|
  • Bitcoin 102.450
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 21/05/2022, 00:07

Tirinhas do Theo contam a história do rock de forma interativa

Em iniciativa inédita, os quadrinhos publicados pela FOLHA disponibilizam o acesso a vídeos de roqueiros famosos por meio de QR Code

PUBLICAÇÃO
sábado, 21 de maio de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Michele Müller
menu flutuante

O cartunista Marco Jacobsen tem contado a história mundial do rock de uma forma inédita e interativa. Nas tirinhas do personagem Theo, produzidas por ele e publicadas diariamente pela FOLHA, o artista visual tem resgatado a biografia dos maiores roqueiros de todos os tempos.

As descobertas musicais do adolescente protagonista dos quadrinhos são compartilhadas com os leitores do jornal que, por meio de QR Code que acompanha as publicações, têm a oportunidade de assistir pelo telefone celular aos vídeos dos artistas citados por ele.  

“As aventuras do Theo são inspiradas em meu filho, que assim como o personagem entrou na adolescência. Percebi que nessa fase de grandes descobertas ele não conhecia muito de música. Então, resolvi fazer sessões contando a história do rock para ele através de vídeos de bandas no Youtube. A iniciativa foi tão positiva que, a partir dela, tive a ideia de levar essa mesma experiência para as tirinhas”, conta Jacobsen. 

Para apresentar a biografia de grandes ídolos do rock aos leitores dos quadrinhos, o cartunista criou a Rádio Tirinha. “Nas histórias, Theo se junta a um amigo de banda da escola para contar a história de vários roqueiros famosos. Em todos os quadrinhos em que os dois apresentam o programa fictício de rádio é publicado um QR Code que dá acesso a vídeos da banda ou artista citado pelos personagens”, detalha Jacobsen. 

As tirinhas com QR Code estrearam em fevereiro deste ano. “Comecei com a banda 'Os Incríveis' que está completando 60 anos, falei do começo da banda e mostrei filmes produzidos por eles. Também já contei a história do Chuck Berry, do Keith Richards e do Elvis Presley, entre outros. Nas próximas edições, quero mostrar também a história de bandas londrinenses, afinal o personagem vive na Little London [Pequena Londres], torce para o Tubarão e visita pontos conhecidos de Londrina, como o Lago Igapó e outros espaços”, ressalta. 

Além de render vários elogios dos leitores, a Rádio Tirinha proporcionou a aproximação de Jacobsen com uma das bandas mais admiradas por ele. “Recebi muitas mensagens de amigos e leitores, algumas até de fora do Brasil, elogiando as tirinhas acompanhadas de QR Code. Todos dizem que, até então, nunca tinham visto nada parecido e elogiam bastante essa novidade. Fui até convidado a participar de uma live realizada pela banda Os Incríveis, que ficaram sabendo que eu havia contado a história deles nos quadrinhos, pediram autorização para incluir as tirinhas do site do grupo e me chamaram para comentar sobre essa iniciativa na live. Foi tudo muito legal e inesperado”, relata. 

Apesar da boa receptividade obtida pela Rádio Tirinha, o cartunista revela que não pretende publicar diariamente os quadrinhos focados no rock. “As tirinhas do Theo foram criadas com o objetivo de retratar o dia a dia do meu filho. Comecei em 2012, quando a mãe dele ainda estava grávida e o personagem dos quadrinhos foi crescendo junto com ele. Agora que ele tem 15 anos, não quero deixar de mostrar o cotidiano dele dentro do universo adolescente, pretendo continuar mostrando outros aspectos dessa fase de descobertas, das aventuras da escola e demais fatos importantes. Por isso, a Rádio Tirinha vai continuar sendo publicada uma ou duas vezes por semana”, diz. 

Leia mais: 

Imagem ilustrativa da imagem Tirinhas do Theo contam a história do rock de forma interativa Imagem ilustrativa da imagem Tirinhas do Theo contam a história do rock de forma interativa
|  Foto: Marco Jacobesen
 
Imagem ilustrativa da imagem Tirinhas do Theo contam a história do rock de forma interativa Imagem ilustrativa da imagem Tirinhas do Theo contam a história do rock de forma interativa
|  Foto: Marco Jacobesen
 

Leila Maria destaca sonoridade africana na obra de Djavan

Trabalhando profissionalmente como ilustrador há mais de duas décadas, Marco Jacobsen assina desde 2004 as charges políticas publicadas pela FOLHA. Já as tirinhas do Theo criadas por ele são publicadas no jornal há dez anos. O personagem que teve sua trajetória retratada nos quadrinhos desde a sua gestação ganhou uma segunda temporada no ano passado, quando entrou para a adolescência. As novas descobertas, as mudanças físicas, a introspecção típica da faixa etária e outras questões universais vividas nessa fase passaram a fazer parte das histórias que mostram o cotidiano do garoto que mora na Little London, cidade fictícia que faz alusão a Londrina.  

Além das tirinhas do Theo e das charges políticas Jacobsen também é autor dos livros infanto-juvenis: "Confesso" (2007), "Lendas Brasileiras - Natureza Viva" (2009) e "Onde Estão as Cores" (2017). 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1