atitude podemos esperar das autoridades com respeito ao tráfico de pessoas?

Tese: ___________________________________________________________________________

INTRODUÇÃO

A introdução é a parte do texto em que o leitor deve se sentir engajado quanto ao ponto de vista a ser defendido e nela a tese deve ficar clara e evidente. Evite iniciar o texto com repetição do tema ou usando termos clichês tais como “Nos dias de hoje”, “Atualmente”, “Em nossa sociedade atual”, entre outros.

EXERCÍCIO 2:

Vamos conhecer as estratégias de construção de introduções por meio de trechos de texto. Abaixo serão apresentadas diversas introduções de textos que debatem acerca de um tema. A partir dele, as introduções darão pistas a respeito de determinada tese. Relacione as introduções a seguir com as estratégias do quadro abaixo:

TIPOS DE INTRODUÇÃO

· Enumeração de termos relacionados à tese/tema;

· Percurso histórico;

· Citação de autoridade;

· Citação a dados e números;

· Introdução questionadora;

· Ilustração;

· Definição de termo relacionado à tese/tema.

· Introdução “provocativa”

TEMA : Protestos no Brasil e a ação da polícia

Introdução 1

Quebra- quebra, gritos, palavras de ordem, anarquia, morte. Essas são algumas das palavras utilizadas nas manchetes de jornal referentes às manifestações constantes em nosso país. É cada vez mais inaceitável ouvir tais palavras e dizer que a polícia age com violência. Afinal, o que está acontecendo nas manifestações é a lei da ação e reação.

Estratégia:________________________________________________________________________________________

Introdução 2

Durante o período da ditadura, policiais e manifestantes entravam em confronto constantemente. Parece que a história se repete no Brasil de hoje, entretanto, há uma inversão incoerente no modo como as pessoas veem os atos da polícia. Para a maioria, os culpados pela repressão no período da ditadura são os governantes, por outro lado, toda a culpa, hoje, recai sobre os militares que arriscam suas vidas durante os protestos.

Estratégia: ________________________________________________________________________________

Introdução 3

Uma pesquisa feita pelos alunos de sociologia da UNICAMP revela que quase 70% dos brasileiros acredita que as ações da polícia são desnecessárias durante os protestos. Eles acreditam que os policias recebem ordens do governo para que hajam de forma violenta para fomentar a brutalidade e o quebra-quebra no meio das manifestações. Mas antes precisamos analisar quais foram os estopins nos confrontos entre polícia e manifestantes.

Estratégia: ________________________________________________________________________________

Introdução 4

Um país se mostra ainda mais democrático quando o povo exerce seu direito de poder protestar e lutar por aquilo que acha certo. Além disso, a democracia consiste na preservação do outro zelando pelo seu bem-estar e segurança. Será que a violência nos protestos não são uma violação da democracia? Aceitar passivamente atos de depredação é uma forma de apoiar o sistema democrático? Será que os policias estariam errados ao reagir a altura dos atos violentos de muitos arruaceiros?

Estratégia: ________________________________________________________________________________

Introdução 5

A democracia significa a plena liberdade de expressão e o pleno exercício dos deveres e principalmente dos direitos de cada cidadão. Porém, alguns têm se esquecido dos deveres e só pensam em seus direitos tanto que, ao lutar por aquilo que é seu, o povo, às vezes, invade o limite do outro, sendo necessária a intervenção pela força.

Estratégia: ________________________________________________________________________________

Introdução 6

A grama, em um jardim, muitas vezes é contida por uma barreira a fim de não crescer em ambientes com pedras e outro itens decorativos. Quando cada elemento de um jardim está em seu lugar, ele fica harmonioso e não prejudica o crescimento de nenhuma das plantas. Da mesma forma constitui-se a nossa sociedade, caso a população ultrapasse os limites dos seus direitos, ela precisará ser contida de alguma forma a fim de manter a harmonia e a ordem no país, formando um “belo jardim”.

Estratégia: ________________________________________________________________________________

Introdução 7

Recriminar a polícia pelas ações de repressão aos protestos ocorridos no Brasil significa aceitar que qualquer pessoa que chegue em nossa casa, tenha o direito de destruir nossa propriedade particular caso tenhamos feito algo que a prejudicasse, distorcendo, assim toda a Constituição e o Código Penal.

Estratégia: ________________________________________________________________________________

Introdução 8

De acordo com o antropólogo Marcelo Dias, especialista em conflitos humanos pela UnB (Universidade de Brasília), o homem é um animal de guerra e só aprenderá seus limites por meio da guerra e do conflito. A História da humanidade é a maior prova disso. O homem só evolui coma guerra. Será que somente os manifestantes, então tem o direito de protestar com “guerra”, sem que isso se estenda aos policiais?

Estratégia: ________________________________________________________________________________

EXERCÍCIO 3:

Leia o desenvolvimento e a conclusão de um texto de opinião a seguir e pesquise informações a respeito do movimento promovido pelo jogador Neymar representado pela hashtag #SomosTodosMacacos.

#Somos todos Macacos?

INTRODUÇÃO

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Não se deve, em nenhuma hipótese, banalizar a discriminação racial. O troco de Daniel Alves foi sanguíneo, sarcástico, mas precisa de um discurso forte e incisivo para complementá-lo.

Nós não somos macacos. Ninguém merece ser chamado de macaco sob o estigma da segregação racial. Isso é grave e nunca pode ser relativizado.

Será que Tinga, do Cruzeiro, deveria ter dado de ombros aos grunhidos racistas que seguiram seus passos no Peru e deixado pra lá? Ou que o árbitro Márcio Chagas, vítima de racismo no Rio Grande do Sul, não teria sido radical ao abandonar a carreira depois do episódio?

No mundo ideal, quanto menos falarmos sobre racismo, mais teríamos avançado como sociedade. Porém, definitivamente, estamos muito longe desse mundo ideal.

Enquanto isso, temos de protestar, sim, contra o racismo, a segregação, a discriminação racial. Gritar com todas as vozes e instrumentos diante de atos asquerosos como os sofridos recentemente por Neymar, Daniel Alves, Tinga, Arouca e Márcio Chagas. Só tiramos “o peso” do racismo quando o combatemos com vigor, quando admitimos que não alcançamos a era da democracia racial e, principalmente, cobramos sanções severas a quem enxerga o negro como um estranho, um bicho, não como ser humano.

A ironia é válida, mas a luta contra mais de um século de menosprezo vai muito além. Ignorar o preconceito ou debochar da estupidez do torcedor que atira uma banana ao gramado é dar as costas ao nosso passado de escravidão, que ainda se reflete em cores vivas no futebol, nas escolas, nas ruas, em nosso presente.

Neymar disse, em começo de carreira, que não se enxerga como negro.Talvez por isso a discriminação que sofre em alguns campos da Europa o faça preferir tratar o assunto com desdém ao agressor, em vez de assumir seu papel social como craque, adotar uma postura combativa – de fato – ao racismo e reivindicar punição às autoridades do futebol.

Desculpa aí, Neymar, mas não somos macacos.

(Breiller Pires. Disponível em: http://www.geledes.org.br/em-debate/colunistas/24430-nao-somos-macacos-por-breiller-pires. Acesso em 10 de mai. De 2014)

1. Descreva abaixo qual a tese defendida pelo autor do texto

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Um grande número de pessoas na internet aderiu ao movimento criado pelo jogador Neymar. O preconceito racial, no Brasil, ainda é um assunto que causa muita polêmica e defender uma ideia contrária a defendida pela companha #SomosTodosMacacos é uma atitude um tanto corajosa. Sendo assim, você deverá produzir uma INTRODUÇÃO PROVOCATIVA para o texto acima, a fim de corroborar para a tese defendida pelo autor.

Nós já sabemos o que é uma introdução, quais são os critérios para sua produção e quais estratégias utilizar na hora da escrita. Dentre os critérios para a produção da introdução, vimos que nela precisamos apresentar a tese ou pelo menos dar pistas a respeito do posicionamento a ser defendido.

DESENVOLVIMENTO

Já vimos que a tese é uma frase afirmativa que resume todo o posicionamento a ser defendido em um texto de opinião. Também aprendemos a introduzir um texto e analisamos quais as estratégias

para produzir uma introdução. Agora, vamos passar para a argumentação ou desenvolvimento de um texto argumentativo.

O QUE É UM ARGUMENTO?

Um argumento é a expressão de um raciocínio. Se um argumento é bem aceito, a tese tende a convencer. O argumento deve referir-se a algo próximo do leitor; assim a tese terá mais chances de ser aceita.

Vejamos um exemplo. Dada a questão “A pena de morte deve ser legalizada no Brasil?”, o autor do texto opina e constrói a seguinte tese: “A pena de morte não deve ser legalizada no Brasil”.

Observe que a tese é uma expressão do pensamento do autor do texto, e o pensamento é algo muito pessoal e “distante” do pensamento do leitor. Tanto é assim que alguém pode pensar: “Eu não acho, não concordo. Dê-me uma prova”.

Quando o autor escolhe um argumento, deve preferir algo mais próximo ou conhecido do leitor, algo mais concreto do que a tese. Desse modo, no caso da tese acima, o autor poderia argumentar afirmando: “pois sempre existe o risco de erro judiciário, muito comum no Brasil, o que levaria à morte de inocentes”. Esse é um bom argumento, pois é mais familiar do que a tese. O erro judiciário é de conhecimento geral. Todos já ouviram uma história em que a justiça cometeu um erro ao aplicar uma pena.

Para escrevermos textos de opiniões eficientes devemos sempre explicar os motivos de nossas convicções partindo do que o leitor aceita e daquilo com o que ele concorda. Bons argumentos baseiam-se, portanto, em fatos concretos, incontroversos e que não vão contra a lógica. Sendo assim, não devemos começar o texto sem planejar a estrutura, ou seja sem fazer o projeto com tese e argumento.

Projeto com tese e argumento (RASCUNHO)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Redação

ANTÍTESE E REFUTAÇÃO

A antítese é a tese contrária, ou seja uma ideia contrária à defendida pelo texto. É a opinião de quem discorda da tese defendida. É importante inclui-la no texto argumentativo (quando a proposta permitir isso) para que as objeções na mente do leitor sejam eliminadas, e assim ocorra mais facilmente o convencimento. Exemplo:

Tese: O sorvete é um bom alimento

Argumento: porque é refrescante

Antítese: Porém, segundo alguns nutricionistas, seu consumo não é recomendado.

Argumento contrário (argumento que defende a antítese): pois engorda.

Diante disso perceba um fato importante: em um texto argumentativo, ao se introduzir a antítese, não se pode simplesmente apresentar a ideia contrária sem mais nem menos. É importante atentar para o fato de que , se o autor inserir a antítese em um texto, deverá OBRIGATORIAMENTE refutá-la, ou o texto ficará incoerente.

Esquema para planejar sua argumentação e a antítese (RASCUNHO)

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Redação

CONVENCER X PERSUADIR

Imagem ilustrativa da imagem FOLHA ENEM| Redação

EXEMPLO:

Tese: Fetos sem cérebro não devem ser abortados.

Convencer Alguns bebês acéfalos sobrevivem por meses, demonstrando que têm possibilidade de vida (argumento lógico)

Persuadir à O direito à vida é sagrado. O homem deve encarar a morte e o sofrimento com desprezo.

TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO

1 – Argumento de autoridade:

Sempre que queremos defender uma ideia, procuramos pessoas ‘consagradas’, que pensam como nós acerca do tema em evidência. Apresentamos no desenvolvimento de nosso texto a menção de uma informação extraída de outra fonte.

Exemplo:

“ao se tratar da revolução tecnológica, deve-se levar em conta as ideias de Steve Jobs…”

2 – Argumentos baseados em um consenso

É o argumento que traz uma afirmação que representa consenso, incontestável. São mais utilizados quando se quer defender um ponto de vista, uma opinião, um argumento que é massificado; ninguém irá apelar contra, pois é conhecido universalmente.

Exemplo:

“A educação é a base do desenvolvimento. Os investimentos em pesquisa são indispensáveis, para que um país supere sua condição de dependência.”

3 – Argumento baseados em provas/ comprovação

Ao empregarmos os argumentos baseados em provas concretas, buscamos evidenciar nossa tese por meio de informações concretas, extraídas da realidade.

Exemplo:

“No caso do Brasil, homicídios estão assumindo uma dimensão terrivelmente grave. De acordo com os mais recentes dados divulgados pelo IBGE, sua taxa mais que dobrou ao longo dos últimos 20 anos, tendo chegado à absurda cifra anual de 27 por mil habitantes. Entre homens jovens (de 15 a 24 anos), o índice sobe a incríveis 95,6 por mil habitantes”.

4 - Argumentos de Raciocínio lógico/ Causa e consequência

A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.

Exemplo:

“O fumo é o mais grave problema de saúde pública no Brasil. Assim como não admitimos que os comerciantes de maconha, crack ou heroína façam propaganda para os nossos filhos na TV, todas as formas de publicidade do cigarro deveriam ser proibidas terminantemente. Para os desobedientes, cadeia.”

5 -Argumento de exemplificação/ Ilustração

A exemplificação consiste no relato de um pequeno fato (real ou fictício). Esse recurso argumentativo é amplamente usado quando a tese defendida é muito teórica e carece de esclarecimentos com mais dados concretos.

Exemplo:

“As mulheres antigamente se casavam muito cedo. Julieta, em Romeu e Julieta, de Shakespeare, não tinha nem 14 anos. Na Idade Média, 13 anos era a idade para o casamento das judias. E, no Império Romano, muitas se casavam com 13 anos ou menos.”

6 - Argumentação por Analogia/ Comparação

É o argumento que pressupõe que se deve tratar algo de maneira igual, situações iguais. Estabeleça comparação entre duas situações – se uma coisa é válida em uma, então é na outra, desde que lhes seja comparável.

Exemplo:

“Em relação à violência dos dias atuais, o Brasil age semelhante a uma noiva abandonada no altar: perdida, sem saber para onde ir, de onde veio e nem para onde quer chegar. E a questão que fica é se essa noiva largada, que são todos os brasileiros, encontrará novamente um parceiro, ou seja, uma nova saída para o problema”.

7- Argumentação por competência linguística

É adequar os argumentos conforme o público-alvo. O modo de dizer dá confiabilidade ao que se diz.

8 - Argumentação por retorção/refutação

O argumento por refutação ou retorção é quando se utiliza os próprios argumentos para destruí-los.

Exemplo:

“Podemos, entretanto, duvidar dessa afirmação: a economia norte-americana, centro da revolução tecnológica dos anos 90, registrou nesse período índices historicamente baixos de desemprego, o que contradiz o binômio: tecnologia e desemprego.”

EXERCÍCIO 4:

Os itens abaixo foram utilizados em outra atividade, quando você construiu uma tese para cada um deles. Agora sua tarefa será construir, em uma folha separada, um argumento para cada um dos itens a seguir, tendo em vista a tese que você construiu já produziu. Mãos à obra!!

1. Tema: Tecnologia

Questão: Qual a relação que podemos estabelecer entre tecnologia e oportunidade de trabalho?

2. Tema: Língua Portuguesa e Gramática

Questão: O uso da gramática deve ser exigido nas redações das crianças pequenas?

3. Tema: Vacinação contra coronavírus

Questão: Será que a vacinação contra o coronavírus é uma estratégia política?

4. Tema: Violência contra a mulher.

Questão: Qual a relação entre violência contra mulher e o avanço do feminismo?

5. Tema: Liderança

Questão: A liderança é algo natural ou precisa ser adquirida?

6. Tema: Tráfico de pessoas

Questão: Qual atitude podemos esperar das autoridades com respeito ao tráfico de pessoas?

ACESSE TAMBÉM:

FOLHA ENEM:

FOLHA ENEM - Provas de ciências da natureza e a atenção ao invisível
FOLHA ENEM 2020 - CADERNO 3 - CIÊNCIAS DA NATUREZA
Os quatro elementos e invenções históricas ainda têm espaço no Enem
ESPECIAL ENEM 2020- História e geografia são carro-chefe na prova de ciências humanas
ENEM 2020 - Ministério da Justiça monta sistema de acompanhamento do Enem
FOLHA ENEM | Caderno 2 - Ciências Humanas
FOLHA ENEM | Gabarito - Caderno 2 - Ciências Humanas
ENEM 2020: Candidatos devem estar antenados ao que acontece no Brasil e no mundo
SIMULADO ENEM| Uma ajuda especial da FOLHA e Colégio Marista para as provas do Enem 2020
FOLHA ENEM | Caderno 1 - Linguagens e Códigos
FOLHA ENEM | Gabarito - Linguagens e Códigos
HORA DE ESTUDAR! Folha de Londrina lança caderno especial com questões e conteúdos exclusivos para o Enem 2020