Três produções londrinenses serão exibidas na 44ª edição da Sessão Kinopus. O evento será realizado nesta quarta-feira (31), a partir das 19h, na Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião, com entrada franca. Serão exibidos os curtas-metragens “Cleo – A Rainha Negra das Passarelas”, de Artur Ianckievicz; “Nigredo”, de Auber Silva; e “Visões”, de Maikon Nery. Após a sessão haverá um debate com a presença dos realizadores.

"Cleo - A Rainha Negra das Passarelas", de Artur Ianckievicz, abre a sessão de curtas
"Cleo - A Rainha Negra das Passarelas", de Artur Ianckievicz, abre a sessão de curtas | Foto: Divulgação

LEIA MAIS:

Londrinense vence prêmio de melhor trilha sonora em Gramado

Produzido em 2020, “Cleo – A Rainha Negra das Passarelas”, de Artur Ianckievicz, foi inspirado na história real de Edimara Alves. No curta-metragem de 19 minutos, uma jovem jornalista investiga a história da primeira modelo negra da cidade de Londrina. A produção ganhou o Prêmio Especial do Júri, no 10º FICBC – Balneário Camboriú e foi exibido no FestCurtas Fundaj 2020 – Recife e no 22º Festival Kinoarte de Cinema – Londrina.

“Nigredo” (2019, 25 min, fic), de Auber Silva, tem como personagem central um cidadão comum que trabalhou passivamente para o regime militar brasileiro. Atualmente aposentado, ele é confrontado por sua neta durante um final de semana. O curta-metragem foi exibido no 4° Medellín International Film Festival (Medellín, Colômbia, 2019), 15° Festival Transterritorial de Cine Underground (Quilmes e Tigre, Argentina, 2019), 7º Festival de Cine y Televisión Reino de León (León, Espanha, 2020) e 5º Festival Internacional de Cine de la Noviolencia Activa – FICNOVA (diversos países, 2020), dentre outros eventos.

Em “Visões” (2022, 9 min), o cineasta Maikon Nery aborda a imagem como veneno da palavra, um olho à deriva no espaço-tempo. E questiona se é possível retornar à origem da imagem? Existe um efeito que precede a causa?

A Sessão Kinopus é um projeto de difusão e formação da Kinopus, produtora e distribuidora em atividade desde 2004. A programação é composta por filmes inéditos no circuito comercial de Londrina, com destaque para a estreia de filmes locais. As sessões são sempre com entrada franca.

A curadoria e produção são dos cineastas Guilherme Peraro e Rodrigo Grota. O crítico de cinema João Vitor Moreno também colabora com o projeto. Entre 2015 e 2109, em 41 edições do projeto em parceria com o Sesi Londrina, a SK exibiu mais de 200 filmes, entre longas, curtas e documentários.

Serviço:

44ª Sessão Kinopus

Quando – Quarta-feira (31), a partir das 19h

Onde - Sala de Espetáculos do Sesc Cadeião (R. Sergipe, 52)

Entrada franca

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link