Focada na culinária paranaense, "Um Brasil de Sabores" é a primeira série realizada no Paraná sobre as muitas culturas e saberes que fazem parte da história da alimentação. A produção, que estreou no Youtube na semana passada, promete mostrar particularidades regionais de alimentos como o pinhão e o café, mesclando tradição e inovação à cultura culinária presente no Estado.

Na primeira temporada são apresentados os alimentos, as bebidas e as receitas que persistem no tempo, mantendo vivas as memórias afetivas e as sabedorias tradicionais em Curitiba e região. Para mostrar isso, mulheres, lideranças indígenas, cozinheiras e pequenos empreendedores compartilham suas experiências e sentimentos sobre a comida servida na feira, no terreiro, no restaurante, em casa e na rua.

Sabrina Demozzi, roteirista e cozinheira,  apresenta a série que está disponível no YouTube
Sabrina Demozzi, roteirista e cozinheira, apresenta a série que está disponível no YouTube | Foto: Divulgação

"São muitas as culturas que contribuíram para a formação da identidade alimentar no Paraná, mas por uma série de razões, isso raramente é mostrado. Existem muitos brasis presentes na cultura culinária de Curitiba e região. "Um Brasil de Sabores" apresenta mais do que a culinária ou a gastronomia e traz também os sentimentos envolvidos no cultivo, no preparo e consumo da comida e bebida, dando uma dimensão ampla e afetuosa sobre os elos que criamos com aquilo que alimenta o corpo e os sentidos”, destaca a apresentadora da série Sabrina Demozzi, que é roteirista, cozinheira e Mestra em História e Cultura da Alimentação pela Universidade Federal do Paraná.

Os episódios da série estão sendo disponibilizados no canal do Youtube da Trópico, produtora responsável pelo material. “São 12 episódios em que contamos um pouco da história de um ingrediente ou receita e buscamos entender como isso se conecta à cultura alimentar paranaense e a História da Alimentação no Brasil. Para dar vida à narrativa, fomos em busca de pessoas que mantêm relações afetivas e simbólicas com os alimentos e bebidas, seja por meio de sua cultura, tradição, negócio ou valores pessoais”, diz Sabrina.

LEIA MAIS:

Toda hora é hora para um suflê de chocolate

"Um Brasil de Sabores" conta com incentivo do Ebanx a partir de recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção associada foi feita pela empresa Tempero Mental, que assina a criação e a roteirização da série.

Serviço:

Série “Um Brasil de Sabores”

Onde – Canal da produtora Trópico, no Youtube

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1