|
  • Bitcoin 102.049
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 27/05/2022, 00:21

Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 37 anos em Londrina

OSP apresenta Clássicos Sertanejos nesta sexta (27), na Concha Acústica; e faz concerto comemorativo no Teatro Ouro Verde, no sábado (28)

PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 27 de maio de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação / Fernando Ogura
menu flutuante

O público londrinense terá a oportunidade de assistir a duas apresentações da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) neste final de semana. Nesta sexta-feira (27), será apresentado o concerto “Clássicos Sertanejos”, que acontecerá às 19 horas, na Concha Acústica. No sábado (28), haverá um programa especial comemorativo aos 37 anos de fundação da orquestra. O evento será realizado no Teatro Ouro Verde, às 20 horas, com ingressos gratuitos distribuídos duas horas antes. 

Regida pelo maestro convidado Carlos Prazeres, a OSP tem visitado diversas cidades paranaenses com o concerto “Clássicos Sertanejos”. O objetivo das apresentações realizadas pelo interior do Estado é de aproximar as pessoas da música orquestral. Tocando músicas sertanejas – que normalmente não fazem parte do repertório sinfônico – a orquestra pretende despertar a curiosidade do grande público. Todos os concertos deste programa têm o apoio da Ababtg (Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra). Eles serão realizados ao ar livre e com entrada gratuita. 

No programa de concerto que será realizado nesta sexta-feira (27), na Concha Acústica, estão músicas como “Romaria”, de Renato Teixeira, “Evidências” (José Augusto e Paulo Sérgio Valle); “Infiel” (Marília Mendonça) e “No Rancho Fundo”, de Chitãozinho e Xororó. Outras canções sertanejas e uma obra sinfônica, as “Danças Húngaras nº 5”, de Johannes Brahms, completam a programação.  

No sábado (28), a Orquestra Sinfônica completa 37 anos. O concerto comemorativo será realizado no Teatro Ouro Verde, também com regência do maestro convidado Carlos Prazeres. O programa de aniversário terá duas músicas de Beethoven e uma música de J.S. Bach. O concerto inicia com a Abertura Coriolano (Beethoven), seguida pelo Concerto para Dois Violinos (Bach). Quem executa os solos dos violinos são os músicos da OSP Ricardo Molter e Moisés Nesi. O concerto se encerra com a apresentação da Quinta Sinfonia de Beethoven. 

Leia mais: FOLHA lança o 1º episódio da série `Banco dos Réus´

HISTÓRICO

Criada em Curitiba, em 28 de maio de 1985, a OSP teve Alceo Bocchino e Osvaldo Colarusso como primeiros maestros titular e assistente, respectivamente. Iniciou seus trabalhos com 61 músicos selecionados por concurso nacional. Hoje contabiliza mais de 500 apresentações dentro e fora do Estado. Teve à sua frente grandes maestros brasileiros e solistas de renome. Realizou várias óperas e acompanhou o Balé Teatro Guaíra em várias produções. Atualmente, a OSP mantém sua programação de concertos no Guairão, além de sair em turnês por cidades do Paraná. O público também pode acompanhar a programação virtual pelas redes sociais e canal no YouTube da Orquestra Sinfônica do Paraná. 

Imagem ilustrativa da imagem Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 37 anos em Londrina Imagem ilustrativa da imagem Orquestra Sinfônica do Paraná comemora 37 anos em Londrina
|  Foto: Divulgação / Fernando Ogura
 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1