Comer é um prazer universal e também motivo de reunir pessoas. Mas gosto não se discute. Afinal, cada um tem seus pratos e lugares preferidos. Imagine você estar caminhando pelo aterro do Lago Igapó, Calçadão ou Universidade Estadual de Londrina (UEL) e alguém que você admira, confia e segue nas redes sociais perguntar qual o seu restaurante favorito e te convidar para ir até lá com tudo pago.

Sim, essa é uma das ações recentes da influenciadora digital Marcela Degusta - @marceladegusta - que dedica-se a produzir conteúdos digitais "explorando e degustando pelo mundo", como apresenta-se em sua biografia.

Quem acompanha as degustações da londrinense considera que sua forma de apresentar os pratos e consumi-los dá água na boca e abre o apetite, pois ela o faz com vontade e demonstra que é de fato boa de garfo. A FOLHA acompanhou uma tarde de degustações dela no Relva & Cozinha e viu de perto os bastidores de seu trabalho, de sua equipe e pode afirmar: a tarefa não é mamão com açúcar.

Aos 26 anos, a londrinense soma 576 mil seguidores no TikTok. "Hoje no Instagram tenho 270 mil comilões", sorri. Tudo começou oito anos atrás, quando a então estudante de Psicologia Marcela Araujo Vacheski passou a fazer publicações de suas experiências à mesa no Instagram.

ENTRADA


De uma página digital de recordações sobre o que comia ou cozinhava à influenciadora referência, Marcela Degusta soma vivências gastronômicas incontáveis - fruto também de viagens realizadas pelo mundo. Ela conta que a paixão por gastronomia e pela cozinha vem de longa data. "Sempre me encantou esse universo. Então criei a página com o intuito de ter um lugar para guardar as minhas fotos de comida que sempre tirei em restaurantes, de experiências gastronômicas e de receitas também", conta.

Desde então, a degustação passou a fazer parte de sua identidade a ponto de muitos acreditarem que Degusta é o seu sobrenome. Com autenticidade, destaca-se pelas informações sobre o que prova e valoriza todos os ingredientes do preparo. Do que é feita a massa, o recheio, o molho e descreve com propriedade cada folhinha verde que sobressai no prato - mais que mero adorno.

Estudiosa de pancs, curva-se diante de plantas e flores comestíveis e também reconhece a herança de seu pai, o biólogo José Carlos de Araújo. O entusiasmo pelos ingredientes, o modo de fazer e o que representa a comida para a sociedade e diferentes culturas contribuíram para levar a jovem ao curso de Chef Profissional, onde apurou os seus conhecimentos.

É batata! Em cada degustação, as curtidas e comentários são expressivos e a jovem segue aprendendo com tantos profissionais por detrás de um prato feito. O encantamento da influenciadora pela gastronomia alcança desde o responsável pela compra dos produtos da cozinha. Quem corta, lava, pica, tempera, cuida do assado e serve o cliente, tem o seu respeito também.

Seu primeiro conteúdo viral “Tudo o que eu comi” foi feito de modo amador na formatura de uma grande amiga. A estrutura gigantesca deixou a convidada tão impressionada que teve a ideia de gravar, comendo é claro, o esmero e sortimento de cozinhas do salão de festas - que mais parecia uma praça de alimentação com requinte jamais visto.

Desde então, as empresas de formatura pagam pela presença de Marcela Degusta e o público curte, compartilha e salva seus vídeos “Tudo o que eu comi”. Ela lembra: "No final dele, depois de ter comido muuuuuito, falei Beijo da Comilona. Pegou e virou meu bordão. Hoje, muitas pessoas me chamam de Comilona e eu acho o máximo", sorri alto.

MODO DE PREPARO

Nesse percurso digital, a expert em provar e despertar no outro o desejo de comer conquistou notoriedade, a confiança do consumidor e também de empresários à frente de bares, restaurantes, lanchonetes e sorveterias. Ela ratifica que seu trabalho foi se consolidando a cada dia e atribui à sua formação em Psicologia relevante papel em todo o processo de crescimento.

Degusta entrou no radar de marcas consagradas nacional e internacionalmente como BR Mania Postos Petrobrás, Coca-Cola e Oreo. Caiu nas graças de produtos também não comestíveis como roupas e integrou a campanha municipal de paz no trânsito em Londrina, dada sua capacidade de influenciar as pessoas.

INGREDIENTE SECRETO

Sobre sua experiência com a Oreo, dá detalhes: "Ano passado, morei seis meses nos Estados Unidos com o Arthur e lá produzi muito conteúdo de comida, viagens e um deles foi uma série que fizemos experimentando todas as Oreos que existem nos Estados Unidos, compramos as edições limitadas pela internet, caçamos as mais raras, filmei todas e postei mostrando como eram nas minhas redes sociais. Quando retornei, a Oreo Brasil entrou em contato comigo e fizeram uma entrevista sobre essa experiência".

Disparada no quesito originalidade, o prestígio das mídias sociais a levou à concessionária de carros elétricos BYD e um teste drive para lá de criativo trouxe a bordo o seu pai, que completou 79 anos recentemente. A ideia de unir uma tecnologia tão atual e uma pessoa que não conhecia o conforto e a potência de um carro assim foi de seu namorado, Arthur Almeida Marchini, londrinense com carreira em ascensão na indústria automotiva.

Marcela Araujo Vacheski passa por experiências diversas como Marcela Degusta: "Já comi um pirulito com escorpião, bicho da seda e grilo"
Marcela Araujo Vacheski passa por experiências diversas como Marcela Degusta: "Já comi um pirulito com escorpião, bicho da seda e grilo" | Foto: João Guilherme França - Grupo Folha

PRATO PRINCIPAL

Com a faca e o queijo na mão, revela: "Foi de um ano pra cá que o Marcela Degusta virou uma empresa, o meu trabalho de fato e que o Arthur tornou-se minha 'arma secreta', como sempre me refiro a ele. Um profissional excepcional", enaltece. "Devido ao meu alcance e o resultado que as minhas publicações geram hoje em Londrina e região, fazemos grandes empresas, construtora, imobiliária", acrescenta.

Iguarias também compõem o portfólio da expert e seu paladar aguçado já provou sabores dos quais muitas pessoas jamais chegariam perto - um exemplo foi quando foi desafiada pelo vencedor da última temporada de Largados e Pelados, Richards Moura. "Esse foi um dos vídeos mais desafiadores até hoje: comemos larva de besouro, peixe vivo e cupim. Eu não tenho problema para experimentar coisas diferentes e até me desafio a isso. Já comi também um pirulito com escorpião, bicho da seda e grilo", dá gargalhadas.

SOBREMESA

De modo descontraído e comprometido, Marcela Degusta uniu a fome com a vontade de comer e explica que sua rotina é acompanhada pelos seguidores. "Tudo o que engloba a minha vida, as pessoas tem curiosidade de saber, amam a minha família, o meu pai, que é um fofo, e querem saber o que estou vestindo, fazendo no tempo livre", alegra-se.

Reconhecida em um passeio em Jaguarão, município de 26 mil habitantes no Rio Grande do Sul, sente-se realizada com o seu trabalho e considera que a comunidade que foi se formando tem algo em comum no perfil. "Pessoas que amam comer tanto como eu", dispara gargalhada. "A gente se conecta por meio da comida, nessa linguagem universal que une o desejo com a experiência", complementa.

Com uma imagem cativante e uma agenda intensa, não é só no fim de semana que a degustadora enfia o pé na jaca. "Minha alimentação está desregrada por conta da quantidade de gravações diárias. Mas sempre que não estou gravando, tento me alimentar da melhor maneira possível, de forma saudável e também ir à academia".

Em sua lista de desejos está o bolo de pote do restaurante universitário da UEL, que ainda não teve a chance de provar. Diante de tantas comilanças, há um prato que não enjoa: o bife à milanesa de Dona Neide - este não é de nenhuma cozinha famosa. Neide Vacheski de Araujo é sua mãe e Marcela afirma que esse é um prato carregado de afetividade e a mãe faz quando ela chega de viagem, cheia de saudades da casa, da família e com vontade de comer.