O público londrinense terá a oportunidade de assistir a duas apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) neste final de semana. Nesta sexta-feira (27), será apresentado o concerto “Clássicos Sertanejos”, que acontecerá às 19 horas, na Concha Acústica. No sábado (28), haverá um programa especial comemorativo aos 37 anos de fundação da orquestra. O evento será realizado no Teatro Ouro Verde, às 20 horas, com ingressos gratuitos distribuídos duas horas antes.

Regida pelo maestro convidado Carlos Prazeres, a OSP tem visitado diversas cidades paranaenses com o concerto “Clássicos Sertanejos”. O objetivo das apresentações realizadas pelo interior do Estado é de aproximar as pessoas da música orquestral. Tocando músicas sertanejas – que normalmente não fazem parte do repertório sinfônico – a orquestra pretende despertar a curiosidade do grande público. Todos os concertos deste programa têm o apoio da Ababtg (Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra). Eles serão realizados ao ar livre e com entrada gratuita.

No programa de concerto que será realizado nesta sexta-feira (27), na Concha Acústica, estão músicas como “Romaria”, de Renato Teixeira, “Evidências” (José Augusto e Paulo Sérgio Valle); “Infiel” (Marília Mendonça) e “No Rancho Fundo”, de Chitãozinho e Xororó. Outras canções sertanejas e uma obra sinfônica, as “Danças Húngaras nº 5”, de Johannes Brahms, completam a programação.

No sábado (28), a Orquestra Sinfônica completa 37 anos. O concerto comemorativo será realizado no Teatro Ouro Verde, também com regência do maestro convidado Carlos Prazeres. O programa de aniversário terá duas músicas de Beethoven e uma música de J.S. Bach. O concerto inicia com a Abertura Coriolano (Beethoven), seguida pelo Concerto para Dois Violinos (Bach). Quem executa os solos dos violinos são os músicos da OSP Ricardo Molter e Moisés Nesi. O concerto se encerra com a apresentação da Quinta Sinfonia de Beethoven.

Leia mais: FOLHA lança o 1º episódio da série `Banco dos Réus´

HISTÓRICO

Criada em Curitiba, em 28 de maio de 1985, a OSP teve Alceo Bocchino e Osvaldo Colarusso como primeiros maestros titular e assistente, respectivamente. Iniciou seus trabalhos com 61 músicos selecionados por concurso nacional. Hoje contabiliza mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado. Teve à sua frente grandes maestros brasileiros e solistas de renome. Realizou várias óperas e acompanhou o Balé Teatro Guaíra em várias produções. Atualmente, a OSP mantém sua programação de concertos no Guairão, além de sair em turnês por cidades do Paraná. O público também pode acompanhar a programação virtual pelas redes sociais e canal no YouTube da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Imagem ilustrativa da imagem Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 37 anos em Londrina
| Foto: Divulgação / Fernando Ogura

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1