| |

Folha Enem 5m de leitura

ENEM 2020 - Ensino fundamental é base para ir bem na prova

Professor do Colégio Marista ressalta que o Enem já teve prova com 40% do total de questões sobre temas ensinados no fundamental

ATUALIZAÇÃO
11 de novembro de 2020

Edson Neves/Especial para a FOLHA
AUTOR

Não leve ao pé da letra a sigla ‘Enem’: o Exame Nacional do Ensino Médio não cobra, única e exclusivamente, disciplinas trabalhadas do 1º ao 3º ano.

O coordenador de ensino médio do Colégio Marista de Londrina, professor Nilson Douglas Castilho, chamou a atenção para a quantidade de questões que são ensinadas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, e que já foram conteúdo do exame. “Já acompanhamos provas que tiveram mais de 40% do seu total de questões sobre temas ensinados lá no ensino fundamental. Não adianta dizer que foi um milagre feito no ensino médio. Uma boa preparação para o Enem começa desde pequeno. Se o aluno não tiver uma boa base de conteúdo nesta fase, o caminho nas séries finais da vida escolar será muito mais árduo”.

Um exemplo dado por Castilho diz respeito às ciências da natureza, cuja prova será aplicada no segundo dia. “Na disciplina de biologia, é muito cobrado a parte de ecologia. E você só vê esse conteúdo no primeiro ano do ensino médio. A não ser em forma de revisão para o exame, dificilmente o aluno terá a chance de estudar o tema outra vez”.

A dica do professor é para que aluno conheça seus “pontos fracos” no sentido pedagógico. “No momento dos estudos, o candidato precisa identificar quais são suas lacunas. Isto é, quais conteúdos ele precisa reforçar o conhecimento. Seja do (ensino) fundamental ou médio, porque o Enem vai exigir conteúdos de toda a sua vida escolar”, concluiu.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS