Terminou neste sábado (26) o prazo para registro de candidaturas para as eleições municipais em todo o país. Em Londrina, a única surpresa foi a desistência do deputado federal Filipe Barros (PSL) em disputar a Prefeitura. O partido tinha realizado convenção no dia 16, mas de última hora optou por indicar a professora aposentada Vera Eunice para ser vice-candidata à prefeita na chapa do Republicanos, que terá o vereador Junior Santos Rosa como candidato a prefeito.

Em entrevista à FOLHA, o deputado Filipe Barros (PSL) disse que tem boa relação com o Republicanos, partido que foi eleito vereador em Londrina em 2016. Ele informou que a decisão de não sair candidato foi estudada com a base de apoio dele em Londrina e com lideranças do Governo Federal. "Foi também uma construção feita entre o PSL com a executivas municipal e estadual do Republicanos."

Imagem ilustrativa da imagem Filipe Barros desiste de disputa e PSL indica vice de Junior Santos Rosa
| Foto: Divulgação/PSL

Desde o ano passado, Barros estava em litígio com o PSL e trabalhava para construção do Aliança Pelo Brasil, legenda que estava sendo criada para abrigar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entretanto, o deputado se reaproximou do PSL no começo de setembro e se lançou pré-candidato. "Sempre me coloquei a disposição inclusive para o Bolsonaro. Mas conversando com algumas lideranças, como a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, e com o próprio presidente, decidimos focar no nosso trabalho defendendo as pautas do governo em Brasília."

Junior Santos Rosa diz que a composição do Republicanos com PSL é natural porque o partido já compõe base do governo Bolsonaro. "A vice foi indicação do PSL e a professora Vera Eunice já seria a possível vice do Filipe", pontuou.

10 candidatos

Com a saída do deputado, o município terá 10 candidatos a prefeito: o empresário Alvaro Junior (PV); o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT); o deputado Boca Aberta (Pros); o advogado Carlos Scalassara (PT); o delegado Águila Misuta; o vereador Junior Santos Rosa (REP); o prefeito Marcelo Belinati (PP); o sociólogo Marcio Sanches (PCdoB); o empresário Marcio Stamm (Podemos); e o deputado estadual Tiago Amaral (PSB).

CONTINUE LENDO:

Ibiporã tem crescimento de 150% no número de candidatos a vereador

Confira a lista completa dos candidatos a vereador com partido e número

Londrina tem número recorde de candidatos a vereador