|
  • Bitcoin 118.076
  • Dólar 5,2225
  • Euro 5,3507
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 05/03/2022, 10:19

Série da Netflix traz a história real de mais uma golpista

'Inventando Anna' refaz a trajetória da falsa herdeira alemã que enganou grandes empresários de Nova York; este texto contém spoiler

PUBLICAÇÃO
sábado, 05 de março de 2022

Felipe Soares Luiz - Estagiário*
AUTOR autor do artigo

Foto: Netflix / Divulgação
menu flutuante

Uma boa lábia e uma rede de proteção bem calculada acabam sendo a ponte para o melhor dos mundos. Anna Sorokin, ou Anna Delvey como é mais conhecida, usou do seu poder de persuasão para chegar ao patamar mais alto, sempre cercada de pessoas muito ricas. Donos de bancos, empresários, acionistas, filantropos da moda, todo mundo.

Vivendo uma vida inventada, Anna Delvey se tornou a pessoa mais inteligente e sortuda no auge dos seus vinte e poucos anos. Cheia de vida, ambiciosa e louca pelo status e pelo dinheiro, Anna Sorokin fazia Anna Delvey cada vez mais conhecida e reconhecida pelo alto padrão de vida, mesmo sem um único dólar no bolso. A pergunta então é: como?

Uma das coisas mais claras é que Delvey sempre se cercou de pessoas importantes de diversos ramos. Sempre usando aquela famosa tática “paga que depois eu te pago”, Anna foi longe. Gastou rios de dinheiro com as melhores roupas, passeios, hotéis, comidas, tudo. Um golpe bem calculado e preciso, mas sempre na conta de quem? Da sua vítima mais próxima. 

Anna Chlumsky vive a jornalista Vivian Kent do jornal Manhattan Magazine que foi atrás da história quando Anna Sorokin já estava na prisão Anna Chlumsky vive a jornalista Vivian Kent do jornal Manhattan Magazine que foi atrás da história quando Anna Sorokin já estava na prisão
Anna Chlumsky vive a jornalista Vivian Kent do jornal Manhattan Magazine que foi atrás da história quando Anna Sorokin já estava na prisão |  Foto: Divulgação
  

Uma jornalista do Manhattan Magazine recebeu a história da prisão da jovem Sorokin, que havia passado um golpe bilionário em boa parte dos socialites de Nova York e foi então que o desenrolar da história começou. Delvey sempre dizia ser uma herdeira milionária alemã, o seu jeito imponente, forte e convincente fizeram com ela fosse dando passos cada vez maiores na busca de ser quem nunca foi. 

Ao mesmo tempo que Anna Delvey foi crescendo e expandindo seu circulo de negócios, Anna Sorokin vivia no limite de ser descoberta. Todas as suas ações eram golpes, nada era real, até que Delvey decidiu criar a sua própria fundação de arte. Foi a partir desse ponto que a jornalista do Manhattan Magazine começou a se entrelaçar na história de Delvey, caminhando cada vez mais a fundo e percebendo os passos que levaram a jovem a prisão.

Anna Sorokin e Vivian Kent conversando na prisão Anna Sorokin e Vivian Kent conversando na prisão
Anna Sorokin e Vivian Kent conversando na prisão |  Foto: Divulgação
  

Empréstimos e contratos milionários foram assinados por empresários renomados de Wall Street, o prédio mais caro e luxuoso de Nova York estava em negociação para integrar a Fundação Anna Delvey. Quando um dos empréstimos que Delvey esperava por aprovação deu errado, a ponta do iceberg for aparecendo e o precípicio foi ficando ainda maior, ficando a cada minuto mais próxima de ser desmascarada. 

Mas enquanto tudo dava errado e certo ao mesmo tempo para Anna, ela e suas amigas (que também estavam sendo enganadas) decidiram ir para uma viagem luxuosa no Marrocos. Viagem que só o milionários e magnatas fazem, com direto ao hotel mais luxuoso, as comidas e os passeios mais caros do Oriente Médio. E foi esse o ponto mais alto que Anna chegou, não havia para onde ir e a sua imagem de herdeira milionária começou a desmoronar.

Anna e suas amigas em Nova York Anna e suas amigas em Nova York
Anna e suas amigas em Nova York |  Foto: Divulgação
  

Ao mesmo tempo em que Anna se mostrou carismática, elegante, refinada e educada, após conseguir o que queria, Anna se transformava em uma pessoa arrogante, grossa e soberba. Delvey não teve pena nem das próprias amigas, colocando-as em perigos sem precedentes e dívidas ensurdecedoras.

Nessa história há duas versões, diversos pontos de vista, experiências e muitas reviravoltas. Mas afinal, quem é Anna? O motivo dos seus golpes eram puramente pelo dinheiro e a vida luxuosa? Anna contou tantas vezes uma mentira, para tantas pessoas, que até ela se perdeu?

LEIA MAIS: 'Golpista do Tinder' continua faturando e quer contrato com Hollywood

SOBRE A SÉRIE

A obra ‘Inventando Anna’ personifica a história de Anna Delvey (ou Anna Sorokin), uma impostora nascida na Rússia que se mudou para Nova York em 2013 e fingiu ser uma herdeira alemã para enganar os ricos e famosos. Ela cometeu inúmeros crimes enquanto se passava por uma socialite na tentativa de fraudar pessoas e instituições.

A série é inspirada no artigo “Como Anna Delvey Enganou os Socialites de Nova York”, publicado pela New York Magazine e de autoria de Jessica Pressler. A história que foi recontada por Shonda Rhimes, a mesma autora das séries Scandal e Grey´s Anatomy é quase uma epítome de uma das frases mais repetidas no mundo do empreendedorismo – fake it until you make it (finja até conseguir, em tradução livre).

Shonda Rhimes é a diretora e produtora de séries de sucesso como Scandal e Grey´s Anatomy Shonda Rhimes é a diretora e produtora de séries de sucesso como Scandal e Grey´s Anatomy
Shonda Rhimes é a diretora e produtora de séries de sucesso como Scandal e Grey´s Anatomy |  Foto: Divulgação
  

Por trás da aparência de uma milionária europeia que teria uma fortuna avaliada em 60 milhões de euros, Anna conseguiu roubar um jato particular, pegar um empréstimo de US$ 40 milhões para criar uma fundação de arte que funcionaria como um clube para super endinheirados e… deixar um rastro de dívidas entre seus conhecidos.

A série tem nove episódios e mostra os passos que Anna Delvey deu, da sua escalada ao sucesso, empréstimos milionários até a sua prisão. As frases que aparecem no começo de cada episódio de Inventando Anna não são só uma piscadela atrevida para o espectador que conhece as regras dos filmes e séries “baseados em fatos”, mas também um aviso: nesta história, vamos circular por um universo de aparências, de somas exorbitantes de dinheiro e trocas de conta em conta sem nunca existir. Por isso, “esta história é completamente verdadeira. Exceto pelas partes que foram totalmente inventadas” já disse Shonda Rhimes, diretora da produção. Disponível na Netflix.

Série da Netflix conta a história real de Anna Delvey ou Anna Sorokin, que usou seu poder de persuasão para enganar milionários de NY Série da Netflix conta a história real de Anna Delvey ou Anna Sorokin, que usou seu poder de persuasão para enganar milionários de NY
Série da Netflix conta a história real de Anna Delvey ou Anna Sorokin, que usou seu poder de persuasão para enganar milionários de NY |  Foto: Divulgação
  

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.