| |

LEITURINHA 5m de leitura

Sentimentos do umbigo

Os enganos da autoafirmação ganha cores do humor em 'Umbigo Indiscreto', obra infantil de Eva Furnari

ATUALIZAÇÃO
18 de novembro de 2019

Marcos Losnak
AUTOR

Para se sentir grande, Pedro precisa dizer que é maior que Paulo. Precisa afirmar que Paulo é pequeno para se sentir grande.

Para se sentir bonita, Maria precisa dizer que é mais bela que Joana. Precisa afirmar que Joana é feia para se sentir linda.

Para se sentir rico, João precisa dizer que tem mais dinheiro que Mateus. Precisa afirmar que Mateus é pobre para conseguir se sentir rico.

Para se sentir inteligente, Paula precisa dizer que é mais sagaz que Madalena. Precisa afirmar que Madalena é burra para poder se sentir inteligente.

Pedro, Maria, João e Paula possuem algo em comum. Possuem a necessidade de se autoafirmar. E essa autoafirmação é realizada a partir da depreciação e rebaixamento de Paulo, Joana, Mateus e Madalena.

.
 

Esse tipo de procedimento pode ser encontrado tanto em adultos quanto em crianças. No caso das crianças, há esperança para o aprendizado.

A escritora e ilustradora Eva Furnari promove essa esperança em “Umbigo Indiscreto”, obra infantil publicado pela editora Moderna.

O livro narra a história das pequenas Bunza e Pelúcia, que vivem competindo para quem se afirma maior, mas bonita, mais rica e mais inteligente.

Bunza e Pelúcia pertencem à espécie dos Bolofofos, seres que revelam seus reais sentimentos através do umbigo. Nesses seres, toda emoção se revela pela coloração do umbigo. Cores como vermelho, amarelo, rosa, azul e verde, de acordo com o sentimento.

Entre os Bolofofos, o umbigo ocupa o lugar do coração dos humanos.

Em “Umbigo Indiscreto” o inesperado acontece. Os escondidos umbigos de Bunza e Pelúcia se revelam. Cores que indicam sentimentos ocultos. Cores que indicam que a autoafirmação esconde outros sentimentos. As verdadeiras emoções. Sentimentos ocultos pelas aparências.

.
 

Serviço:

“Umbigo Indiscreto”

Autora – Eva Furnari

Editora – Moderna

Páginas – 32

Quanto – R$ 49

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS