| |

Folha 2 5m de leitura

Sonoridades: rock, rap e mpb em versão digital

Novos álbuns de Fagner & Renato Teixeira, Dori Caymmi & Mônica Salmaso, Criolo e Paulo Miklos já estão nas plataformas de streaming

ATUALIZAÇÃO
06 de junho de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Sonoridades: rock, rap e mpb em versão digital

Alguns álbuns musicais se destacam dentre os lançamentos que chegaram recentemente às plataformas de streaming. Um deles é “Naturezas”, fruto da parceria entre Renato Teixeira e Fagner. Lançado pela gravadora Kuarup, o disco reúne dez músicas, incluindo oito canções inéditas e duas regravações.  

Álbum "Naturezas" reúne Fagner e Renato Teixeira
 

Confira faixa do àlbum Naturezas, de Renato Teixeira e Fagner

A lista de canções inéditas traz “Eu só quero ser feliz”, que tem melodia composta pelo pianista carioca Antonio Adolfo; “Juro procê”e “Eu comigo mesmo”, além de “Linda de mansinho” e “Aqui é Ceará”. Já entre as regravações, estão os clássicos “Tocando em Frente - composto por Renato Teixeira em parceria com Almir Sater - e “Mucuripe”, um dos vários hits gravados por Fagner. 

Temas controversos como amor, esperança, racismo, injustiças sociais e desilusões estão presentes no mais recente álbum de Criolo. Intitulado “Sobre Viver”, o disco gravado pelo rapper paulistano traz dez canções autorais inéditas. O set list conta com algumas participações especiais. O duo paulistano de música eletrônica Tropkillaz está presente na faixa “Sétimo templário”. Nascida em Cuba e criada em Cabo Verde, a cantora Mayra Andrade divide os vocais da faixa "Ogum ogum”. 

 

Ouça faixa do disco Sobre Viver, de Criolo

Milton Nascimento faz dueto com o rapper na canção “Me corte na boca do céu a morte não pede perdão”. Na faixa biográfica “Pequenina”, o rapper faz uma homenagem a sua irmã Cleane Gomes, que morreu vítima de Covid. A música conta vocais da cantora Liniker e com a voz de Maria Vilani, mãe de Criolo e Cleane. Já em “Quem planta amor aqui vai morrer”, o artista homenageia ativistas nacionais como o seringueiro Chico Mendes (1944 – 1988) e a vereadora Marielle Franco (1979 – 2018). 

Compositor, violonista e arranjador de sucesso que já trabalhou com os maiores nomes da música mundial, Dori Caymmi acaba de lançar um disco em parceria com a cantora paulista Mônica Salmaso. A dá voz a 14 canções compostas pelo baiano em parceria com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro. 

 

Gravado com produção musical de Teco Cardoso, o disco intitulado “Canto Sedutor” traz o registro de músicas inéditas como “A água do rio doce” e “Raça morena”, além da regravação de antigos sucessos: “Desenredo” (1976) e Velho piano (1982).  

O roqueiro Paulo Miklos acaba de lançar seu quarto álbum solo: “Do amor não vai sobrar ninguém”. O ex-integrante da banda Titãs assina as 12 músicas que compõem o repertório do novo disco composto durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.  

Leia mais: Série mostra singularidades da gastronomia paranaense

As novas composições se dividem entre canções românticas (“Ao teu lado” e “Um misto de todas as coisas”) e músicas com suingue pop presente em “O que ela quer” e em “Sabotage está aqui”, tributo ao rapper paulistano  assassinado há 19 anos. 

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS