Desenvolvido com o objetivo de promover uma aproximação entre a obra do maior maestro brasileiro de todos os tempos e o público infantil, o “Projeto Villa-Lobos: As cantigas do menino Tuhu” estreia nesta segunda-feira (11). O lançamento será marcado com um concerto gratuito aberto ao público em geral, além de contar com a presença de 70 alunos da rede pública de ensino de Londrina na plateia. As composições de Heitor Villa-Lobos serão executadas pelo Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina, que sobe ao palco do Espaço Villa Rica às 14 horas. A apresentação é gratuita e conta com apoio do Grupo Folha de Comunicação.

O Projeto Villa-Lobos: As cantigas do menino Tuhu tem a direção artística do maestro Evgueni Ratchev, e será realizado ao longo deste mês de abril com atividades educacionais na Biblioteca Pública, no Teatro Ouro Verde e em escolas municipais. Ele integra o programa Fábrica Rede Popular de Cultura e conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura. Neste primeiro concerto, a plateia contará com estudantes da Escola Municipal Arthur Thomas.

.
. | Foto: Fábio Alcover/ Divulgação

Desde 2003, a Orquestra Solistas de Londrina realiza atividades formativas junto a estudantes e professores, um trabalho que já beneficiou cerca de 1.200 pessoas. Para este ano, serão realizados concertos presenciais e on-line, oficinas para educadores, aulas para iniciantes de instrumentos de cordas (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), disponibilização de um Guia Didático (on-line), rodas de conversa, pesquisas e um momento para as crianças mostrarem o seu talento.

“O trabalho tem vários eixos importantes: visa contextualizar o histórico da infância, reviver a importância das cantigas e brincadeiras de roda no processo de ensino e aprendizagem e no desenvolvimento da criança”, explica a coordenadora do projeto, Irina Ratcheva.

Leia mais: Cine Villa Rica é reinaugurado e traz 'Belfast" na estreia

O projeto conta com produção geral da Maria Eduarda Gomes de Oliveira, e patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Apoio: Unimed Londrina, Espaço Villa Rica, Folha de Londrina, UEL FM e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.

Serviço:

Lançamento do projeto "Villa-Lobos - as cantigas do menino Tuhu" -Concerto Didático com Quinteto de Cordas da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina

Quando – Segunda-feira (11), às 14 horas

Onde - Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211)

Entrada franca

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.