Você já comeu chicória? Eu, particularmente, não me lembrava de ter tido a oportunidade de experimentar esse vegetal. Fui conhecê-lo anos atrás, numa propaganda de televisão não me lembro do quê, que ironizava a chicória mostrando uma criança esperneando no supermercado pedindo para a mãe levar a hortaliça. Até que, dias atrás, meu pai apareceu com o vegetal em casa, dizendo ter comprado folhas de mostarda. Não era. Era chicória! Um pouco amarga, num aspecto enrugado. Mas, muito gostosa, por sinal. E, enfim, agora posso dizer que comi chicória!

Pesquisando sobre, descobri que a chicória também é conhecida como escarola. Daí, talvez, haja mais familiaridade. Já perdi as contas de quantas vezes degustei quiches de escarola, com ou sem bacon. Entretanto, com a escarola refogada, fica difícil reconhecê-la por aí. Além do que o sabor fica diferente se consumida refogada ou em forma de salada, como fiz recentemente. Eu costumo temperar o vegetal apenas com azeite e pouco sal, ás vezes com lemon pepper, um tempero que eu amo!

Aliás, qualquer salada gosto de temperar assim. Não uso vinagre. Nem limão. De vez em quando, acrescento um queijo parmesão, quando minha leve intolerância à lactose permite. Das saladas que eu mais gosto, as folhas verdes mais amargas são minhas preferidas. Rúcula, agrião, acelga e almeirão, por exemplo. Gosto de alface, mas, dispenso. Seja de folhas verdes ou roxas. De qualquer forma, gosto de salada! Dizem que os italianos têm o costume de comer a salada depois da refeição, uma maneira de ajudar a limpar o paladar. Gosto de acompanhar com vinho, principalmente, uma tacinha de branco ou rosé. Não é sempre, infelizmente.

De qualquer maneira, seria legal incluir mais folhas na nossa dieta. De modo especial a chicória, que é originária da Índia ou, como alguns defendem, da China ou do Egito. É parente da alface, da alcachofra (deliciosa, aliás) e do almeirão. E tem muitos benefícios. De baixo teor calórico, combina muito bem com dietas de emagrecimento. Além disso, é uma fonte rica em potássio, tal qual de vitaminas A, C e do complexo B. Então, o que é que estamos esperando para comer mais chicória nessa vida?

Senão na salada, a chicória pode ser combinada com diversas receitas. Uma rápida pesquisa na internet nos ensina a incluí-la no spaghetti, como recheio de salgados e tortas, misturar com legumes, refogar, colocar no omelete, no quibe e até no camarão, caranguejo ou outro peixe. E aí, qual vai ser a pedida?

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link