Mãe é mãe.

Toda criança acredita que sua mãe sempre deve ser considerada elemento de primeira necessidade.

Toda criança enxerga sua mãe como a melhor mãe do mundo. Independente do lugar onde ela esteja.

Tem mãe próxima e tem mãe distante.

Tem mãe que vive no quarto ao lado. Tem mãe que mora em outra cidade.

Também tem mãe que reside em outro país ou que sumiu no mundo.

LEIA MAIS

Fábulas de Esopo na versão de Tolstoi para crianças

Em “A Melhor Mãe do Mundo”, a poeta cearense Nina Rizzi apresenta a história de uma criança que considera sua mãe a maioral.

Aquele tipo de mãe que sabe fazer 10 tipos diferentes de aviões de papel. Aquela mãe que faz aquele feijão mais delicioso da face da Terra. Aquela espécie de mãe que coloca o cobertor quentinho no melhor momento do sono. Aquela mãe que consegue fazer as maiores bolhas de sabão do Universo.

Narrado pela voz da infância, “A Melhor Mãe do Mundo” mostra como toda criança considera a mãe uma figura essencial. Seja de longe. Seja de perto.

Lançado pela editora Companhia das Letras com ilustrações de Veridiana Scarpelli, o livro infantil revela que mesmo em ausência, as mães sempre estão por perto.

Não existe um lugar específico para a maternidade. Ela pode acontecer em todos os lugares. Ela pode possuir variadas formas e maneiras diversas. No caso da criança narradora de “A Melhor Mãe do Mundo”, a mãe está privada de liberdade. Vive por um período em situação de cárcere.

Os encontros acontecem nos dias de visita, dentro de uma penitenciária. Com direito a abraços, afagos e aconchegos.

Assim como o afeto da mãe se apresenta como incondicional, o afeto da criança se revela igualmente incondicional. Independente do lugar e da situação.

Trata-se do primeiro livro da literatura infantil brasileira a tratar de um tema repleto de sutilezas, preconceitos, complexidades e invisibilidades. Aos olhos da infância, mãe é mãe. O melhor lugar do mundo. Seja perto. Seja longe.

Imagem ilustrativa da imagem Uma mãe longe de casa, uma história em livro infantil
| Foto: Veridiana Scarpelli/ Divulgação

Serviço:

“A Melhor Mãe do Mundo”

Autor – Nina Rizzi

Ilustrações – Veridiana Scarpelli

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 32

Quanto – R$ 44,90