Imagem ilustrativa da imagem O cinquentenário do Festival de Cinema de Gramado
| Foto: Divulgação
Começa nesta sexta-feira o 50º Festival de Cinema de Gramado, a mais importante mostra cinematográfica do país. A abertura da histórica edição terá dois momentos: às 4 da tarde será aberto ao publico o tapete vermelho, e a solenidade prevê varias homenagens, entrega de troféus a ex-presidentes do festival e ex-prefeitos do município. As boas vindas terão ainda concerto pela Orquestra Sinfônica de Gramado.

Leia mais: No cinema, o dilema moral de “Um Herói”

À noite, na segunda parte, acontece a primeira etapa da programação de filmes, com a exibição de dois curtas brasileiros, do longa brasileiro “A Mãe” e do longa latino, “La Pampa”.

Para esta edição de 2022, totalmente presencial, não haverá venda de ingressos para as sessões noturnas, no Palácio dos Festivais. Os ingressos serão trocados por doação de alimentos não perecíveis, e cada CPF poderá fazer a troca por no máximo, dois ingressos por sessão. As tradicionais sessões matutinas e vespertinas serão abertas ao publico, sem necessidade de doação de alimentos. Os documentários foram reunidos em mostra competitiva independente e poderão ser assistidos no Canal Brasil, em sessões sempre a partir das 20h, e no Globoplay. Durante os dias 15, 16, 17 e 18 estão previstas as sessões do Cinema nos Bairros, com a exibição dos filmes brasileiros “O Auto da Boa Mentira” e “Um Tio Quase Perfeito 2”.

Sete juris de premiação

Sete corpos de jurados vão escolher os vencedores do troféus Kikitos do quinquagésimo Festival de Gramado. Trinta profissionais, entre cineastas, atores, técnicos e críticos vão escolher os melhores curtas e longas brasileiros, longas estrangeiros, curtas e longas gaúchos e documentários. O total de filmes em competição é de 50, entre curtas e longas, selecionados entre mais de mil inscritos.

Cinema inclusivo

A fim de levar o cinema a todos os públicos, sem exceção, o Festival de Cinema de Gramado está completando dez anos de sessões com acessibilidade. Este ano, a Mostra Acessível conta com três títulos disponíveis em libras, áudio-descrição e legendagem: “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, “Portuñol”, de Thais Fernandes e vencedor do Kikito de melhor filme de longa-metragem gaúcho em 2020, e “Contos do Amanhã”, do diretor Pedro Marques. Os filmes estarão disponíveis no site do Festival (www.festivaldegramado.net) durante todo o período do evento, de 12 a 20 de agosto. A tradicional cerimônia de premiação, que terá transmissão ao vivo, direto do Palácio dos Festivais, também poderá ser acompanhada pela TV e pela internet no sábado, dia 20, a partir das 21h30, pelo Canal Brasil, TVE e canais digitais do evento transmitem a cerimônia de entrega dos Kikitos

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link