Imagem ilustrativa da imagem Fazer Enem como 'treineiro' é um bom preparo para quando chegar a hora do exame para valer
| Foto: iStock

Após terem a sua participação ameaçada para o Enem ( Exame Nacional do Ensino Médio) de 2021, com a justificativa de corte de custos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) manteve as inscrições dos candidatos na condição de "treineiros". Com apenas uma observação: o grupo terá acesso somente à prova impressa. Esta informação já constava no edital da prova. Outro diferencial é que as notas dos alunos que não terminaram o ensino médio são divulgadas 60 dias depois da liberação do acesso aos demais candidatos.

Uma via de mão dupla: enquanto o número de inscritos vêm caindo nos últimos anos, o índice de "treineiros" registrou aumento. No Enem 2020, foram 5.893.369 candidatos inscritos, com 592.994, o que representou quase 10% do total. Para 2021, a porcentagem ficou em 14,6%. No total, dos 3.080.471 inscritos, 445.270 farão a prova sem o objetivo de utilizar a nota para ingresso no ensino superior. Para se ter uma ideia da diminuição constante, em 2016 o Inep registrou 8,6 milhões de inscritos, e pouco mais de um milhão deles eram "treineiros".

Qualquer estudante do ensino médio pode participar do Enem como "treineiro", desde que finalize o ano letivo após 2021; ou então quem não está cursando ou não concluiu o ensino médio, mas que tenha menos de 18 anos. Já quem possui mais de 18 anos, deve fazer primeiro o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para concluir o ensino médio e só então se inscrever na próxima edição do Enem.

Por mais que fazer a prova nesta situação não esteja valendo um ingresso nas universidades, o professor do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, afirmou que o aluno deve aproveitar a experiência e levá-la o mais a sério possível. "O mais importante é o pós-Enem, em que o candidato poderá ver sua nota e perceber em qual área do conhecimento ele precisará estudar mais. "Não é somente para treinar e saber como vai funcionar no dia que estiver valendo, e sim para os estudos como um todo", destacou Castilho, que é coordenador do ensino médio do Marista

.

O professor indicou que em qualquer prova, a realização de simulados elaborados por terceiros é sempre uma boa pedida, mas que nada se aproxima de fazer o próprio Enem como treino. "Eles (simulados) ajudam a fazer com que o aluno se adapte a um processo seletivo. Porém, não se compara com a prova feita pelo Inep, pelo Ministério da Educação. Não é possível reproduzir (a prova) de forma totalmente fiel".

Castilho ainda busca acalmar os ânimos de quem está nesta situação. "A parte psicológica vale bastante. Se o candidato for mal na prova, não é o fim do mundo. É necessário avaliar o que foi abaixo do esperado para focar naquele conteúdo. É preciso ter consciência de que, para a prova, o "treineiro" não viu ainda todo o conteúdo no ensino médio. Ter uma visão diferente, de até onde o candidato conseguiu chegar naquela condição e buscar melhoras na prova 'pra valer'", finalizou.

Segundo o edital do Enem 2021, os candidatos treineiros estão submetidos às mesmas regras que os demais participantes.

OUÇA O PODCAST SOBRE TREINEIROS ABAIXO:

Folha de Londrina · FOLHA ENEM 2021 #3 - Vantagens de fazer o Enem como treineiro

ACESSE OUTROS CADERNOS E SIMULADOS AQUI

+| PODCAST | FOLHAENEM#02 - PROVAS AO ESTILO "TUDO JUNTO E MISTURADO"

***

+ CADERNO 1 - LINGUAGENS| FAÇA O SIMULADO DE QUESTÕES

+ | PODCAST | FOLHAENEM#01 - ENEM 2021 EM CENÁRIO MAIS TRANQUILO

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.