A internet faz parte da vida dos adolescentes e pode contribuir com os estudos, mas é preciso cuidado
A internet faz parte da vida dos adolescentes e pode contribuir com os estudos, mas é preciso cuidado | Foto: IsTOCK

Não há como negar que grande parte dos adolescentes brasileiros estão inseridos no mundo online. De acordo com o levantamento recente TIC Kids Online Brasil, desenvolvido pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), em 2021, 78% dos usuários da internet entre 9 e 17 anos acessaram algum tipo de rede social.

LEIA TAMBÉM: Avaliação do Enem é preparada para identificar ´chutes´ na prova

A pesquisa também aponta que 93% dos brasileiros nesta faixa etária acessam a internet, o que corresponde a 22,3 milhões de pessoas. A rede social mais utilizada no ano anterior foi o TikTok, representando 34% do grupo analisado, em seguida ficou o Instagram (33%) e o Facebook (11%).

Se por um lado os pais tendem a se preocupar com a distração que os dispositivos podem causar, por outro, conteúdos digitais podem ser grandes aliados nos estudos e, principalmente, na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O grande diferencial dos conteúdos educacionais disponíveis nas plataformas online, como YouTube, Instagram e TikTok é o fato de que esses conteúdos são produzidos para prender a atenção do aluno e ajudá-lo a ter uma melhor compreensão do que está sendo proposto.

Os conteúdos digitais podem ser grandes aliados nos estudos e, principalmente, na preparação para o Enem
Os conteúdos digitais podem ser grandes aliados nos estudos e, principalmente, na preparação para o Enem | Foto: IsTOCK

O professor e coordenador do ensino médio do Colégio Marista de Londrina, Nilson Douglas Castilho, destaca que apesar de válidos, é importante ter cuidado. “Existem muitos canais de professores no YouTube e nas redes sociais que são válidos, principalmente porque costumam ser atrativos para ajudar o aluno a fixar melhor o conteúdo, mas é importante filtrar e se atentar a confiabilidade desses canais”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Livros de ficção podem ajudar estudantes na preparação para o Enem

O mesmo vale para o uso das redes sociais para se informar sobre questões da atualidade. Castilho reforça a importância de acessar sempre veículos e canais verificados e com a credibilidade comprovada. O Colégio Marista tem à disposição dos alunos e estudantes de toda a comunidade, o Marista Lab, uma plataforma online multimídia com conteúdos digitais de diversos assuntos, incluindo dicas para o Enem.

Para conferir, basta acessar https://maristalab.com.br/. Além dos estudantes em fase de preparação para o Enem e vestibulares, os pais também encontram conteúdos e informações sobre temas relevantes que permeiam a criação dos filhos nos últimos tempos, inclusive, um podcast disponível nas principais plataformas de áudio

Faça os simulados do FolhaEnem, projeto da Folha de Londrina em parceria com o Colégio Marista:

Caderno 3- Ciências da Natureza

Caderno 2 - Ciências Humanas

Caderno 1 - Matemática