As novidades não assustam o estudante 2º ano do Ensino Médio, Rickelmy Felix da Silva, 16 anos. Menor aprendiz, conquistou a primeira oportunidade de trabalho como analista de Suporte de Tecnologia da Informação em uma empresa de comunicação há cerca de um ano e meio e considera que foi uma experiência muito importante. "Eu sou tímido, falei desde o começo, mas acredito que dei conta do recado", resume.

Rickelmy Felix da Silva, 16 anos: "Sei que o estudo é um investimento para a vida toda"
Rickelmy Felix da Silva, 16 anos: "Sei que o estudo é um investimento para a vida toda" | Foto: Walkiria Vieira

Aluno do Colégio Estadual Professora Roseli Piotto Roehrig, localizado no conjunto Habitacional José Giordano, Rickelmy está lá desde o 6º ano do Ensino Fundamental II e conhece a maioria dos colegas de sala. De manhã estuda, à tarde está no estágio e à noite acompanha a família na igreja. Aliás, foi por meio de uma pessoa da igreja que participou do processo seletivo para o atual cargo. Bom observador, encontra também na leitura sagrada lições de interpretação e analisar as construções gramaticais.

Como você vê a situação das escolas públicas hoje?

Procuro não fazer comparação com a condição de outras escolas e como os estudantes das particulares estão sendo preparados. Faço o meu melhor, mas por outro lado penso que existem diferenças na estrutura das próprias escolas públicas e isso não deveria acontecer, pois o potencial de um aluno, seja morador do centro ou da periferia, pode ser o mesmo e o investimento na educação também deveria ser igual.

Quais seus planos para o futuro?

Ano que vem vou encarar o Terceirão. Será um ano de mais reflexões e decisões. Vou sentir saudade do intervalo, é a hora que jogamos tênis de mesa e relaxamos um pouco. A biblioteca da escola também reúne boa parte da turma. Tenho vontade de fazer Educação Física, é um campo amplo. Ao mesmo tempo, agora no estágio, despertei mais para a Tecnologia.

Quais disciplinas fazem a diferença para você?

As aulas de Sociologia, a professora também é psicóloga e dia desses acredito que ela percebeu que eu estava cansado.Deitei a cabeça na carteira, ela foi até mim e me abraçou. Isso fez eu pensar como se importa com nós alunos. Alguns colegas pararam de estudar e só trabalham. Nesse momento, o dinheiro pode tirar o foco do estudo, mas sei o quanto a educação será importante para minha vida toda.

LEIA MAIS:

Cidade debate situação de moradores de rua

CIDADANIA - Calouros da UEL ajudam creche em Londrina