Imagem ilustrativa da imagem ESPECIAL ENEM 2020- História e geografia são carro-chefe na prova de ciências humanas
| Foto: iStock

A prova de ciências humanas e suas tecnologias do Enem 2020, que será aplicada no primeiro dia (17 de janeiro de 2021 para a versão impressa e 31 de janeiro na versão digital), envolve quatro disciplinas: história, geografia, filosofia e sociologia. Sendo que as duas primeiras vêm ditando o ritmo ao longo das 45 questões nos exames anteriores.

"Mesmo sem uma proporção exata de distribuição das disciplinas na prova, nós professores temos acompanhado uma maior presença de história e geografia nas questões", apontou o coordenador de ensino médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho.

O professor comentou que a tônica da prova de ciências humanas se concentra em um fato histórico ou temática que repercute nas diferentes épocas e nos dias atuais. "Na hora dos estudos o aluno deve buscar essas semelhanças e analisar como esse fato se desdobrou ao longo da história da humanidade". Um exemplo foi a questão agrícola. "Parece própria da geografia, mas tem a relação com a história, com a mais-valia de Marx (sociologia e filosofia)". As temáticas em comum do mesmo assunto, diz Castilho, ressaltam a natureza interdisciplinar do Enem.

Marx, inclusive, vem sendo figurinha carimbada nas últimas edições do Enem. “Os alunos devem ficar atentos a isso porque nem sempre são questões baseadas nas suas teorias e/ou concepções, mas sim uma simples menção no enunciado, que pode mudar a direção das alternativas", completou.

As mais pedidas

Na disciplina de história, o professor chama a atenção para a história do Brasil. "Os alunos vêm sentindo dificuldade nesse tema porque muitas vezes ficam presos em temas da atualidade como a geopolítica mundial e não prestam muita atenção na história do próprio país, principalmente na sua fundação. Uma questão que apresenta uma obra de arte que retrata um determinado período histórico e o aluno precisa fazer uma leitura daquele momento. Isso tem sido muito recorrente", alertou.

Já assuntos variados marcam a abordagem na geografia. "A economia em si, problemas ambientais e até mesmo a disputa entre as potências Estados Unidos e Rússia, desde a guerra fria até os dias de hoje". "Dialogando entre si", nas palavras do professor, filosofia e sociologia quase se tornam uma disciplina só, focadas nas relações humanas, construção do conhecimento e participação do indivíduo na sociedade.

Sem espaço para a chamada “decoreba”, a prova de ciências humanas exige do candidato a compreensão dos elementos que constituem e dão identidade às instituições sociais, culturais e políticas, acrescentando as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e de poder, além de entender o avanço tecnológico e seu impacto na vida social em diferentes contextos, sejam eles sociais ou econômicos.

ACESSE AQUI O SEGUNDO CADERNO DE QUESTÕES CIÊNCIAS HUMANAS - FOLHA ENEM | Caderno 2 - Ciências Humanas

ACESSE TAMBÉM:

FOLHA ENEM:

ENEM 2020: Candidatos devem estar antenados ao que acontece no Brasil e no mundo
HORA DE ESTUDAR! Folha de Londrina lança caderno especial com questões e conteúdos exclusivos para o Enem 2020
SIMULADO ENEM| Uma ajuda especial da FOLHA e Colégio Marista para as provas do Enem 2020
FOLHA ENEM | Caderno 1 - Linguagens e Códigos
FOLHA ENEM | Gabarito - Linguagens e Códigos