Dormir parece ser fácil. Basta deitar e fechar os olhos e então o sono acontece instantaneamente.

Mas, em alguns casos, ele não acontece tão fácil assim. O sono pode se enrolar para chegar. Pode criar um monte de argumentos e desculpas para ser adiado e novamente adiado.

LEIA MAIS

Livro infantil traz parlendas do absurdo

Certa noite, uma foca, um jacaré, um pelicano, um burrico, uma raposa e um porco-espinho estavam deitados na cama para dormir.

Mas como o sono pode ser enrolado, a foca logo pulou da cama para fazer xixi. Em seguida o jacaré levantou para escovar os dentes. Logo o pelicano fez o mesmo para beber água.

O burrico, logo na sequência, também saiu da cama para coçar as orelhas. Em seguia a raposa se levantou para buscar seu ursinho de pelúcia. E por último, o porco-espinho pulou da cama porque não queria dormir sozinho.

Essa lendária arte infantil de adiar o sono está expressa em “Muito Cansado e Bem Acordado”, livro infantil da ilustradora alemã Susanne Straber.

Publicado pela editora Companhia das Letrinhas, a obra brinca com as artimanhas, justificativas e desculpas que as crianças pequenas utilizam para adiar a hora de dormir.

Aquele momento em que, mesmo cansadas, as crianças se recusam a fechar os olhos. Aquele momento em que evitam se entregar aos abraços do sono.

Autora de obras infantis como “Bem Lá no Alto”, “Baleia na Banheira” e “A Raposa Vai de Carro”, Susanne Straber utiliza a estratégia da repetição em sequência para seduzir leitores e ouvintes pequenos.

No final da história de “Muito Cansado e Bem Acordado”, a foca, o jacaré, o pelicano, o burrico, a raposa e o porco-espinho invadem a cama de uma criança adormecida. Para conseguir voltar a dormir, ela precisa colocar os bichos novamente nos braços do sono. E para isso cria uma artimanha nova e completamente inesperada.

Imagem ilustrativa da imagem Livro infantil trata da arte de adiar o sono
| Foto: Susanne Straber/ Divulgação

Serviço:

“Muito Cansado e Bem Acordado”

Autora – Susanne Straber

Editora – Companhia das Letrinhas

Páginas – 28 (capa dura)

Quanto – R$ 49,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link