|
  • Bitcoin 143.505
  • Dólar 4,8801
  • Euro 5,1549
Londrina

Folha 2

m de leitura Atualizado em 08/04/2022, 15:36

Obra de Villa-Lobos será apresentada no Espaço Villa Rica

Concerto “As cantigas do menino Tuhu” acontece nesta segunda-feira (11), com entrada gratuita e presença de alunos das escolas municipais

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de abril de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Fábio Alcover/ Divulgação
menu flutuante

Desenvolvido com o objetivo de promover uma aproximação entre a obra do maior maestro brasileiro de todos os tempos  e o público infantil, o “Projeto Villa-Lobos: As cantigas do menino Tuhu” estreia nesta segunda-feira (11). O lançamento será marcado com um concerto gratuito aberto ao público em geral, além de contar com a presença de 70 alunos da rede pública de ensino de Londrina na plateia. As composições de Heitor Villa-Lobos serão executadas pelo Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que sobe ao palco do Espaço Villa Rica às 14 horas. A apresentação é gratuita e conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação. 

O Projeto Villa-Lobos: As cantigas do menino Tuhu tem a direção artística do maestro Evgueni Ratchev, e será realizado ao longo deste mês de abril com atividades educacionais na Biblioteca Pública, no Teatro Ouro Verde e em escolas municipais. Ele integra o programa Fábrica Rede Popular de Cultura e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Neste primeiro concerto, a plateia contará com estudantes da Escola Municipal Arthur Thomas. 

. .
. |  Foto: Fábio Alcover/ Divulgação
 

Desde 2003, a Orquestra Solistas de Londrina realiza atividades formativas junto a estudantes e professores, um trabalho que já beneficiou cerca de 1.200 pessoas. Para este ano, serão realizados concertos presenciais e on-line, oficinas para educadores, aulas para iniciantes de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), disponibilização de um Guia Didático (on-line), rodas de conversa, pesquisas e um momento para as crianças mostrarem o seu talento. 

 “O trabalho tem vários eixos importantes: visa contextualizar o histórico da infância, reviver a importância das cantigas e brincadeiras de roda no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da criança”, explica a coordenadora do projeto, Irina Ratcheva.  

Leia mais: Cine Villa Rica é reinaugurado e traz 'Belfast" na estreia

O projeto conta com produção geral da Maria Eduarda Gomes de Oliveira, e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Apoio: Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Folha de Londrina, UEL FM e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina. 

Serviço:

Lançamento do projeto "Villa-Lobos - as cantigas do menino Tuhu" -Concerto Didático com Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina 

Quando – Segunda-feira (11), às 14 horas 

Onde - Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211) 

Entrada franca  

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo  link.