Devoto de Nossa Senhora Aparecida, o artista plástico Carlos Kubo acaba de realizar um sonho acalentado há meio século. Comemorando 50 anos de dedicação à arte, o paulista radicado em Londrina produziu recentemente uma tela com a imagem da padroeira do Brasil. A pintura que tem dois metros de altura por dois metros de largura foi doada ao Santuário Nacional de Aparecida e fará parte do acervo permanente do templo religioso. Antes de seguir para Aparecida do Norte, cidade do interior de São Paulo, a obra poderá ser vista pelos londrinenses até o dia 2 de agosto, no saguão do Hotel Blue Tree Premium.

Leia mais: Festival Dobra seleciona artistas e expositores para próxima edição

O artista plástico comenta que a imagem pintada foi escolhida entre 12 estudos diferentes enviados previamente aos administradores do acervo do Santuário Nacional de Aparecida. “A única exigência foi que eu mantivesse a simetria existente entre a cabeça, a coroa e o broche da imagem original da santa. Quem for visitar a tela em Londrina terá a oportunidade de conhecer todos os esboços feitos antes da aprovação final. Os desenhos acabam dividindo a opinião das pessoas. Eu, particularmente, tinha pensado em fazer algo mais colorido. Porém, acabou sendo escolhida uma imagem que apesar de parecer monocromática carrega muitos tons de laranja, amarelo e vermelho. Basta chegar perto para percebê-los”, destaca sobre a pintura em acrílico.

O artista plástico Carlos Kubo trabalhando no quadro:  "Quem for visitar a tela em Londrina terá a oportunidade de conhecer todos os esboços feitos antes da aprovação final"
O artista plástico Carlos Kubo trabalhando no quadro: "Quem for visitar a tela em Londrina terá a oportunidade de conhecer todos os esboços feitos antes da aprovação final" | Foto: Luiz Sérgio Carreiro/ Divulgação

Kubo ressalta que além de visualizar tonalidades diferentes quem se aproxima do quadro também poderá sentir as boas vibrações que ele emanou durante a pintura da tela. “Ao contrário de outros artistas, eu gosto muito que as pessoas toquem em minhas telas, pois acredito na energia que é transmitida através desse gesto. Essa tela, especificamente, tem despertado diferentes emoções em quem se aproxima dela. Muitas pessoas ficam emocionadas a ponto de chorar e outras comentam que se sentiram uma paz muito grande diante da imagem” ressalta ao comentar que eram exatamente essas reações do público esperadas por ele.

“Foram dois meses de dedicação total à pintura. Nesse período fiquei sem sair de casa pois queria ficar concentrado apenas na energia de amor, paz e gratidão que sinto por Nossa Senhora Aparecida. Quando vejo a reação das pessoas diante da tela, percebo consegui transmitir tudo o que pretendia”, enfatiza Kubo ao revelar que chegou a pedir interseção divina para produzir a obra. “Sei que isso é impossível, mas queria fazer um trabalho perfeito. Por isso esperei tantos anos para ter coragem de pintar essa imagem. Acredito que Nossa Senhora Aparecida realmente tenha me ajudado a concluir esse trabalho”, diz.

Em retribuição à inspiração divina recebida, o artista plástico prometeu distribuir gratuitamente mil réplicas da tela produzida em homenagem à Santa que foram impressas em tecido, em tamanho reduzido. “Para conseguir realizar essa promessa, contei com a ajuda de três amigos: a moldura da tela que seguirá para Aparecida foi feita pela Talento Molduras, a proteção de papelão produzida pela Allpak Embalagens e a impressão das miniaturas realizada Winn Fashion. Quem tiver interesse nas réplicas impressas no tamanho de 13x13 cm podem retirá-las gratuitamente na recepção do Hotel Blue Tree Premium.

Kubo revela que os responsáveis pelo acervo do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida informaram que a tela produzida por ele ficará exposta em um local de destaque em um dos espaços mais visitados por romeiros de todo o país. “É uma honra muito grande perceber o respeito que estão tendo pela minha arte. A doação oficial ao santuário será realizada dentro de duas semanas, mas não poderia realizar essa entrega sem antes mostrar a tela aos meus amigos de Londrina, essa cidade mágica que me acolheu há dez anos”, afirma.

Serviço:

Exposição da tela Nossa Senhora da Conceição Aparecida, produzida por Carlos Kubo

Quando - Até 2 de agosto (terça-feira)

Onde - Saguão do Hotel Blue Tree Premium (Av. Juscelino Kubitscheck, 1356)

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link