Após 32 anos de sua primeira edição, “No Tempo de Seo Celso”, a biografia do pioneiro Celso Garcia Cid de autoria do escritor londrinense Domingos Pellegrini ganha uma nova edição reescrita e ampliada.

Ao longo de três décadas o livro vem sendo redescoberto por diversos tipos de leitores. Nas palavras de Pellegrini, a perenidade da obra pode ser atribuída a vários fatores: “A densidade, lembrando a História de Londrina e da terra-vermelha, nosso tempo dos pioneiros, zootecnia explicada com simplicidade, como Seo Celso gostava, e filosofias da Índia que ele parecia encarnar.”

Falecido em 1972, o espanhol Celso Garcia Cid chegou a Londrina em 1934. Criou a empresa de ônibus Viação Garcia e se tornou um pecuarista determinado em revolucionar a pecuária brasileira com a importação de raças bovinas nativas da Índia.

A seguir Domingos Pellegrini fala sobre “No Tempo de Seo Celso – Não Existe o Impossível”.

“No Tempo de Seo Celso” é uma biografia que possui mais de três décadas de existência e continua despertando interesse nos leitores. O que a obra possui para continuar atraindo leitores ao longo do tempo?

Como diria Seo Celso, tesão. Seu tesão pela vida e por empreendedorismo, cidadania e inovações, a tríade que regeu sua vida, num tempo em que essas palavras nem eram usadas. Sua maior inovação, por exemplo, foi buscar zebus na Índia para transformar a pecuária nacional, mas também moveu seus ônibus com gasogênio na Segunda Guerra, montou pioneiro restaurante coletivo em sua empresa, foi também pioneiro em inseminação artificial e custeou o Cine Ouro Verde, um esplêndido cine-teatro numa cidade do interior. Além disso, os leitores dizem que é, dos risos às lágrimas, um livro emocionante, que dá tesão de ler.

Além da trajetória de Celso Garcia narrada na biografia, existe também a história de criação do próprio livro. Que história é essa?

Eu tocava a contragosto uma agência de propaganda, e, falando com um amigo de Seo Celso vinte anos depois de sua morte, ouvi seu segredo do sucesso na vida, fazer o que se gosta pra trabalhar com tesão. Fechei a agência e minha vida mudou, começando por descobrir e me curar de uma pleurisia, tuberculose no pulmão, que só dá em gente bem alimentada quando em estresse permanente. Daí passei a ouvir aqui e ali casos de Seo Celso, tantos que sugeri a seu filho Fernando que alguém deveria escrever uma biografia. Fernando escreveu então trinta nomes sem tirar a caneta do papel e me deu, dizendo que, se eu quisesse escrever, deveria ouvir os amigos de seu pai. Por curiosidade, fui ouvir três deles, e depois passei a pesquisar por paixão, entrevistando setenta pessoas e vendo que tinha nas mãos uma grande biografia, pela qual, diga-se logo, a família nada pagou. Como ninguém sabia disso, quando foi lançada sofreu o preconceito de ser vista como chapa-branca, só para falar bem de Seo Celso, mas o tempo desmentiu isso plenamente, com o livro virando preciosidade disputada nos sebos.

No decorrer de toda a biografia você não trata Celso Garcia Cid como um pioneiro de Londrina, mas um verdadeiro herói. Por quê?

Heróis são os autores de façanhas e ações exemplares para o bem de todos, e Seo Celso chegou a ter consciência disso, ao criar e adotar o lema “nós somos transitórios, o Brasil é permanente”, falando e agindo como quem não fazia por si, mas por Londrina e pelo país. Não foi herói de lutar em batalhas, mas de deixar um legado de exemplos. Não um herói oficial, mas um herói real, lutando por mais carne com menos custo para os brasileiros. O Plano Troca-Troca, que revolucionou a pecuária paranaense, é seu maior exemplo disso, sempre distribuindo em vez de amealhar. Ele não queria “ser o defunto mais rico do cemitério”, confrontava autoridades pelo bem comum mas, já naquela época, agachava para falar com crianças. Foi um gênio como, além dos cientistas e artistas, também podem ser os homens de ação. E também tivemos outro herói em Rolândia, Herbert Bartz, criador do plantio direto, com biografia escrita por Wilhan Santin.

Nessa nova edição você apresenta Celso Garcia como símbolo atualizado de empreendedorismo e liderança. O que levou você a realizar essa nova abordagem?

Fui alertado para isso por três pessoas que leram o livro, e cujas declarações estão agora na contracapa: a consultora Ana Petry, a treinadora Dalva Vidotte e o ex-tri-ministro Marcus Vinicius Pratini de Moraes, para quem “as ações, visões e lições de Seo Celso são um tratado de maestria em empreendedorismo, liderança e cidadania”.

.
. | Foto: Divulgação

Serviço:

“No Tempo de Seo Celso – Não Existe Impossível”

Autor – Domingos Pellegrini

Editora – Edição do Autor

Páginas – 272

Quanto – R$ 69

Onde Encontrar – Mercado Livre

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link