No último dia 11 de agosto, o mundo perdeu o ilustrador francês Jean Jacques Sempé, criador de um dos personagens mais simpático da literatura infantil, o menino Nicolau. Falecido aos 89 anos de idade, Sempé foi um dos ilustradores mais adorados mundo afora.

O personagem apareceu pela primeira vez em 1959 no livro “O Pequeno Nicolau”. Criado por Sempé em parceria com René Gocisnny, Nicolau era um garotinho que, em suas atividades cotidianas, não entendia muito bem as ordens e ações dos adultos. Um menino que, em casa, ou na escola, criava atrapalhadas situações carregadas de bom humor.

LEIA MAIS

O outro lado do lobo mau

No mesmo ano, em 1959, René Gocisnny (1926 – 1977) havia criado em parceria com o quadrinista francês Albert Uderzo (1927 – 2020) outro personagem que se tornaria um fenômeno das histórias em quadrinhos: Asterix. Publicado em mais de 40 países, “O Pequeno Nicolau” (“Le Petit Nicolas” em francês) chegou ao Brasil em 1997, lançado pela editora Martins Fontes. Atualmente encontra-se em sua 5ª edição.

As peripécias bem humoradas do garotinho rendeu uma série com 6 volumes além do título original: “O Pequeno Nicolau e Seus Colegas”, “As Aventuras do Pequeno Nicolau”, “As Férias do Pequeno Nicolau”, “O Pequeno Nicolau no Recreio”, “A Diversão do Pequeno Nicolau” e “Os Vizinhos do Pequeno Nicolau”.

Sempé também criou obras infantis atuando tanto como ilustrador quanto como escritor. Algumas delas foram publicadas no Brasil pela extinta editora Cosac Naify: “Marcelino Pedregulho”, “Senhor Lambert” e “Raul Taburin”.

Para criar o pequeno Nicolau, Sempé dizia que havia se inspirado em sua conturbada infância onde não teve a oportunidade de viver aquilo que todas as crianças devem viver. Afirmava que, na figura de Nicolau, inventava uma infância que não teve a oportunidade de vivenciar.

.
. | Foto: Sempé/ Divulgação

Serviço:

“O Pequeno Nicolau”

Autor – Sempé e Goscinny

Editora – Martins Fontes

Tradução – Luis Lorenzo Rivera

Páginas – 136

Quanto – R$ 59,29

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link