A vida universitária para muitos ingressantes nos cursos do CTU (Centro de Tecnologia e Urbanismo) da UEL (Universidade Estadual de Londrina) começou de forma inesperada. Com o “trote solidário”, eles participaram, na primeira semana de aulas, de ações em prol da comunidade como uma forma de integração entre as turmas e um exercício de cidadania.

Imagem ilustrativa da imagem CIDADANIA - Calouros da UEL ajudam creche em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo FOLHA

Essa recepção envolve a Atlética 21 de Agosto e é organizada por estudantes do 2º ano dos cursos de engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia agronômica e arquitetura e urbanismo, que compreendem que “o trote vexatório, a partir de ‘brincadeiras’ e exposição dos novos alunos, não agregam em nada. E a ideia de ir para a comunidade externa é porque muitos não têm a noção de mundo além do que estão acostumados a viver”, conta Giovanna Alves Clementoni, que acompanhou um grupo de 30 novos alunos do curso até o conjunto Mister Thomas (zona leste). A “missão” dada aos novos universitários era doar 21 litros de tinta e promover brincadeiras com as 60 crianças atendidas no CEI (Centro de Educação infantil) Guiomar Moreira.

“Estamos muito felizes com essa iniciativa porque ficamos meio que isolados no bairro e essa falta de visibilidade acaba tornando as ações voluntárias quase que raras por aqui.Se todos pensassem e agissem assim, muitas instituições como a nossa seriam ajudadas”, comentou a diretora Rosimeire Mangili.

SALVE A IMAGEM E IMPRIMA PARA UTILIZAR EM SALA DE AULA

Imagem ilustrativa da imagem CIDADANIA - Calouros da UEL ajudam creche em Londrina
| Foto: Folha Arte

LEIA MAIS:

A voz potente da mulher brasileira

Olhares fotográficos entre 'Nós"