|
  • Bitcoin 102.694
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 07/06/2022, 00:01

Sonoridades: rock, rap e mpb em versão digital

Novos álbuns de Fagner & Renato Teixeira, Dori Caymmi & Mônica Salmaso, Criolo e Paulo Miklos já estão nas plataformas de streaming

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 07 de junho de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação
menu flutuante

Alguns álbuns musicais se destacam dentre os lançamentos que chegaram recentemente às plataformas de streaming. Um deles é “Naturezas”, fruto da parceria entre Renato Teixeira e Fagner. Lançado pela gravadora Kuarup, o disco reúne dez músicas, incluindo oito canções inéditas e duas regravações.  

Álbum "Naturezas" reúne Fagner e Renato Teixeira Álbum "Naturezas" reúne Fagner e Renato Teixeira
Álbum "Naturezas" reúne Fagner e Renato Teixeira |  Foto: Divulgação
 

Confira faixa do àlbum Naturezas, de Renato Teixeira e Fagner

A lista de canções inéditas traz “Eu só quero ser feliz”, que tem melodia composta pelo pianista carioca Antonio Adolfo; “Juro procê”e “Eu comigo mesmo”, além de “Linda de mansinho” e “Aqui é Ceará”. Já entre as regravações, estão os clássicos “Tocando em Frente - composto por Renato Teixeira em parceria com Almir Sater - e “Mucuripe”, um dos vários hits gravados por Fagner. 

Temas controversos como amor, esperança, racismo, injustiças sociais e desilusões estão presentes no mais recente álbum de Criolo. Intitulado “Sobre Viver”, o disco gravado pelo rapper paulistano traz dez canções autorais inéditas. O set list conta com algumas participações especiais. O duo paulistano de música eletrônica Tropkillaz está presente na faixa “Sétimo templário”. Nascida em Cuba e criada em Cabo Verde, a cantora Mayra Andrade divide os vocais da faixa "Ogum ogum”. 

O disco 'Sobre Viver', de Criolo, traz dez faixas autorais O disco 'Sobre Viver', de Criolo, traz dez faixas autorais
O disco 'Sobre Viver', de Criolo, traz dez faixas autorais |  Foto: Divulgação
 

Ouça faixa do disco Sobre Viver, de Criolo

Milton Nascimento faz dueto com o rapper na canção “Me corte na boca do céu a morte não pede perdão”. Na faixa biográfica “Pequenina”, o rapper faz uma homenagem a sua irmã Cleane Gomes, que morreu vítima de Covid. A música conta vocais da cantora Liniker e com a voz de Maria Vilani, mãe de Criolo e Cleane. Já em “Quem planta amor aqui vai morrer”, o artista homenageia ativistas nacionais como o seringueiro Chico Mendes (1944 – 1988) e a vereadora Marielle Franco (1979 – 2018). 

Compositor, violonista e arranjador de sucesso que já trabalhou com os maiores nomes da música mundial, Dori Caymmi acaba de lançar um disco em parceria com a cantora paulista Mônica Salmaso. A dá voz a 14 canções compostas pelo baiano em parceria com o poeta e letrista Paulo César Pinheiro. 

Dori Caymmi lança disco em parceria com Mônica Salmaso Dori Caymmi lança disco em parceria com Mônica Salmaso
Dori Caymmi lança disco em parceria com Mônica Salmaso |  Foto: Divulgação
 

Gravado com produção musical de Teco Cardoso, o disco intitulado “Canto Sedutor” traz o registro de músicas inéditas como “A água do rio doce” e “Raça morena”, além da regravação de antigos sucessos: “Desenredo” (1976) e Velho piano (1982).  

O roqueiro Paulo Miklos acaba de lançar seu quarto álbum solo: “Do amor não vai sobrar ninguém”. O ex-integrante da banda Titãs assina as 12 músicas que compõem o repertório do novo disco composto durante o período de isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19.  

Leia mais: Série mostra singularidades da gastronomia paranaense

As novas composições se dividem entre canções românticas (“Ao teu lado” e “Um misto de todas as coisas”) e músicas com suingue pop presente em “O que ela quer” e em “Sabotage está aqui”, tributo ao rapper paulistano  assassinado há 19 anos. 

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link