Entre os dias 27 de novembro e 11 de dezembro, o Ciclo - Circuito de Artes e Conceitos de Londrina promove a ação “Sedentos” que terá como destaque a presença do ator e diretor de teatro italiano Mario Biagini, responsável pelo Open Program/Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Acompanhado de parte do seu grupo de pesquisa teatral e convidados ele conduzirá um workshop para atores e músicos. Os encontros culminarão na apresentação de um espetáculo também intitulado "Sedentos" que foi inspirado em trechos da obra “A Grande Bebedeira”, do escritor surrealista francês René Daumal. A estreia acontece no dia 09 de dezembro com reapresentação no dia 11, sempre às 20h, no estacionamento do campus londrinense da UniCesumar. Junto com a performance acontece também a instalação “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, do artista Danillo Villa. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

A ação "Sedentos", dentro da programação do Ciclo, contará com a presença do diretor de teatro italiano Mario Biagini que também realizará workshop, conferência e seminário em Londrina
A ação "Sedentos", dentro da programação do Ciclo, contará com a presença do diretor de teatro italiano Mario Biagini que também realizará workshop, conferência e seminário em Londrina | Foto: Renato Esposito/ Divulgação

A programação completa da ação “Sedentos” será divulgada em uma live que acontece nesta sexta-feira (19), às 20 horas, com transmissão pelo canal do Ciclo no Youtube. O anúncio será feito por Maria Fernanda Coelho e Patricia Braga Alves, sócias na Palipalan Arte e Cultura, empresa que promove o festival em Londrina. Durante o encontro virtual será realizado também o lançamento do minidocumentário “Ciclo na Concha”, um registro audiovisual da ação realizada pelo movimento no dia 01 de maio, data do aniversário da Concha Acústica de Londrina com a intervenção “Eu te Darei o Céu Meu Bem”, do artista Danillo Villa.

O minidocumentário registra todo o esforço na realização de algo poético em meio ao caos instalado pela crise provocada pela pandemia. Nas imagens captadas pela RubroLab, toda a montagem da instalação artística idealizada por Danillo Villa mostrando a arte como veículo e instrumento na promoção do encantamento em um momento difícil para todos e em especial, para os trabalhadores da cultura. Uma faixa de tecido com a frase poética, com 30 metros de comprimento, foi içada com um guindaste e uma iluminação cênica especial coloriu todo o espaço ao som da Valsa para Londrina, do compositor londrinense Arrigo Barnabé. O evento gerou 45 empregos temporários.

Convidado especial da ação “Sedentos”, Mario Biagini ministra de 4 a 8 de dezembro um seminário para professores universitários e interessados em geral e no dia 06 de dezembro, às 11h, faz uma conferência no Espaço Vila Rica, com transmissão online sobre o seu trabalho neste momento, de como ele foi afetado pela pandemia e suas ideias para o futuro. O evento acontece na plataforma do Festival Internacional de Música de Londrina, parceiro institucional do Ciclo.

Ainda no mês de dezembro, nos dias 4 e 5, o Ciclo realizará o “Mural das Artes”, no Bairro Nossa Senhora da Paz. A ação será promovida em parceira com o coletivo Ciranda da Paz juntamente com a Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná, o projeto Brisa/Funcart e os estudantes indígenas ligados à Cuia – Comissão Universidade para os Índios, da Universidade Estadual de Londrina.

O Ciclo é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da UniCesumar e Copel; realização da Palipalan Arte e Cultura, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. O evento também conta com o apoio institucional da Folha de Londrina, Festival Internacional de Música de Londrina e Espaço Villa Rica.

Serviço:

Ciclo - Live de Lançamento do mini documentário Ciclo na Concha + Sedentos

Quando – Sexta-feira (19), às 20 horas

Onde - no canal YouTube do Ciclo

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.