|
  • Bitcoin 121.475
  • Dólar 5,0599
  • Euro 5,2211
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 28/07/2022, 00:56

Trilogia 'O Segredo' contém ficção e reflexão social

Primeiro livro da trilogia de Valdemir Leonarde, autor de "Os Sócios do Presidente", será lançado nesta quinta-feira (28), em Londrina

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 28 de julho de 2022

Walkiria Vieira - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Muitos são os atributos da natureza. Seus recursos e princípios ativos para fabricação de fármacos servem de referência e desvendar o segredo por detrás de fenômenos que acontecem em uma fazenda passa ser uma das missões do agrônomo César, protagonista da obra "O Segredo: a força da Ergônia", do escritor e psicólogo Valdemir Leonarde, publicado pela Editora Engenho das Letras, com lançamento nesta quinta-feira (28).

LEIA MAIS

Livro traz memórias afetivas do sul de Minas

Livro aborda as startups e o engodo do universal digital

Marcado por passagens tensas e emocionantes, o romance destaca em seu título e enredo a Ergônia, nome criado para a suposta substância a ser pesquisada por César,  como símbolo de vigor, força e um mistério a ser desvendado nas 478 páginas da obra. Também entram como pano de fundo a inclinação do protagonista e agrônomo para com o trabalhador rural - quando em determinado momento os trabalhadores da fazenda vizinha se deparam com uma situação de dificuldade. Cesar se comove, exerce papel fundamental e traz perspectivas aos trabalhadores. 

Aventuras, surpresas, amor e humor estão em "O Segredo: a força da Ergônia". Após César concluir seu curso de agronomia com muita dificuldade, ele faz especialização na França e se torna enólogo. Em seguida consegue estágio na região do Loire (França) onde fabricavam vinhos orgânicos, experiência que lhe abre novos horizontes e o contrato para montar e colocar em funcionamento uma vinícola orgânica no sul do Brasil.

Mas, assim que coloca seus pés na fazenda é surpreendido por estranhos fenômenos. Informado que se tratava da oitava maravilha e que colocavam nele a esperança de desvendar a origem daquele segredo, vê seu trabalho tomando novos rumos. Tudo se complica, ainda mais, quando conhece a linda sobrinha da fazendeira. Quando César acreditou que sua vida poderia melhorar, uma teia de interesses escusos surge, colocando tudo em risco.

Escrito em 2002, o romance é parte de uma trilogia e aborda ainda a falta de incentivo ao pequeno agricultor, os cuidados necessários com o ambiente,  a ambição desenfreada do ser humano e os relacionamentos contemporâneos, em que as pessoas são tratadas como objetos descartáveis. "Como em todo romance, o enredo está envolto nas questões do amor", explica o autor.  "O que um homem é capaz de fazer, sem se perder, para ficar com o grande amor de sua vida?", indaga Valdemir Leonarde. 

Em fase de produção, o segundo livro aborda  a questão da exploração de minério no Brasil,  jogos de interesses e a exploração de alguns líderes religiosos, diante da fragilidade humana. Segundo o autor, o  terceiro título será dedicado a questão da indústria farmacêutica, juntamente com a necessidade de as pessoas se manterem jovens e suas possíveis consequências, 

. .
. |  Foto: Reprodução
 

SERVIÇO:

Lançamento do livro "O Segredo: a força da Ergônia"

Autor: Valdemir Leonarde. 

Editora: Engenho das Letras

Quando: quinta-feira (28), às 19 horas

Onde:  Som Tam Cozinha Asiática - Shopping Aurora, Londrina 

Valor: R$ 65,00

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.