A produtora Palipalan Arte e Cultura, que tem filial em Londrina, está celebrando uma década de existência. O aniversário de dez anos de atuação será comemorado com uma mostra online de teatro que acontece entre os dias 26 e 28 de janeiro. Durante o evento que acontece de forma gratuita, o público poderá acompanhar um recorte de alguns espetáculos e coletivos que construíram a trajetória da empresa.

Montagens de diversos países integram a programação que será transmitida pelo canal da Palipalan no Youtube. A grade conta com espetáculos do Odin Teatret (Dinamarca), que apresenta "Sonho de Andersen". Granhøj Dans (Dinamarca) encena "Petrushcka Extended". Open Program/ Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (Itália) traz “Dies Iræ - O Espetáculo Absurdo do Teatro Interior” e "I Am America". Teatro Potlach (Itália) estará presente com "La Dolce Vita". Também participam da mostra as trupes OpenLab Company (Itália), com "Natura Sonoris"; Aesop Studio (Itália/Alemanha), com "Holstebro Festuge"; Kiknteatr (Bolívia), com "155 Y Contando"; Mariana Percovich (Uruguai), com "Algo de Ricardo"; além dos brasileiros Alexandre Dal Farra, com "Refúgio" e Michele Ferreira, com "Castor y Pólux, Uma Constelação".

Castor y Polux: outro espetáculo on-line dentro da mostra
Castor y Polux: outro espetáculo on-line dentro da mostra

A Palipalan é a idealizadora da Ciclo – Circuito de Artes e Conceitos de Londrina, um festival multicultural que em dezembro realizou a ação Sedentos, com a presença de Mario Biagini e atores de cinco países trabalhando com artistas locais. De acordo com Maria Fernanda Coelho e Patricia Braga Alves, sócias na produtora, a produção é uma arte. “Pensamos sempre num palco aberto onde acolhemos grupos, artistas inovadores e tradicionais, investigadores; trabalhadores múltiplos e controversos; sólidos e altamente profissionais. A realização da Mostra Palipalan 10 anos nasce com a intenção de refletir a arte em nosso tempo. Um tempo de guerra. Os espetáculos de coletivos e/ou artistas com os quais já trabalhamos e que, de uma forma ou de outra, seguem conosco. Seguem inquietos. Seguem artistas”, afirmam.

LEIA MAIS

Ciclo divulga programação presencial para dezembro

A Mostra Palipalan 10 anos tem a finalidade de aglutinar novas e antigas tendências mundiais nas áreas das artes cênicas em um microcosmo cultural e múltiplo, como os caminhos da arte que refletem as transformações históricas da humanidade. Além dos espetáculos, o público também poderá assistir depoimentos de pessoas ligadas à história da produtora, amigos e parceiros do Brasil, Itália e Dinamarca.

O evento é realizado com apoio da Lei Federal Aldir Blanc, através do Edital Proac Expresso LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Todos os espetáculos serão exibidos simultaneamente e ficam disponíveis das 00h00 do dia 26/01 até às 23h59 do dia 28/01, no canal YouTube da Palipalan Arte e Cultura (https://www.youtube.com/c/palipalanarteecultura).

Serviço:

Mostra Palipalan 10 anos

Quando – De 26 a 28 de janeiro

Onde - No canal YouTube da Palipalan Arte e Cultura

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1