Referência na nova geração da música clássica e aclamado pela crítica nacional e internacional, o pianista Cristian Budu abre a temporada 2022 da Mostra de Música de Câmara de Londrina. O premiado instrumentista apresenta um recital de piano que acontece nesta quinta-feira (24), às 20h30, no Espaço Villa Rica. No programa estão obras de Villa-Lobos, Beethoven e Chopin.

Filho de romenos nascido em Diadema, no interior de São Paulo, Cristian Budu já se apresentou em Londrina como convidado de edições anteriores da Mostra de Música de Câmara e da Série Palcos Musicais. O jovem pianista brasileiro integra, junto com Nelson Freire, a ultra seleta lista “Top 50 Greatest Chopin Recordings” da revista Gramophone, que reúne apenas 50 das mais antológicas interpretações de Chopin da história. A Gramophone é uma das mais importantes publicações dedicadas à música clássica internacional.

O pianista já foi contemplado com alguns dos maiores prêmios direcionados à música instrumental. Foi vencedor do Concurso Internacional Clara Haskil (2013) e ganhou também prêmios como Instrumentista do Ano (2017) da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte); Melhor Concerto do Ano (2016) no Guia da Folha; e na revista Gramophone entrou para as seletas listas: "Top10 Recent Beethoven Recordings” e "Top 10 Chopin Recordings”, ao lado de artistas como Martha Argerich, Arthur Rubinstein, Maria João Pires, Dinu Lipatti e Murray Perahia.

Cristian Budu: pianista integra as listas "Top10 Recent Beethoven Recordings” e "Top 10 Chopin Recordings" da revista Gramophone
Cristian Budu: pianista integra as listas "Top10 Recent Beethoven Recordings” e "Top 10 Chopin Recordings" da revista Gramophone | Foto: Divulgação

O programa do recital que abre a 11ª edição da Mostra de Música de Câmara terá início com “Ciclo Brasileiro, W374 (Impressões seresteiras, Festa no sertão)”, uma obra de Villa-Lobos, que fez um profundo estudo da música folclórica nativa, assimilando um estilo musical eclético. Na sequência, o convidado executará a desafiante “Sonata n.º 21”, de L. V. as Beethoven. Fechando a noite, Budu interpreta os “Prelúdios op.28”, de Chopin, um conjunto de 24 peças curtas, escritas para piano, uma em cada tonalidade.

Leia mais: “Poesia Voando” une música, poesia e cinema em curtas-metragens produzidos por artistas de Londrina

Música do Brasil e do Mundo

A temporada 2022 da Mostra de Música de Câmara de Londrina traz como tema "Diálogos: a Música do Brasil e do Mundo". A programação do evento conta com 16 concertos que serão realizados no decorrer do ano em diversos espaços da cidade, além de apresentações em escolas, palestras, workshops e cursos on-line. A XI Mostra de Música de Câmara é organizada pela Artis Colegium Associação Cultural e tem direção artística do violinista Evgueni Ratchev e coordenação geral de Irina Ratcheva. Conta com o patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) e Unimed Londrina. E tem o apoio do Espaço Villa Rica, Folha de Londrina, CBN Londrina, UEL FM, Crillon Palace Hotel e Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina.

Serviço:

XI Mostra de Música de Câmara - Recital de Piano com Cristian Budu

Quando – Quinta-feira (24), às 20h30

Onde - Espaço Villa Rica (Rua Piauí, 211)

Quanto - R$20 e R$10 (meia-entrada)

*Ingressos à venda na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br)

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1