Os livros são povoados de figuras e personagens. Podem ser pessoas, animais ou plantas.

Geralmente elas permanecem presas nas páginas, impressas e grudadas no papel.

Podem ser palavras ou imagens.

Mas em algumas situações elas podem escapar, sair das páginas e ganhar o mundo. Como em “O Lobo Que Caiu do Livro”, livro infantil do escritor belga Thierry Robberecht e publicado pela editora Martins Fontes.

Com ilustrações Grégoire Mabire, a obra narra a história de um personagem que, por acidente, acabou saindo de dentro de um livro.

O caso aconteceu no quarto da menininha Zoe, quando um livro da estante caiu no chão. Com o impacto da queda, um lobo que fazia parte da história saiu de suas páginas.

Aquele tipo de lobo ameaçador, todo peludo, com dentes enormes e unhas afiadas. Um bicho que, de repente, estava fora de seu lugar, em outro ambiente. Estava fora de seu livro e fora de sua história.

Para complicar a situação, no quarto dormia o gato de estimação de Zoe. Um bicho que logo acordou e lambeu os beiços ao ver um lobo do tamanho do desenho do livro. Do tamanho de um rato perdido pelo quarto.

“O Lobo Que Caiu do Livro” traz o jogo de gato e rato transformado em jogo de gato e lobo. E inverte as forças do jogo. Coloca um personagem assustador em estado de fragilidade. Procurando se livrar dos afiados dentes e das grandes garras do gato, o

lobo tenta voltar ao livro de onde saiu. Mas entra na página errada a acaba expulso.

Tentando fugir do gato, o lobo entra nos mais variados livros da estante. Sempre procurando abrigo em alguma história. Mas em nenhum deles encontra aconchego.

Simplesmente não cabe em conto algum.

Numa das tentativas desesperadas, entra num livro em que uma menina de chapéu vermelho está esperando um lobo que nunca apareceu. Então a mágica da narrativa dos contos de fadas acontece.

“O Lobo Que Caiu do Livro” revela que histórias infantis tradicionais possuem contexto. Assim como situações variáveis, entendimentos amplos, imaginação diversa e subjetividade expandida.

Livros são povoados por figuras e personagens. Podem ser gatos, dragões, anjos, bruxas, lobos, meninas de chapéu vermelho e outras coisas mais. E também de alguém sempre tentando entender o lugar das coisas. Seja fantasia ou realidade.

Imagem ilustrativa da imagem O outro lado do lobo mau
| Foto: Ilustração :Grégoire Mabire/ Reprodução

Serviço:

“O Lobo Que Caiu do Livro”

Autor – Thierry Robberecht

Ilustrações – Grégoire Mabire

Editora – Martins Fontes

Tradução – Lara Borriero Milani

Páginas – 32