Com intensa programação desde o dia 12 de junho, o Festival Internacional de Londrina – FILO 2026 entra na reta final neste final de semana, com encerramento no domingo (28).

Nesta sexta-feira (26), às 19 horas, a reapresentação de “Frankenstein”, do Teatro Viajeinmóvil, do Chile, ocupa o Espaço Villa Rica. Dirigida por Jaime Lorca, a adaptação teatral do romance homônimo de Mary Shelley faz uma combinação sutil de beleza e tormento com teatro de bonecos e objetos. A aparente ficção oscila entre os limites nebulosos do divino e do carnal.

Leia mais:

Outra reapresentação desta sexta-feira será a montagem “Para Mariela”, do Grupo Sobrevento, de São Paulo, às 20h30, no Espaço Petrobras. Com classificação livre, o espetáculo foi concebido em comemoração aos 38 anos do coletivo e propõe uma reflexão sobre os sonhos de uma vida simples e a complexidade da imigração. Dirigido por Luiz André Cherubini e Sandra Vargas, a montagem explora a busca por um mar utópico, símbolo da infância e dos sonhos perdidos. Classificação: 12 anos.

Para Mariela, do grupo Sobrevento (São Paulo) propõe uma reflexão sobre a imigração
Para Mariela, do grupo Sobrevento (São Paulo) propõe uma reflexão sobre a imigração | Foto: Lauro Medeiros/ FILO 2026/ Divulgação

ATRAÇÃO INTERNACIONAL

A programação internacional do Festival ganha reforço nesta sexta-feira (26) e sábado (27), às 20 horas, no Teatro Ouro Verde, com o espetáculo “Edith & Me”, de Yael Rasooly (França/Israel). A classificação é de 16 anos.

Vencedora do Grand Prix de Melhor Espetáculo no International Festival Serbia de 2025, a montagem é baseada na história real da própria atriz em cena - Yael Rassoly -, que foi salva pela célebre cantora francesa Edith Piaf em um momento decisivo de sua vida. A obra transforma o silêncio em um grito contra as injustiças e os traumas que, graças à amizade, à música e ao amor, encontram significado quando se transformam em arte.

"Sozinho com Romeu e Julieta", da Trupe Ave Lola (Curitiba), conta a célebre história de amor com manipulação de bonecos
"Sozinho com Romeu e Julieta", da Trupe Ave Lola (Curitiba), conta a célebre história de amor com manipulação de bonecos | Foto: Maringas Maciel/ FILO 2026/ Divulgação

A premiada Trupe Ave Lola, de Curitiba, apresenta nesta sexta-feira e no sábado, às 20h30, o espetáculo “Sozinho com Romeu e Julieta”, na Usina Cultural. A classificação é de 14 anos e terá interpretação em LIBRAS no primeiro dia. Com tradução de Barbara Heliodora, a adaptação da obra de William Shakespeare conta a história de amor do jovem casal de Verona por meio de um solo com manipulação de bonecos, teatro de objetos e música ao vivo. A partir da história de um ator solitário em um teatro fechado, interpretado por Evandro Santiago, a montagem fala sobre o amor ao teatro, a liberdade e a permanência da arte como ato de resistência.

* Com assessoria.

SERVIÇO:

Frankenstein - Teatro Viajeinmóvil (Chile)

Quando: sexta-feira (26), às 19 horas

Onde: Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211)

Classificação: 12 anos

*

Para Mariela - Grupo Sobrevento (São Paulo/SP)

Quando: sexta-feira (26), às 20h30.

Onde: Espaço Petrobras (Rua Augusto Severo, 544)

Classificação: livre

*

Edith & Me - Yael Rasooly (França/Israel)

Quando: sexta-feira (26) e sábado (27), às 20 horas.

Onde: Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)

Classificação: 16 anos

*

*Sozinho com Romeu e Julieta - Trupe Ave Lola (Curitiba/PR)

Quando: sexta-feira (26) e sábado (27), às 20h30. Na sexta-feira, haverá

interpretação em LIBRAS.

Onde: Usina Cultural (Av. Duque de Caxias, 4159)

Classificação: 14 anos

*

Festival Internacional de Londrina – FILO 2026

Até domingo (28)

Ingressos à venda em www.filo.art.br

Quanto: R$ 45,00 e R$ 22,50 (meia-entrada)

Produção: Usina Cultural

*

Patrocínio Master: Petrobras – Lei Rouanet. Patrocínio: Prefeitura de Londrina /

Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Apoio: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Núcleo dos Festivais Internacionais de

Artes Cênicas do Brasil.

Realização: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Sistema Nacional de Cultura,

Política Nacional Aldir Blanc, Ministério da Cultura/Governo Federal, Paraná Festivais.

Projeto aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura - Governo Federal

mockup