'Nebulosa de Baco': uma construção desafiadora de personagens
Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela apresentam no FILO espetáculo inspirado em obra vencedora do Nobel de Literatura
PUBLICAÇÃO
domingo, 21 de junho de 2026
Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela apresentam no FILO espetáculo inspirado em obra vencedora do Nobel de Literatura
Ana Carla Dias/ Especial para a FOLHA 

Chega a Londrina, o espetáculo “Nebulosa de Baco" para uma apresentação no Teatro Ouro Verde, neste domingo (21),dentro da programação do FILO - Festival Internacional de Londrina. Reconhecida e premiada pela crítica especializada, produzida pela Cia. Stavis-Damaceno de Curitiba - PR, a encenação estreou em 2024 e esteve em diversas cidades brasileiras.
Agora, o FILO traz ao público londrinense a oportunidade de apreciar no palco a atriz Rosana Stavis, reconhecida e elogiada no universo da dramaturgia pela intensa entrega na construção de suas personagens.
Em entrevista à FOLHA, ela conta o processo do seu personagem na obra: “Construir um personagem tão complexo como esse pai, foi a parte mais difícil nessa experiência. Cada pessoa na plateia deve acreditar no que quiser ou em quem está com essa verdade”, comenta a atriz.
Rosana Stavis está ao lado de Helena de Jorge Portela no palco, sob a direção de Marcos Demaceno. A peça é inspirada nas obras do italiano Luigi Pirandello, vencedor do Nobel de Literatura em 1934, um dramaturgo que também cruzava a linha entre realidade e ficção em suas produções.
Leia mais:
O espetáculo aborda assuntos como abuso, traumas familiares e violência psicológica, também apresenta uma atriz que possui dificuldade de chorar e passa a ser auxiliada por outra mais experiente. Nasce a sensação de estar assistindo uma “peça dentro da peça”, já que essa atriz apresenta a sua preparação para interpretar uma personagem que enfrenta conflitos na relação entre uma filha e seu pai.
É construída uma narrativa que faz a plateia se questionar o tempo todo sobre o que é verdade ou mentira. Além disso, uma forte característica da peça é o uso da metalinguagem, a obra se refere a ela mesma e mostra as atrizes ensaiando, ainda no palco: “A verdade, como a gente a conhecia, parece que não existe mais. A peça mostra que é mais prudente não acreditarmos de cara em tudo o que a gente vê e ouve, já que cada um enxerga uma coisa diferente. Devemos buscar a verdade, mas antes duvidar também. E a verdade é uma coisa nebulosa”, explica.

RITMO VERTIGINOSO
Marcos Damaceno, responsável pela criação e direção da montagem, explica como a rapidez dos pensamentos, sem compromisso com uma linearidade de tempo ou uma ordem, transforma o olhar na hora de observar: “O texto possui um ritmo vertiginoso de falar e a capacidade de falar sobre várias coisas ao mesmo tempo. Juntei isso a trechos, cenas e momentos inventados, embaralhei eles, como é na vida”, explica Marcos.
O nome da obra, “Nebulosa de Baco”, nasceu inspirado em uma mescla entre astronomia e mitologia grega, já que “Nebulosa” é o local onde nascem as estrelas e “Baco” é um deus romano do vinho, da fertilidade e do teatro.
O espetáculo apresenta dois sentimentos, ou melhor, dá ao público a chance de se emocionar de maneiras diferentes em uma única noite. Mas não seria assim a vida? A montagem une o drama e o cômico. É como se duas histórias se unissem, evidenciando o quanto a realidade pode se misturar ao que é inventado ou fantasioso, e cabe ao público tirar a sua própria conclusão: “As pessoas vão assistir para chorar, para lembrarem que ainda estão vivas, que são seres humanos e não inteligências artificiais, mas que têm sentimentos. E que é difícil entender e lidar com os sentimentos. Cada um tem que ir se virando, aprendendo sozinho, mais erros do que acertos”, explica a atriz Rosana.
O Festival segue até o dia 28 de junho e, em 2026, completa 58 anos.
Para Marcos o evento é um orgulho para o Paraná: “O FILO é um dos mais tradicionais, longevos e importantes do Brasil, e ele é do nosso estado, o que nos enche de alegria. Traz a arte e a cultura com uma força vibrante. A arte é para nos tornar, se não pessoas melhores, pelo menos menos embrutecidas”.
Ainda haverá mais uma semana de apresentações para conferir diferentes grupos em espaços públicos e teatros.
SERVIÇO:
“Nebulosa de Baco”, da Cia. Stavis-Damaceno
Quando: domingo (21), às 20h
Onde: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85 - Centro, Londrina)
Classificação: 18 anos
Duração: 90 min.
Ingressos: Os ingressos para os espetáculos do FILO 2026 estão à venda no site www.diskingressos.com.br, por R$ 45,00 (inteira) e R$ 22,50 (meia-entrada)
*
FICHA TÉCNICA
Texto e direção: Marcos Damaceno
Elenco: Rosana Stavis e Helena de Jorge Portela
Criação e Produção: Cia. Stavis-Damaceno





