Algumas composições de Djavan acabam de ganhar releituras que ressaltam a africanidade presente na obra do artista alagoano. A cantora brasileira Leila Maria se uniu a diversos músicos africanos para dar voz a grandes sucessos e canções menos conhecidas do autor. Fruto dessas parcerias, o álbum “Ubuntu” chega às plataformas digitais pela gravadora Biscoito Fino. O trabalho conta ainda com a participação especial de Maria Bethânia declamando um trecho da letra da canção “Seca”.

Apesar de somar 40 anos de dedicação à música e de ser constantemente elogiada pela crítica por sua voz aveludada e o seu notável senso de divisão rítmica, apenas em 2021 a cantora carioca Leila Maria ganhou projeção nacional ao participar do programa The Voice+, exibido pela Rede Globo. Desde que estreou na carreira discográfica em 1997, a intérprete lançou cinco discos, entre eles “Leila Maria canta Billie Holiday ao Vivo”, que em 2014 ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria Álbum em Língua Estrangeira.

Após a participação no The Voice+, Leila recebeu o convite para mergulhar na obra de Djavan. A ideia de gravar um álbum focado nas composições do cantor e compositor veio de Ana Basbaum, produtora da Biscoito Fino, que também sugeriu o nome de Guilherme Kastrup para produzi-lo. “Eu adorei a ideia, que me encantou tanto afetiva quanto musicalmente, já que muitas das músicas de Djavan fazem parte da trilha sonora da minha vida. Toda a sua obra tem uma impressionante e indiscutível riqueza musical e poética”, diz Leila sobre o repertório de seu sexto disco, que conta com novas roupagens para hits como “Meu bem querer”, “Oceano” e “Flor de lis”, “Tanta saudade”, “Faltando um pedaço” e “Asa”.

Imagem ilustrativa da imagem Leila Maria destaca sonoridade africana na obra de Djavan
| Foto: Catarina Ribeiro / Divulgação

Produtor musical que foi responsável pela produção do premiado disco “A Mulher do Fim do Mundo”, de Elza Soares, Kastrup conta que propôs um álbum de sonoridade africana com a intenção de fazer referência à Diáspora Negra e poder falar, através da música, sobre as raízes de Leila e de Djavan. “Inicialmente, gravamos algumas bases com o congolês Zola Star (guitarrista, violonista, cantor e compositor) e François Muleka, descendente de congoleses (violonista, cantor, compositor e baixista). Outros artistas africanos contribuíram para a riqueza sonora do álbum. São de Moçambique os músicos Milton Guli e Otis Selimane, além da cantora Selma Uamusse. O maestro Ahmed Fofana (Bjork,Lauren Hill) é do Mali e trouxe com ele o músico Assaba Drame para tocar ngoni, instrumento típico da região norte da África. Já o grupo Vocal Kuimba é um coral de jovens estudantes angolanos formado em São Paulo”, comenta.

Leia mais: "As escolas de samba têm papel pedagógico importante"

Leila destaca a pluralidade da obra de Djavan. “Sua expressão musical é tão abrangente a ponto de se inserir tanto no contexto africano (ele tem canções cujas letras se referem explicitamente a países africanos), quanto no jazz norte-americano, sem perder a brasilidade, o sotaque e a pegada únicos da nossa maravilhosa MPB, que não cessa de se reinventar”, conclui.

Imagem ilustrativa da imagem Leila Maria destaca sonoridade africana na obra de Djavan
| Foto: Catarina Ribeiro / Divulgação

Serviço:

Álbum - Ubuntu

Artista – Leila Maria

Gravadora – Biscoito Fino

*Disponível nas plataformas digitais

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1